Como Obaluaê morreu?

Perguntado por: vornelas8 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Na mitologia Iorubá, Abaluaiê desobedece sua mãe e é castigado com a varíola.

Quando Omulu era pequeno a sua mãe Nanã o abandonou em uma gruta perto da praia porque ele estava doente e coberto pela varíola, ao ver Omulu abandonado na gruta Iemanjá o acolheu e lavou as suas feridas com a água do mar.

A piedade e compaixão tomaram conta do coração de Iemanjá. Ela o adotou e criou como seu filho, ensinando-lhe a superar os males e a curar as doenças. Orixá Obaluaê cresceu cheio de cicatrizes, e isso o deixava com vergonha.

É considerado um dos orixás mais temidos, pois é responsável pela terra, pelo fogo e pela morte.

Obaluaiyê ou Omolu, em sua forma velha, é o Orixá protetor contra as doenças epidêmicas e de pele. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças pretas, vermelhas e brancas e ofereça-lhe pipocas estouradas na areia de praia. Seus números para sorte: 5, 7 e 13.

Cavalo - representa a força e a saúde física tem a proteção do Orixá da saúde, Omolu.

Omulu é filho de Nanã que enfeitiçou Oxalá para conseguir engravidar. Porém, Omulu nasceu com má formação e com feridas da doença de chagas, não suportando ideia de ter um filho assim, sua mãe o abandonou à beira mar.

Obaluaê

Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder.

Fala-se em Obaluaê ou Omolu, pois genericamente na Bahia e no Brasil pode-se chamar a mesma entidade com os dois nomes.

A sua casa é de pedra, toda coberta de sapê, Onde mora as andorinhas, é a Casa de Obaluaê! Tem magia, tem mistério, tem mironga e tem poder! Atotô meu Pai Obaluaê!

Os filhos de Obaluaê são pessoas sérias, caladas, ingênuas, temperamentais e tendem a ter problemas de saúde, como depressão, manchas na pele ou dores no corpo, mas devem aprender a viver o melhor que puderem com isto. São muito dedicados em tudo que se comprometem em fazer, em especial ao trabalho.

Sua imagem mostra o santo coberto de feridas e um cachorro que lambe essas feridas. Observa-se que o cachorro, que aparece ao lado dos dois santos, é um animal que também entra no Mistério de Obaluaê e de Omolu. O nome Obaluaê significa: “o Rei e Senhor da Terra” (Oba=Rei; Lu= Senhor; Ayê= Terra).

Obaluaiê não era filho de Nanã, consequentemente não era irmão de Oxumarê e Ieuá, e não tinha nenhuma doença (por isso, Obaluaiê não usa palhas) em seu corpo, diferente de Omolu.

Na Umbanda, um dos diretores da liturgia da casa, Luís Mongelli, explica que a pipoca é usada nas oferendas para o orixá Obaluayê. "Os banhos de pipoca são rituais importantes e poderosíssimos, pois está relacionado a cura. Em banhos de cura e harmonização as pipocas são estouradas sem óleo e sem sal", descreve.

“A comida de Obaluaê é a pipoca, porque pipoca não se faz sem óleo, e óleo quente não se faz rápido. Pipoca precisa de tempo e de silêncio para funcionar”, sinaliza a historiadora.

Obaluaê era filho de uma divindade chamada Nanã, mas foi rejeitado por sua mãe e quem o criou foi Iemanjá. A rejeição se deu porque ele era muito feio, manco e tinha o corpo coberto de feridas.

Guia de Proteção para Obaluaiê, Protetor de Virgem
Contas nas cores: vermelho, branco e preto.

Banho Obaluaê contém as seguintes ervas: manjericão, arruda, boldo, graviola, cana do brejo e lágrima de nossa senhora.

Continuar lendo Como a Big Mom morreu?