Como não perder o gás da Coca cola?

Perguntado por: hbrito . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Para o refrigerante não perder o gás, ele precisa ser mantido em baixa pressão. Isso significa que a garrafa deve ficar fechada e a bebida, parada. Por isso, quando comprar refrigerante Coroa, independente do tamanho da sua sede ou da sua vontade de tomar refri, não vá correndo pra casa.

Para evitar isso, a indústria fecha as garrafas e latas sob alta pressão, o que retarda muito a perda do gás. Quando abrimos o lacre do recipiente, a pressão interna diminui e se iguala à ambiental.

Segundo a The Coca-Cola Company, apenas dois executivos têm acesso à fórmula completa a qualquer momento e eles não podem viajar juntos. Quando um morre, o outro deve escolher um sucessor dentro da empresa e transmitir o segredo a essa pessoa. A identidade dos dois executivos em posse do segredo é em si um segredo.

A diminuição da pressão e o aumento da temperatura não ocorrem apenas em nosso estômago. Podemos observar isso assim que abrimos a garrafa de refrigerante e o gás é liberado, pois diminuímos a pressão. Além disso, você já deve ter observado que quanto mais quente estiver o refrigerante, mais gás sairá dele.

A temperatura ideal para refrigerantes é de 3°C. Dessa forma, não é necessário utilizar gelo e correr o risco de deixar a bebida aguada. Temperaturas abaixo da citada podem congelar o refrigerante, fazendo com que ele perca as propriedades originais ao ser descongelado.

Para armazenagem, a dica é deixar o material em locais ventilados, que não excedam a temperatura de 50ºC, e longe de materiais que sejam fonte de ignição. É recomendado manter a embalagem fechada e etiquetada adequadamente.

Uma #dica muito importante para você que gosta da sua Coca-Cola bem geladinha é tomá-la com gelo e guardar sempre no refrigerador. Mas nunca guarde no congelador ou freezer. É perigoso: as garrafas (PET e de vidro) tendem a expandir por causa do gás da bebida.

Água, gelo e sal
Para isso, encha um recipiente suficientemente grande (isopor, cooler, caixa térmica, etc) com água e cubos de gelo na mesma proporção, e a seguir, acrescente o sal. Essa dica serve tanto para manter as bebidas geladas, como para gelar as bebidas que estão em temperatura ambiente.

Beber água com gás pode fazer mal para o estômago? A água com Gás - possui um pH um pouco mais ácido (5 - 6) do que a água mineral (pH 7 neutro). Pessoas portadoras de problemas como gastrites crônicas ou duodenites poderão irritar a mucosa gástrica se consumirem muita água com gás.

O gás que é adicionado ao refrigerante é o gás carbônico (CO2). Quando esse gás dissolve-se na água (carbonatação), ele forma uma substância de fórmula H2CO3, o ácido carbônico.

Refrigerante não-diet: Não aberto: Em lata ou garrafa de vidro, 9 meses, a partir da data de fabricação. Aberto: Não estraga, mas o gosto e cor são alterados. Chá em saquinhos: Utilize em até 2 anos da data de compra do pacote.

Tá aí uma dica que pode funcionar: uma maneira de armazenar um refrigerante após aberto é amassando a garrafa. Isso porque o líquido fica mais próximo da tampa, com menos oxigênio na parte superior, o que garante que o dióxido de carbono se dissolva na bebida como H2CO3, mantendo melhor o seu sabor.

Ele fica dentro da garrafa, porque a pressão lá dentro é grande. Quando você abre a garrafa, a pressão diminui e o ácido carbônico acaba se transformando de novo em gás carbônico e água. Quando colocam o líquido na garrafa, eles colocam mais gás carbônico junto. Assim, a pressão dentro da garrafa é maior que fora.

Quando a garrafa está amassada, o gás precisa sair do líquido pra estabelecer equilíbrio de pressão. Aí a garrafa expande de volta. Quando a garrafa não está amassada, menos gás precisa sair pra reestabelecer a pressão. A intenção é boa, mas não: só funcionaria se a garrafa fosse bem mais resistente.

Pessoas ansiosas que buscam nessa bebida a recompensa pela dopamina que ela proporciona, aumenta mais essa inquietação provocando um ciclo que resultará em prejuízos”.

Em primeiro lugar, porque alguns elementos podem aparecer na fórmula em uma porcentagem ínfima, bem menor que 1%. Segundo, porque até mesmo um ingrediente isolado da mistura, como essência de limão, já é resultado de uma mescla de centenas de outros elementos.

Para a mistura do famoso ingrediente secreto são necessárias oito onças de álcool, 20 gotas de óleo de laranja, 30 gotas de óleo de limão, dez de óleo de noz moscada, cinco de óleo de coentro, 10 de óleo de neroli - das flores da laranjeira amarga - e 10 de óleo de canela.

Se agitarmos a garrafa ou a lata antes de abrir, parte do gás carbônico que está acima do refrigerante se dispersa nele na forma de pequenas bolhas (nas quais o CO2 não está dissolvido). Essas bolhas levam alguns instantes para voltar à superfície.

A solubilidade de gases em líquidos é favorecida pela diminuição da temperatura. Quanto maior ela for, maior será a agitação das moléculas do gás, o que favorece o seu escape. Logo, se o refrigerante está gelado, haverá mais gás dissolvido na bebida (o que não favorece a sua saída).