Como os índios chamavam o Sol?

Perguntado por: nhernandes6 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Guaraci, Quaraci, Coaraci ou Coraci (do tupi kûarasy, “sol”) na mitologia tupi-guarani é a representação do Sol, às vezes compreendido como aquele que dá a vida e criador de todos os seres vivos, tal qual o Sol é importante nos processos biológicos.

Os guaranis, por exemplo, nomeiam o Sol de Kuaray, na linguagem do cotidiano e de Nhamandu, na espiritual. Os tupis-guaranis determinam o meio-dia solar, os pontos cardeais e as estações do ano utilizando o relógio solar vertical, ou gnômon, que na língua tupi antiga, por exemplo, chamava-se Cuaracyraangaba.

O povo Tupi-Guarani acreditava em um deus supremo, que chamavam de deus do trovão e o denominavam “TUPÔ. Os índios acreditavam que a voz deste ente supremo podia ser ouvida durante as tempestades. … Eles acreditavam que este era o deus da criação, o deus da luz, e sua morada seria o sol.

JACI: Significa “Lua”. Tem origem na palavra do tupi yacy, que quer dizer literalmente “Lua”.

Taiane Significa “estrela”, “astros celestes”.

Antigamente, muito antigamente, no tempo em que vivia entre os Tucuna, o Sol era um moço forte e muito bonito. Por ocasião da festa de Moça-Nova, o rapaz ajudava sua velha tia no preparo da tinta de urucu. La à mata e trazia uma madeira muito vermelha, chamada muirapiranga.

Diz uma lenda que o Sol e a Lua sempre foram apaixonados um pelo outro, mas nunca podiam ficar juntos, pois a Lua só nascia após o por do Sol. Sendo assim , Deus na sua bondade infinita criou o eclipse como prova que não existe no mundo um amor impossível…

Guaraciaba, em tupi-guarani, significa Raio de Sol.

Guaraciema: Nascer do sol. Guaraciara: Pássaro que tem luz como o sol. Guarani: (1) Raça indígena da América do Sul, habitante desde o Centro Oeste brasileiro até o norte da Argentina, pertencente à grande nação tupi-guarani.

Estão identificadas como divindades femininas e maternas da mitologia tupi-guarani: Yacy, Mãe Natureza; Amanacy, mãe da chuva; Aracy, mãe do dia; Iracy, mãe do mel; Yara, mãe da água; Yacyara, mãe do luar; Yaucacy, mãe do céu; Acima Ci, mãe dos peixes; Ceiuci, mãe das estrelas; Amanayara, senhora da chuva; Itaycy, mãe ...

Depois do Sol, a Lua é o astro mais observado pelos índios brasileiros. Ela é a principal regente da vida marinha. Os índios brasileiros, em virtude da longa prática de observação da Lua, conheciam e utilizavam suas fases, associadas com as estações do ano, na pesca e na agricultura.

O amor ardente do Sol vai queimar tudo e a Lua com as suas lágrimas inundaria toda a Terra. Por isso não podem se casar. A Lua apagaria o fogo e o Sol evaporaria a água. A Lua não se importou com isso.

A origem do Sol está associada ao colapso gravitacional da nebulosa solar, uma nuvem formada por gases e poeira. Esse processo teve início há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, que corresponde à idade do Sol.

Angatu - palavra Tupi-Guarani que significa "bem estar, felicidade e alma boa".

Ybytu, em tupi guarani, é vento.

Em Tupi-Guarani, Panapaná significa borboleta.

yby (terra) ybyrá (madeira, árvore) oka (casa)

Significado de orobó: Em tupi-guarani, que dizer "ouro bom".

Kaiapó - Dicionário Ilustrado Tupi GuaraniDicionário Ilustrado Tupi Guarani.