Como ocorre o ranço oxidativo?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Esta transformação ocorre em lipídeos que contêm ácidos graxos insaturados (vide quadro abaixo) e que podem sofrer oxidação, degradação e polimerização através dos radicais livres. Como efeito das mais diversas reações, resultam aldeídos, cetonas, ácidos, álcoois e hidrocarbonetos.

A oxidação de um alimento é um tipo de reação química que ocorre por diversos fatores. Já notou que, por exemplo, quando se corta maçã, pera, batata, batata-doce ou banana, a parte exposta adquire uma cor escura rapidamente? Isso acontece pela exposição ao oxigênio somada às enzimas presentes nessas frutas.

A oxidação lipídica é influenciada por uma série de fatores, tais como: composição de ácidos graxos do óleo, luz, temperatura, concentração e tipo de oxigênio, presença de antioxidantes, metais de transição, pigmentos, entre outros (VELASCO; DOBARGANES, 2002).

Iniciação: a presença de fatores externos e externos como luz, altas temperaturas e presença de íons metálicos dá início ao processo, gerando instabilidade nas insaturações dos ácidos graxos (ligações duplas e triplas entre carbonos).

Além dos músculos, fígado e coração são os órgãos mais aptos a oxidar gordura, porém a massa de ambos é pequena em comparação dos músculos. Por isso, foque nos músculos.

A rancidez hidrolítica, ou lipolítica, é a reação ocasionada pela ação de enzimas, como a lipase/lipoxigenase e/ou por agentes químicos (ácidos/bases) que rompem a ligação éster dos lipídios, liberando ácidos graxos, saturados e insaturados.

Quais são os compostos responsáveis pelo odor de ranço? Peróxidos lipídicos. Hidroquinona.

Frutas cítricas
São ricas em vitamina C, um poderoso antioxidante que atua diminuindo a absorção de gordura pelo nosso organismo, além de conterem também a pectina, que potencializam essa ação. Trocar a garrafinha de água comum por uma com rodelas de limão ajuda no processo.

A oxidação lipídica é constituída de três fases principais: a iniciação, a propagação e a terminação (SEVANIAN & HOCHSTEIN, 1985).

A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons. Exemplo: as saladas de frutas tendem a se escurecer quando entram em contato com o ar, isso porque o oxigênio age promovendo a oxidação das frutas.

RANCIDEZ HIDROLÍTICA OU LIPOLÍTICA
É a reação ocasionada pela ação de enzimas como a lipase/lipoxigenase e/ou por agentes químicos (ácidos/bases) que rompem a ligação éster dos lipídios, liberando ácidos graxos. Na rancidez hidrolítica ou lipolítica forma-se ácidos graxos livres, saturados e insaturados.

Os principais produtos finais da oxidação lipídica compreendem os derivados da decomposição de hidroperóxidos, como álcoois, aldeídos, cetonas, ésteres e outros hidrocarbonetos.

A peroxidação lipídica tem como conseqüência a perda da homeostase iônica, caracterizada pela perda de potássio do meio intracelular que pode estar envolvida na quebra do equilíbrio hidro-osmótico, perda de fluídos internos e, combinados com outros fatores, podem levar as células à morte.

A rancidez hidrolítica ocorre devido à hidrólise da ligação éster por lipase ou agente químico na presença de umidade e a rancidez oxidativa é causada pela auto-oxidação dos triglicerídeos com ácidos graxos insaturados por oxigênio.

No interior da mitocôndria os ácidos graxos serão oxidados em quatro etapas, quebrando sua estrutura de dois em dois carbonos, até convertê-los em acetil-CoA, NADH e FADH2. O acetil-CoA segue para o ciclo do ácido cítrico e os NADH e FADH2 seguem para a fosforilação oxidativa (Figura 5).

Os antioxidantes são utilizados para evitar a oxidação em alimentos e não são uma preocupação apenas para o setor alimentício, mas também para o consumidor que demanda aditivos que não promovam efeitos indesejáveis na saúde.

Quando você queima mais calorias do que consome, o corpo se volta para o seu armazenamento de gordura para obter energia. A gordura, então, deixa o corpo como água através do suor ou da urina, ou através dos pulmões, como monóxido de carbono.

O processo de emagrecimento será conquistado sempre que atuarmos nas vias metabólicas do tecido adiposo do corpo. Desde o processo de síntese de gordura corporal, metabolismo da célula gordurosa até o processo de destruição da gordura dentro deste tecido.

A oxidação é um processo auto-catalítico que afeta principalmente os ácidos graxos presentes na gordura de um alimento e que depende apenas de fatores iniciadores tais como radiação UV, oxigênio, íons metálicos de transição (Cobre e ferro), temperaturas elevadas, entre outros.

O problema da oxidação lipídica é muito relevante no tocante à questão da alimentação e nutrição do homem. Além da deterioração da qualidade sensorial e nutricional dos alimentos, há a formação de substâncias tóxicas que contribuem para a ocorrência de processos como a aterosclerose e, possivelmente, o câncer.