Como Menelau casou com Helena?

Perguntado por: ualbuquerque9 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Ulisses, também um dos pretendentes, aconselhou Tíndaro a fazer com que todos os candidatos jurassem aceitar a escolha de Helena e prometessem apoiar o escolhido, caso necessidade. Os pretendentes concordaram e Helena escolheu Menelau, um príncipe de Micenas, para ser seu marido.

É o responsável por raptar Helena, esposa de Menelau, que governava a cidade grega de Esparta, dando início à Guerra de Troia, que duraria dez anos, e quem derrota Aquiles, porém, acaba sendo gravemente ferido por Filoctetes e vem a falecer.

Os pretendentes concordaram e Helena escolheu Menelau, um príncipe de Micenas, para ser seu marido. A irmã de Helena, Clitemnestra, já estava casada com o irmão mais velho de Menelau, Agamemnon.

Após a captura de Troia, Menelau se vingou de Dêifobo, que havia tomado Helena por esposa após a morte de Alexandre; Dêifobo foi torturado até a morte, cortado em pedaços, e teve orelhas, braços, nariz e o resto do corpo cortados.

A morte de Aquiles foi provocada por Apolo, deus do Sol, que guiou a flecha de Páris ao vulnerável calcanhar. Durante o cerco a Tróia, o escandaloso herói tinha conquistado a inimizade do deus, matando vários dos seus devotos seguidores, incluindo o filho deste, Tênes, rei da ilha de Tênedos.

Segundo Píndaro e os tragediógrafos, Agamemnon foi assassinado pela esposa sozinho no banho. Clitemnestra também matou Cassandra. A sua cólera face ao sacrifício de Ifigénia, e os seus ciúmes de Cassandra são apontados como os motivos do seu crime.

No décimo ano da guerra de Tróia, Páris, ou Apolo com as feições de Páris, matou Aquiles cravando-lhe uma seta no calcanhar. Segundo outra versão, Aquiles foi morto traiçoeiramente por Páris no momento em que ia se casar.

O Calcanhar de Aquiles
No momento da imersão ela segurava seu calcanhar e, por esse motivo, ele ficou vulnerável nesse local. Quando ele está lutando na Guerra de Troia, Aquiles morre atingido no calcanhar por uma flecha envenenada, seu único ponto fraco. Foi Pária, o filho do rei da Etiópia, quem o atingiu.

Próximo do final do conflito, Páris, irmão de Heitor, acerta uma flecha envenenada no calcanhar de Aquiles, o que resulta em sua morte. De acordo com a mitologia grega, Páris foi guiado pelo deus Apolo para acertar a flecha.

Helena escolheu Menelau, que graças a essa preferência tornou-se, além de seu marido, rei de Esparta. E a vida correu feliz e serena até o dia em que Páris, filho do rei de Tróia, Príamo, conheceu Helena e por ela se apaixonou.

Menelau ou Menaém foi sumo sacerdote de Israel no período helenístico. Menelau possivelmente pertencia à família dos Tobíadas, sendo irmão de Simão, que havia chamado a atenção dos reis da Síria Selêucida sobre o tesouro do templo, por inveja do sumo sacerdote Onias III.

Zeus

Zeus é conhecido como uma das divindades que formavam o panteão de deuses gregos. Dentro da mitologia grega, era considerado o deus mais poderoso e visto como aquele que comandava o Universo. Também era tido como o pai dos seres humanos e dos deuses.

Primeiramente, é certo afirmar que a tradição consolidou a figura de Aquiles como um rapaz de pele clara e de cabelos longos e loiros.

A morte de Pátroclo exteriormente virá pelas mãos de Heitor. Empenhado em sua quarta investida contra os troianos, Pátroclo é estapeado nos ombros e nas espáduas por Febo Apolo que, em seguida, retira-lhe o elmo, quebra-lhe a lança, faz cair seu escudo e, por fim, o despe de sua couraça.

Paris morreu em combate e Helena casou-se então com Deífobo, que era cunhado de Menelau. Quando Tróia caiu, Helena entregou-se de volta a Menelau, traindo o seu último esposo.

Agamemnon manda uma carta a sua esposa, Clitemnestra, para que traga a filha com a promessa que ela se casaria com Aquiles. Depois se arrepende e tenta mandar uma nova carta, que é lida por Menelau que briga com o irmão. Mas já é tarde demais e Clitemnestra, Orestes e Ifigênia já haviam chegado a Áulis.

Medusa era uma górgona que possuía duas irmãs imortais, Esteno e Euríale. Era conhecida por sua aparência horrenda, possuindo semelhanças com uma serpente. Transformava em pedra todos os que a olhavam diretamente. Foi morta pelo herói Perseu, que a encontrou dormindo e a decapitou.