Como o homem rompe com a natureza?

Perguntado por: eperalta . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

A produção de bens de consumo à medida que aumentou, demandou maior exploração dos recursos naturais, desencadeando impacto ambiental e redefiniu o lugar do homem na natureza e na sociedade.

Quanto aos fatores ambientais, eles sempre nos ajudam a sobreviver. Só graças à natureza os humanos podem usar eletricidade, energia eólica e energia solar. Esses poucos fatores nos permitem viver como nos acomodamos para viver, porque nossa vida cotidiana é baseada nisso.

As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.

Suas causas podem ser muitas, mas geralmente incluem a necessidade de se explorar as florestas para obter ganhos econômicos, como a obtenção de madeira, frutos, fibras, entre outros produtos comercializáveis. A expansão urbana também é responsável pelo desmatamento, principalmente nas áreas mais povoadas.

Há várias outras, como o descarte inadequado de lixo, o consumo exagerado de recursos naturais, o aumento crescente das áreas urbanas, o desmatamento e o desperdício de água.

Entre as principais ameaças estão a poluição da água, do ar e do solo, o desmatamento, o depósito e disposição de lixo em locais inadequados, a caça e a pesca predatórias, o desperdício de alimentos e de recursos naturais, e o aquecimento global.

Poluição do ar, rios, lagos, mananciais e mares, desmatamento predatório, contaminação ambiental, espécies de animais entrando em extinção, mudanças climáticas, entre outros diversos malefícios causaram um grande impacto na relação entre homem e meio ambiente.

Natureza na Bíblia. No princípio Deus criou os céus e a terra. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Então disse Deus: "Cubra-se a terra de vegetação: plantas que deem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acordo com as suas espécies".

Não é preciso muito: atitudes simples no dia a dia podem ajudar a minimizar os danos causados no meio ambiente.

  1. Economize energia. ...
  2. Economize papel. ...
  3. Tenha um dia vegetariano. ...
  4. Desligue a torneira. ...
  5. Reduza o consumo de plástico.

Refere-se a um conjunto de práticas que visam proteger a natureza de ações que provocam danos ao meio ambiente, como a extinção de animais, a degradação das florestas, a poluição, o aquecimento global e o descarte incorreto de lixo.

Os principais impactos ambientais no Brasil são a degradação do solo causado pela mineração, à poluição dos rios devido ao descarte incorreto do esgoto doméstico e industrial, a poluição do ar causada pelas empresas, à destruição da flora e fauna, o descarte incorreto de resíduos etc..

A poluição pode causar doenças, redução da biodiversidade e mudanças climáticas. Pequenas atitudes, como reduzir o uso de automóveis e reciclar o lixo, são medidas que podem reduzir a poluição ambiental.

Desequilíbrio ambiental pode ocorrer como consequência da ação humana ou de eventos naturais. Poluição, desmatamento e queimadas podem provocar desequilíbrio ambiental. A ação do homem pode ser responsável pelo desequilíbrio ambiental.

Causas do desmatamento
Alguns exemplos são expansão da atividade agrícola, atividade mineradora, aumento da exploração dos recursos naturais pela procura por matéria-prima, intensa urbanização e aumento das queimadas, acidentais ou intencionais, entre outros.

A utilização da madeira como matéria-prima para a produção de diferentes produtos gera uma grande perda vegetacional para as florestas. Já o avanço da urbanização e da industrialização também é considerado importante vetor do desmatamento.

Com o desmatamento o solo fica pobre, os animais morrem e com isso vem a erosão. As erosões são feridas que aparecem na terá desprotegida, provocadas pela chuva e pelos ventos.

O uso excessivo de recursos naturais também é uma grande ameaça à biodiversidade. A caça e a pesca, por exemplo, são práticas responsáveis pela diminuição do número de indivíduos de várias espécies anualmente, bem como a retirada ilegal de madeira e a exploração de plantas, como o xaxim.

Queimadas são a maior ameaça atual ao meio ambiente, diz pesquisa da CNI | VEJA.

  • Mudanças no uso da terra e do mar.
  • Exploração direta de recursos naturais.
  • A crise climática.
  • Poluição.
  • Espécies invasoras.