Como o ácido sulfúrico é formado?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

O ácido sulfúrico é um poluente atmosférico comum formado a partir de dióxido e trióxido de enxofre em contato com umidade.

ácido sulfúrico

É o fluorantimônico, cuja acidez supera a mais alta encontrada na natureza:o. ácido sulfúrico a 100%. A mistura do fluorídrico com pentafluoreto de antimônio é considerada a mais forte entre os superácidos e foi criada para reagir com materiais que outros não dão conta.

É um potente ácido inorgânico, altamente corrosivo para compostos orgânicos e abrasivo para a maioria dos metais. É usado na fabricação de fertilizantes, baterias, explosivos e na síntese química de medicamentos, entre muitos outros usos.

Na natureza, o ácido sulfúrico pode ser encontrado na forma diluída, por causa da sua alta solubilidade em água, na chuva ácida e em águas provenientes de fontes minerais que possuem sulfetos, como o sulfeto de ferro.

Ácido sulfúrico (H2SO4)

  • É o mais importante na indústria e em laboratórios;
  • É usado na fabricação de fertilizantes, baterias de automóveis, papel e corantes;
  • Está presente na chuva ácida.

O ácido sulfúrico pode ser obtido industrialmente por duas tecnologias distintas, conhecidas como processo de câmara de chumbo e processo de contato. O primeiro, muito utilizado no século passado, caiu em desuso, devido principalmente à limitação de não permitir produzir ácido com concentração superior à 78% em peso.

Jabir ihn Hayyan

A descoberta do ácido sulfúrico é atribuída ao alquimista medieval árabe Jabir ihn Hayyan (Geber), embora o médico e alquimista persa do século IX Ibn Zakariya (Al-Razi) também seja mencionado.

SOLUÇÃO DE ÁCIDO SULFÚRICO (H2SO4) 0,1 N Preparo da solução padrão: Transferir 3,0 mL de ácido sulfúrico p.a. para balão volumétrico de 1000 mL contendo cerca de 500 mL de água. Esfriar e completar o volume.

As soluções de ácido sulfúrico devem ser neutralizadas, cuidadosamente, com barrilha (carbonato de sódio) ou hidróxido de sódio.

ácido fluorídrico

O professor Walter – assim como muitos professores de química – tem conhecimento que o ácido fluorídrico (HF) é capaz de dissolver um corpo pela destruição dos tecidos e também promover a descalcificação de ossos e dentes.

Quando o aço-carbono entra em contato com ácido sulfúrico concentrado, ocorre ataque imediato do metal com formação de uma quantidade significativa de gás hidrogênio e íons ferrosos.

fosfórico

Pelo mesmo motivo, o vidro é considerado um material praticamente à prova de qualquer tipo de corrosão. Há, porém, alguns poucos ácidos capazes de destruí-lo – como o hidrofluorídrico, usado industrialmente, e o fosfórico, quando altamente concentrado.

O contato do ácido com a pele humana decompõe materiais orgânicos presentes, o que acaba por escurecer a pele. “Primeiro há uma queima, numa reação exotérmica, e, em seguida, potencializa reações em cadeia. O efeito é devastador para a pele”, comentou Merlo.

O ácido sulfúrico 98% possui um pH em torno de 1, o que significa que é extremamente ácido. A escala de pH encontra-se numa escala logarítmica, ou seja, para avançar do pH 1 ao pH 2, deve-se diluir uma solução em 10 vezes.