Como medir o tamanho de um testículo?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 25 de maio de 2023
3.9 / 5 3 votos

O orquidômetro pode ser um método confiável para avaliar o tamanho dos testículos, com boa variabilidade interobservador; no entanto, em comparação à ultrassonografia, pode ser impreciso na diferenciação de menos de 50% do volume testicular.

O Orquidômetro é uma ferramenta utilizada para medir o tamanho dos testículos masculinos. Ele consiste em uma escala graduada que vai de 1 a 25, em que cada número corresponde a um determinado tamanho testicular.

2 – Se posicione na frente de um espelho, e em pé veja se visualiza alguma alteração em alto-relevo na pele da região; 3 – Com as duas mãos, examine cada testículo colocando cada um deles entre os dedos indicador, médio e o polegar. Um deles pode parecer maior do que o outro, isso é normal.

Ao perceber que os testículos estão com tamanhos diferentes, é importante avaliar o caso com cuidado e não se assustar logo de cara. A variação é normal, mas há possibilidades dela indicar doenças mais graves, como varicocele, tumor ou câncer na região.

Não existe nenhum método aprovado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) para aumentar o tamanho do saco escrotal. Algumas pessoas até vendem técnicas de injetar substâncias nessa parte do corpo e que prometem provocar um aumento de volume, mas isso não é eficaz e pode trazer uma série de riscos para o homem.

Tal como para os grandes, sim, é normal ter um saco escrotal pequeno. Como explicamos antes, existem diversos tamanhos de bolsas e não existe exatamente e estritamente um padrão a ser seguido. Mesmo assim, em alguns casos, condições de saúde podem levar o seu saco escrotal a ficar menor.

Um testículo pode se tornar maior que o outro por muitas outras razões além do câncer. Por exemplo, líquido pode se acumular ao redor do testículo para formar uma hidrocele ou as veias do testículo podem se dilatar e provocar um aumento e granulação ao redor do testículo, uma condição que é denominada varicocele.

Varicocele ("varizes" que podem acontecer nas veias do saco escrotal), inflamações, infecções e até tumores podem levar a um aumento do volume da região. A aparição de "terceiro testículo" pode ser causada por qualquer dos processos acima. Já a ausência de um testículo não impede que o homem possa ter filhos.

Hidrocele é um distúrbio no qual líquido se acumula entre as camadas do tecido que circundam os testículos. Hidrocele e hérnia inguinal são as causas mais comuns entre os meninos. Até 20% dos homens têm uma varicocele, que pode causar infertilidade.

Por outro lado, os maiores produzem mais. Entretanto, os testículos quando menos consistentes e mais amolecidos também produzem menos testosterona. Portanto, o tamanho e a consistência dos testículos refletem sua função. Entenda o que pode ser feito quando ocorrer queda da testosterona.

Olá, qual o volume testicular médio de um homem adulto saudável? O volume médio é entre 15-25 ml, mas isto pode variar de pessoa para pessoa sem que exista necessariamente uma doença.

Passo-a-passo para fazer o autoexame
Depois, deve-se seguir estes passos: Observar se existem alterações na textura ou cor do saco escrotal, em pé, de frente para o espelho, antes de entrar para o banho; Colocar o dedo do meio e o indicador atrás do testículo e o dedão em cima do testículo.

Assim, a dimensão do testículo normal é: comprimento de 4 a 5cm, largura de 3cm e profundidade de 2,5cm. Portanto, o seu volume normalmente varia de 15 a 25mL, com média da normalidade de 20mL.

Examine cada testículo com as duas mãos, para isso, posicione o testículo entre os dedos indicador, médio e polegar e movimente-o. O autoexame não deve causar dor. É normal se observar que um dos testículos parece ser maior que o outro.

Ter um testículo um pouco maior que o outro é normal. Geralmente o testículo esquerdo fica ligeiramente mais abaixo que o direito o que também pode causar a impressão de tamanhos diferentes.

Os dois testículos produzem os espermatozóides e os hormônios masculinos do homem e dos mamíferos machos. A falta de um deles não interrompe essas funções.

Em alguns casos, os testículos são localizados na bolsa testicular no momento do nascimento, mas com o passar do tempo eles “sobem” pelo canal inguinal, condição médica conhecida como criptorquidia adquirida. Especialistas apontam fatores genéticos e anatômicos como influenciadores para essa condição médica.

Continuar lendo Como medir o testículo?