Como o homem primitivo praticava o exercício físico?

Perguntado por: arezende . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc.

Por volta de 2600 a.C., especialmente em civilizações orientais, os exercícios da ginástica passaram a fazer parte de festividades, jogos e rituais religiosos.

Esta particularidade humana teria permitido ao ser humano liberar as mãos para realizar outras tarefas, como construir e manipular ferramentas. Assim, os pés tornaram-se a base de sustentação de todo o corpo, e as mãos se especializaram em movimentos refinados (coordenação motora fina).

Em Roma, o exercício físico tinha como objetivo principal a preparação militar e num segundo plano a prática de atividades desportivas como as corridas de carros e os combates de gladiadores que estavam sempre ligados às questões bélicas.

A EDUCAÇÃO FÍSICA surgiu na Grécia antiga, por volta de 386 a.C. Na época, a disciplina estava incluída na Academia de Platão, considerada a primeira escola de Filosofia do mundo ocidental.

As atividades físicas praticadas pelos homens primitivos na antiga idade era a corrida, a natação, escalada, lançamentos, lutas, com a finalidade de sobrevivência, visto que, os homens primitivos eram nômades, viviam de um lugar pra outro, e sua alimentação era oriunda da pesca e da caça.

Desta forma, podemos destacar que no Brasil colônia, as atividades físicas realizadas pelos indígenas e escravos, representaram os primeiros elementos da Educação Física no Brasil.

Na Grécia Antiga, a atividade física esteve presente em modalidades como o atletismo, nos diversos jogos olímpicos como salto, corrida, arremesso de disco, lançamento de dardo, na luta, o pentatlo, o pugilismo, o pancrácio, e modalidades equestres.

História e origem da ginástica
A ginástica surgiu na Grécia Antiga. Os gregos tinham o hábito de praticar vários exercícios, como forma de cultuar o corpo e como preparação militar. A palavra ginástica tem origem grega, e o seu significado decorre da sua prática entre os gregos.

Dança Primitiva
O homem dançava pela sobrevivência, dançava para a natureza em busca de mais alimentos, água e também em forma de agradecimento. A dança era quase um instinto e esses acontecimentos registrados nas paredes de cavernas em forma de desenhos, ficaram conhecidos como arte rupestre.

A ginástica desenvolveu-se efetivamente na Grécia antiga, a partir dos exercícios que os soldados praticavam, incluindo habilidades e também acrobacias. A palavra Ginastica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade.

Podemos dizer que o início da Educação Física remonta aos tempos do homem primitivo. Quando esse precisava expandir e fortalecer suas capacidades físicas com a finalidade de sobrevivência. Ser bem sucedido nos desafios diários era, muitas vezes, uma questão de vida ou morte para essa população.

As ações como nadar, correr, trepar, arremessar, saltar, empurrar, puxar, foram facilitadas cada vez mais pelo aprimoramento dos sentidos, das habilidades motoras e da força, assinalando assim, a sobrevivência do homem primitivo através da aquisição de um verdadeiro repertório psicomotor. (Fonte: Sidney Santos.

Resposta. O homem não tinha essa preocupação, porém com seus intensos trabalhos braçais, acontecia um desenvolvimento de sua massa muscular.

Fonte: História da Ginástica [s.d.]. As atividades utilizadas eram naturais e servia também para a sua locomoção. Por isso, ações como nadar, correr, saltar, arremessar, empurrar, puxar e outras ações foram cada vez mais desenvolvidas e aprimoradas, auxiliando na sua sobrevivência.

Os exercícios físicos consistiam na preparação individual do homem em conduzir carros de - guerra, equitação , natação, navegação, caça e atletismo, o que lhes desenvolvia, principalmente, as qualidades viris e morais.

Atividades físicas para idosos: as 7 mais recomendadas

  1. Natação. A natação é uma das atividades físicas para idosos que, quando feita regularmente, apresenta benefícios relacionados à frequência cardíaca, função respiratória e aumento da mobilidade. ...
  2. Hidroginástica. ...
  3. Caminhada. ...
  4. Alongamento. ...
  5. Musculação. ...
  6. Dança. ...
  7. Pilates.

Ancorado em procedimentos da história cultural da educação, indica-se que a educação física, no princípio do século XX, foi inicialmente representada como recurso de regeneração da raça e de preparação para o trabalho, contribuindo para o projeto social republicano.