Como o sobrenome Souza chegou ao Brasil?

Perguntado por: roliveira2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

O sobrenome Souza, também registrado como Sousa ou “de Souza”, tem origem portuguesa e nasceu no povoado de Gondomar, região metropolitana do Porto, onde fica o Rio Sousa. Esse rio, por sua vez, ganhou o nome Sousa por uma referência a “Saxa”, que em latim significa “pedras”.

Tomé de Sousa, militar e político português, fidalgo da Casa Real, em 1547 foi escolhido para ocupar o cargo de primeiro governador geral (1549 a 1553) do Brasil durante o período colonial.

Fica a critério de cada um, seja em relação à ortografia, seja em relação à acentuação. Assim, embora deva existir acento em "Zanílton" (paroxítona terminado em "n"), há casos em que o registro foi feito sem o acento, um erro gramatical, mas permitido. A reforma ortográfica, em sua Base XXI, abordou o tema.

As famílias que viviam às margens do Rio Sousa começaram a receber essa nomenclatura como uma referência às “Terras de Sousa”. De acordo com os historiadores, a Família Souza tem uma história bastante tradicional e ligada aos Reis Godos. O primeiro homem a usar o sobrenome foi Dom Egas Gomes de Sousa, no ano de 1050.

Segundo o site, no Brasil os sobrenomes mais populares são Silva, mais de cinco milhões de indivíduos, e Souza com quase quatro milhões de pessoas.

Os Souza (ou Os Sousa) são personagens antigos criados pelo Mauricio de Sousa em 1968. Eram dois irmãos que estrelavam tiras e historinhas publicadas em jornais nos anos 70. Foram baseados nos próprios Mauricio e o seu irmão, Márcio.

Silva

Se você perguntar a qualquer brasileiro qual o sobrenome mais comum no Brasil com certeza a resposta será Silva. O sobrenome Silva, que em latim significa selva, foi trazido pelos portugueses com a colonização.

Sousa (pode também ser encontrado Souza (na grafia arcaica) ou a variação D'Souza) é um apelido de origem portuguesa com origem no nome do rio Sousa, no norte de Portugal. É bastante comum, especialmente em Portugal, Brasil, Timor Leste, Índia (nos católicos de Bombaim, Mangalore e Goa) e na Galiza.

Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

Tomé de Sousa coordenou a construção de Salvador, a primeira capital do Brasil. Tomé de Sousa chegou à Bahia em 29 de março de 1549, e com ele vieram cerca de 1000 pessoas. O objetivo de todas elas era o de construir uma nova cidade para centralizar a administração na colônia.

Você conhece a origem do seu sobrenome? No site do FamilySearch você pode descobrir a origem! Basta acessar o link familysearch.org/sobrenome, digitar o seu e pronto! Não precisa de login e você ainda pode compartilhar o resultado em suas redes sociais e baixar um infográfico como este abaixo!

Professor Pasquale explica que a grafia do nome do país em inglês imita aquela utilizada pelo próprio Brasil em tempos distantes. Em cédulas antigas do período imperial, lembra o linguista, estava escrito 'Império do Brazil'. A letra s apenas substituiu z no último século.

No Brasil (veja só), Brazil virou Brasil só no Acordo Ortográfico de 1945. A justificativa era simples: se rosa e casa eram escritas com <s> e lidas com /z/, não tinha por que Brasil não seguir a mesma lógica. 'Brazil' continuou com <z> só na língua do Tio Sam.

a) Século XI: as 5 famílias mais antigas que se constituíam na alta nobreza portucalense, aparecem nomeadas na história portuguesa a partir do século XI são elas, os filhos d'algo (fidalgo), conforme registra o Livro Velho de Linhagens (1270-1280): Bragança, Sousa e os senhores: da Maia, de Baião e de Riba Douro.

Souza era um nome dado tanto para os escravos quanto para filhos bastardos de escravagistas com escravas negras. Assim foi se acumulando cada vez mais souzas em território nacional, até chegar a hoje, um dos sobrenomes mais comuns de todo o Brasil!

A palavra “Sousa” vem, segundo os estudiosos, do latim Saza ou Saxa, que significa seixos, pedras ou rocha. Há um rio e uma pequena povoação, em Portugal, com o nome Sousa.

  1. Reúna informações sobre sua família. Escreva tudo o que já sabe, peça para a sua família complementar as informações e junte fotos e documentos. ...
  2. Faça um esboço da árvore genealógica. ...
  3. Adicione informações em cada folha. ...
  4. Distribua seu diagrama de árvore genealógica.

O Dicionário da Família Brasileira, de Cunha Bueno e Carlos Eduardo Barata, informa que os Cavalcanti são a maior família brasileira - maior até que os Silva, o que significa que existem muito mais severinos do que lulas - e está espalhada por todo o País.

Os primeiros a adquirirem sobrenomes foram os chineses. Algumas lendas sugerem que o Império Fushi decretou o uso de sobrenomes, ou nomes de famílias, por volta de 2852 a.C. Os chineses tinham normalmente 3 nomes: o sobrenome, que vinha primeiro e era uma das 438 palavras do sagrado poema chinês "Po-Chia-Hsing".

Dante Negro e Cisne Negro

João da Cruz e Sousa nasceu em Nossa Senhora do Desterro (atual cidade de Florianópolis), 24 de novembro de 1861, e foi um poeta brasileiro, alcunhado Dante Negro e Cisne Negro.