Como o Tapazol age na tireoide?

Perguntado por: rmenezes . Última atualização: 24 de maio de 2023
4 / 5 6 votos

Age inibindo a síntese dos hormônios da tireóide que são substratos para a tireóide peroxidase, resultando no desvio do iodo na síntese dos hormônios tireoidianos. Inibe também a conversão periférica de T4 para T3, ação que pode contribuir na eficácia do tratamento de hipertireoidismo.

Tapazol® é indicado para o tratamento do hipertireoidismo (funcionamento aumentado da tireoide).

Glaucia Mazeto: Quando o hipertireoidismo é causado pela doença de Graves, a regressão do bócio pode ser bastante evidente já alguns meses depois do tratamento com iodo radioativo. Quando causado por nódulos hiperfuncionantes, a regressão pode ser mais discreta.

A forma de tomar mais conhecida é em jejum, 30 minutos antes de tomar o café da manhã. Isso porque a levotiroxina é mais bem absorvida em ambiente ácido, que ocorre no estômago quando estamos em jejum.

podem ocorrer de perda de apetite, intolerância a temperaturas quentes, intestino solto, fraqueza nos músculos, queda de cabelo, perda de cálcio nos ossos; – aumento do volume da tireoide; bócio; – insônia; – perda de peso resultante da queima de músculos e proteínas.

O Tapazol inibe a síntese dos hormônios tiroideanos, sendo assim eficaz no tratamento do hipertiroidismo. A droga não inativa a tiroxina e a triiodotironina que estejam armazenadas na tiróide ou estejam circulando no sangue, nem interfere na eficácia de hormônios tiroideanos administrados por via oral ou parenteral.

Deve-se evitar alimentos ricos em sal, gorduras saturadas e carboidratos simples e limitar o consumo de soja e seus derivados, uma vez que estes interferem na atividade hormonal da tireoide. Recomenda-se remover completamente da dieta o álcool, o tabaco e a cafeína.

Tapazol é administrado por via oral, em dose única diária ou em 3 doses iguais a intervalos de aproximadamente 8 horas.

O médico Antônio Chacras explica que o tratamento de hipo ou hipertireoidismo é simples, mas é para toda vida. “O paciente sempre terá que fazer um controle da tireóide uma ou duas vezes por ano, para saber se é necessário aumentar ou diminuir a dosagem do remédio”, esclarece.

Após 1 a 2 anos, o tratamento com as drogas antitireoidianas deve ser suspenso.

  • Holistix.
  • Forever Liss.
  • Use Orgânico.
  • Hopper.
  • Philips.

Alimentos não recomendados
Cereais refinados: macarrão, pão branco e arroz branco; Fonte de glicosinolatos: couve, nabo, repolho, couve de bruxelas; Alimentos industrializados: margarina, carnes defumadas e temperos; Soja e derivados: óleo de soja, leite de soja e tofu.

O excesso de iodo e nódulos na tireoide podem ser tratados e, a partir disso, curar o hipertireoidismo. No entanto, quando o fator gerador é a Doença de Graves, não há cura.

Cálcio e vitamina D
Para algumas pessoas com hipertiroidismo tem-se verificado alguns distúrbios na massa óssea. O hipertiroidismo não controlado e após anos sem tratamento, pode originar osteopenia e osteoporose. Nesse sentido, pode ser vantajoso reforçar a alimentação com alimentos que tenham estes nutrientes.

Os remédios para nódulo na tireoide com Levotiroxina mais usados pelos pacientes são Synthroid ou Levoid, que auxiliam na produção de alterações hormonais em nódulos que causam hipotireoidismo.

Os sintomas do hipotireoidismo costumam melhorar com 2 a 3 semanas de tratamento, mas o efeito máximo do medicamento demora pelo menos 6 semanas. Por isso, até que a dose correta da levotiroxina seja estabelecida, o paciente deve fazer doseamentos do TSH a cada 6-8 semanas.

Falta de energia, cansaço constante, sono ruim, ganho (ou em alguns casos perda) de peso, diminuição do interesse por sexo, dores de cabeça, crises de enxaqueca, sensação de frio a toda hora, sonolência, diminuição do raciocínio, perda de memória, queda excessiva de cabelos, unhas quebradiças, pele seca…

Pessoas com hipertireoidismo podem sofrer de perda de apetite, intolerância a temperaturas quentes, intestino solto, fraqueza nos músculos, queda de cabelo, perda de cálcio nos ossos, entre outros problemas.

Sim, o hipertireoidismo tem cura, geralmente pode ser tratado e raramente oferece risco de morte. Algumas de suas causas podem ser controladas mesmo sem tratamento, mas requerem sempre o acompanhamento médico.

Os principais sintomas do hipertireoidismo são a agitação, queda de cabelo, insônia, calor, fraqueza muscular, perda de peso, entre outros. Os sintomas de hipertireoidismo surgem quando a glândula tireoide funciona de maneira acelerada, produzindo uma quantidade excessiva de hormônios.