Como os cães reconhecem seus donos pelo cheiro?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

O chamado órgão vomeronasal está localizado entre boca e focinho do cachorro e permite que o animal identifique hormônios a partir do olfato. Assim, o cachorro pode perceber quando seu tutor está triste, bravo e até mesmo doente.

Ele olha fundo nos seus olhos
Também conhecida como hormônio do amor, a substância serve para fortalecer vínculos afetivos e provoca a sensação de bem-estar. Por isso, se seu cachorro olha fundo nos seus olhos, saiba que isso é um baita sinal de amor!

Mas afinal: "por que o cachorro se mija quando me vê?" Isso acontece quando o cãozinho acaba perdendo o controle dos músculos da bexiga por conta de alguma emoção intensa. Essa emoção é, normalmente, superexcitação (felicidade) ou medo.

Como geralmente o nosso odor original fica camuflado com perfumes, cremes ou desodorantes, os cachorros acabam se sentindo mais atraídos pelas nossas partes íntimas porque nelas há uma grande concentração de glândulas sudoríparas, que revelam o nosso “odor original” com mais facilidade.

Por seu olfato aguçado, os cães podem indicar coisas que ocorreram no passado cheirando lugares ou objetos. Apenas pelo cheiro, os cães podem identificar quem esteve em certo local e até mesmo quando a pessoa saiu. Essa habilidade pode tornar ainda mais íntima a relação entre o cachorro e seu dono.

as lambidas são o equivalente canino ao beijo e expressam amor e gratidão. Os cachorros só lambem quem é muito querido. Por isso, uma bochecha melada é uma das maiores demonstrações de que seu cão te ama incondicionalmente. Cães também demonstram seu afeto seguindo seu dono.

Expressão de afeto e carinho
Dormir encostando no dono é, acima de tudo, a maneira que os cachorros têm de expressar todo o seu carinho e afeto pelos tutores. Além de ser uma forma de demonstrar apoio, caso percebam que o tutor está triste, chateado ou com problemas.

Normalmente, os cachorros lambem seus tutores justamente para demonstrar carinho. Os “lambeijos”, como costumam ser chamados, são como os nossos beijos e representam gratidão, identificação e afeto. Os cães são animais que sempre viveram de forma coletiva, em matilhas.

Os cães latem por muitas razões: medo, excitação, ansiedade, tédio, como uma maneira de dar algum aviso e, às vezes, simplesmente para chamar a atenção. Ter o cachorro latindo muito pode ser desconfortável, mas esta é uma das ferramentas de comunicação mais importantes dele.

O comportamento da espécie nos ajuda a entender que nossos cachorros querem ficar ao nosso lado em todas as áreas da casa, pois são animais acostumados a viver em grupos e também são muito protetores. Assim, pode ser que ele te siga ao banheiro para te proteger, assim como se sente protegido por você.

Isso acontece por dois motivos: o cachorro não faz a quantidade adequada de xixi por dia segurando por muito tempo; o pet não tem o consumo hídrico correto. Esses dois comportamentos colaboraram para doenças, como a infecção urinária e até problemas renais.

Vinagre: os peludos não são muito fãs de cheiros cítricos. Por isso, se você está buscando um cheiro que o cachorro não suporta, o vinagre é uma ótima opção! Muito comum como repelente, o uso do vinagre para cachorro não urinar em determinado local costuma ser eficiente.

Não se trata de nenhum sentido paranormal, mas os cachorros sentem quando alguma coisa está errada com a saúde dos seus humanos. Cientistas já descobriram que os cães são dotados da chamada biodetecção e podem ser treinados para apurar este sentido.

Diferentes estudos revelam a grande capacidade dos cachorros para sentirem cheiros de longa distância. Há quem diga que alguns cães são capazes de identificar cheiros de pessoas ou de objetivos a cerca de 20 km.

Bem, sem mais rodeios então, a reposta para essa pergunta é: por toda vida! As associações que são realizadas em seu cérebro e que estão relacionadas com o que essa pessoa o fez sentir, com seus gestos e movimentos, com seu olhar, sua voz e seu cheiro, é uma lembrança que sempre permanecerá em seu animal de estimação.

Às vezes, a missão desses cães é considerada anjos com um significado especial para a nossa vida. Eles são protetores de energia que absorvem vibrações que não estão em equilíbrio e, através de nossos mimos, é como os ajudamos a se livrar do mal que absorvem.

Segundo os estudos, os cães possuem uma imagem mental multimodal, ou seja, pensam em objetos e familiares levando em consideração as características sensoriais como cheiro e aparência.

Se você tem essa dúvida, a resposta é sim, eles sentem ciúmes e esse sentimento é mais comum do que se imagina. O cachorro ciumento pode apresentar alguns sintomas como agressividade, isolamento e pode até destruir objetos para chamar a atenção.