Como motivar a geração Y?

Perguntado por: lnascimento4 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Como motivar a Geração Y no mercado de trabalho?

  1. Feedback constante. Esses trabalhadores desejam ouvir algum tipo de retorno sobre suas atividades e condutas, seja positivo ou negativo. ...
  2. Flexibilidade de horário. ...
  3. Projetos pessoais. ...
  4. Responsabilidade social. ...
  5. Plano de desenvolvimento de carreira. ...
  6. Desenvolvimento educacional.

'Tem que ser um 'líder mentor', que forme esse jovem, dê desafios a ele, delegue mais funções e confie'. Se, por um lado, o líder poderá correr mais riscos incumbindo uma tarefa desafiadora ao jovem, por outro, ele irá promover o engajamento: 'isso estimula e faz com que o colaborador fique mais engajado. '

Características da Geração Y (Millennials)
Buscam sempre melhores oportunidades profissionais, por isso trocam mais de empregos; Valorizam o crescimento profissional e buscam novos desafios; Fazem aquilo que gostam (trabalham naquilo que gostam);

Os Millennials, ou geração Y, são conhecidos por sua criatividade, sede por aprendizado e ambição. Essa geração cresceu cercada por novas tecnologias, grande fluxo de informações, surgimento de novos ambientes online e o desejo pelo sucesso profissional.

Qual o perfil da Geração Y? O perfil da Geração Y é marcado por indivíduos com maior facilidade para o desenvolvimento de ações multitarefa, influenciadores e líderes natos, flexíveis, questionadores, que prezam pelo bem-estar e altamente ansiosos.

Veja algumas dicas de como motivar a equipe para a mudanças:

  1. 1) Mantenha-a informada das decisões: ...
  2. 2) Envolva-a no processo: ...
  3. 3) Mostre sempre o lado bom da mudança: ...
  4. 4) Compare-se com a concorrência e mire nas boas práticas do mercado: ...
  5. 5) Mostre que não há o que temer:

Um dos fatores que a geração Z dá grande importância é à comunicação de qualidade que, apesar de serem muito ligados à tecnologia e às redes sociais, ainda preferem que seja pessoal.

Uma das melhores formas de treinar a geração Z é permitir que eles explorem as oportunidades de desenvolvimento por conta própria. Lembre-se: esses jovens são reconhecidos por serem autodidatas. Eles aprendem técnicas e adquirem conhecimento através de tutoriais, de forma muito rápida.

Essa geração dá importância à produção das tarefas e solução estratégica para um desafio que economiza tempo, dinheiro e esforço, em vez de se preocupar com quantas horas podem dedicar ao trabalho.

A geração Y gosta de ter sua posição esclarecida e, por isso, mostrar a eles onde erram e acertam é uma ótima maneira de fazer com que se aperfeiçoem. O feedback deve ser constante! Portanto, gestores comunicativos, uma equipe aberta e uma boa comunicação interna é o cenário mais assertivo para esta geração.

Essa geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica, e facilidade material, e efetivamente, em ambiente altamente urbanizado, imediatamente após a instauração do domínio da virtualidade como sistema de interação social e midiática, e em parte, no nível das relações de ...

Uma das principais qualidades da geração Y é a capacidade de realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Isso acontece por conta da facilidade que esses indivíduos têm de receber diversos estímulos simultâneos e conseguir lidar muito bem com eles sem perder o rendimento.

Apreço pelas novas experiências
Outro ponto muito característico da geração Y é a sua mente aberta às novas experiências. Eles não têm medo de se arriscar e de viver novas aventuras, o que é uma forma muito interessante de se relacionar com o mundo e, claro, muito oposta ao que é observado em outras gerações.

Dentre os desafios apresentados a geração Y no mercado de trabalho destaca-se a dificuldade com a hierarquia, pois é comum que o profissional da geração Y enxergue seus superiores apenas como colegas de trabalho e tenha grandes dificuldades para se submeter à hierarquia tradicional.

A geração Y no mundo do trabalho, prioriza propósito a dinheiro. Isso significa que esta geração procura significado no trabalho. Em geral, pode-se dizer que são orientados por objetivos. Também fazem suas escolhas baseadas no equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Millennials de sucesso valorizam espaços abertos
Eles gostam de atividade ao ar livre. Valorizam parques, suas bicicletas, caminhadas, etc. Academias e espaços corporativos muito fechados, com poucas janelas e regras muito rígidas não os atraem.

Por sua vez, a geração Z encara desafios relacionados ao acesso a oportunidades de emprego, já que muitos membros dessa geração estão ingressando no mercado de trabalho em um ambiente econômico incerto.