Como não confundir ditongo tritongo é hiato?

Perguntado por: rmedeiros . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

O hiato é o encontro entre vogais pertencentes a sílabas diferentes. Além dele, outros tipos de encontros vocálicos são o ditongo e o tritongo. No ditongo, as duas vogais que se encontram permanecem na mesma sílaba. Já no tritongo, há o encontro entre três vogais, todas na mesma sílaba.

Hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes. Exemplos: moeda (mo-e-da), piada (pi-a-da), piolho (pi-o-lho). Ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba. Exemplos: beijo (bei-jo), caixa (cai-xa), sabão (sa-bão).

Sobre ditongo
O ditongo acontece quando há o encontro de duas vogais (veja mais sobre vogais em vogal, semivogal e consoante), que pertencem à mesma sílaba durante a divisão silábica e são pronunciadas na mesma emissão de voz. Exemplos: - Dói (dói); - Lei (lei);

VIII - DITONGOS
Os ditongos orais escrevem-se com a subjuntiva i ou u: aipo, cai, cauto, degrau, dei, fazeis, idéia, mausoléu, neurose, retorquiu, rói, sois, sou, souto, uivo, usufrui, etc.

A ocorrência dos monotongos acontece geralmente com o ditongo ou em todos os contextos de uso, com os ditongos ei e ai seguidos de fricativas e de tepe e em palavras como manteiga>mantêga, Almeida>Almêda e treino>treno.

Tritongo é o encontro vocálico em que semivogal + vogal + semivogal ficam juntas, mesmo quando se faz a separação de sílabas. Exemplos: Uruguai (U-ru-guai), saguão (sa-guão), enxaguam (en-xa-guam).

Hiato e a divisão silábica
Ocorre sempre a separação das duas vogais em sílabas distintas: saída (sa-í-da); saúde (sa-ú-de); ciúme (ci-ú-me);

Em "queijo", o encontro da vogal "e" com a semivogal "i", que formam o som /ei/ na mesma sílaba (quei-jo), é um ditongo.

As palavras lua e rua são constituídas por duas sílabas (pois as suas vogais não formam um ditongo) e podem ser separadas para translineação em ru-a e lu-a.

O ditongo ocorre quando se encontram uma vogal e uma semivogal em uma mesma sílaba, tritongo é quando se unem duas semivogais e uma vogal em uma mesma sílaba e o hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes.

Pai: monossílabo. Papaia: pa-pai-a. Tipóia: ti-pói-a. Adequado: a-de-qua-do.

Encontros vocálicos

  1. Hiato: as vogais que se encontram pertencem a sílabas diferentes. Ex.: açaí.
  2. Ditongo: as vogais que se encontram pertencem à mesma sílaba. Ex.: faceiro.
  3. Tritongo: encontro entre três vogais, todas pertencentes à mesma sílaba. Ex.: Paraguai.

Como vimos, o ditongo é o encontro, em uma mesma sílaba, de uma vogal com uma semivogal ou vice-versa. Exemplos: rei, couve, sítio.

Obrigado. Na língua portuguesa, a palavra Deus é um monossílabo porque a língua portuguesa tem tendência para a formação de ditongos.

O "i" e "u" tônicos recebem acento quando: - formam hiato com a vogal anterior; - estão sozinhos na sílaba (ou acompanhados apenas de "s"); - não sejam seguidos por "nh".

Exemplos: bei-jo, lei-te.

tia (ti-a); mio (mi-o); rio (ri-o); fio (fi-o);

Também com o dígrafo consonantal qu pode ocorrer dúvidas, em palavras como queijo, queixa e toquei. Ocorre ditongo porque o dígrafo qu forma um único som consonantal, não sendo a vogal u pronunciada. queijo (quei-jo); queixa (quei-xa);

Além de crescentes e decrescentes, os ditongos podem também ser classificados em orais e nasais conforme a pronúncia que apresentam. Em pai há um ditongo oral. Em pão há um ditongo nasal.

Em síntese, é o encontro vocálico que ocorre quando a vogal aparece depois da semivogal. Por exemplo: pinguim, mágoa, pátria. Ocorre quando a vogal antecede a semivogal.