Como parar gravidez no primeiro mês?

Perguntado por: ajaques . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

O aborto com pílulas usa uma combinação dos medicamentos mifepristona e misoprostol, que actuam juntos para esvaziar o útero, iniciando um processo semelhante ao de um aborto espontâneo. Quando usado nas primeiras 12 semanas de gravidez, esse método é até 98,5% eficaz.

Principais formas de prevenção

  1. Camisinha.
  2. Pílula anticoncepcional.
  3. Implantes (DIU Hormonal, de Cobre e Implante subcutâneo)
  4. Pílula do dia seguinte.
  5. Métodos naturais (tabelinha)

O que as grávidas devem evitar no primeiro trimestre?

  • Não utilizar qualquer medicamento sem orientação médica;
  • Não consumir bebidas alcoólicas ou cigarro;
  • Evitar o consumo excessivo de chás e cafeína;
  • Atividades físicas devem ser orientadas por um profissional;
  • Evitar comer alimentos crus, como carne, peixe e ovos;

Para aceitar todo esse processo é preciso de muita calma e paciência, o que torna fundamental a comunicação com o companheiro, com a família, com os médicos e com quem esteja ao alcance de ajudar. A gravidez não planejada pode trazer inseguranças, mas traz também o amor maternal, que é o maior sentimento que existe.

A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.

No primeiro mês de gestação (da 1ª à 4ª semana lunar) o embrião se implanta no útero materno. É também no primeiro mês que a placenta e cordão umbilical começam a se desenvolver.

A maioria dos abortos espontâneos ocorrem durante as primeiras 7 semanas de gravidez. Há muitas condições que podem causar aborto, mas em muitos casos a causa exata é desconhecida. Mulheres que têm mais de 30 anos de idade têm um maior risco de ter um aborto espontâneo, e esse risco aumenta com a idade.

Os principais métodos contraceptivos naturais são:

  1. Método do calendário ou tabelinha. ...
  2. Método da temperatura basal. ...
  3. Método do muco cervical. ...
  4. Método sintotérmico. ...
  5. Método do coito interrompido. ...
  6. Teste de ovulação. ...
  7. Método da amenorréia lactacional.
  1. Camisinha masculina. Além de contraceptivo, oferece proteção contra doenças sexualmente transmissíveis. ...
  2. Camisinha feminina. Tem taxa de eficácia semelhante à camisinha masculina e também previne DSTs. ...
  3. Diafragma. ...
  4. DIU de cobre. ...
  5. Temperatura basal. ...
  6. Tabelinha.

Existem vários métodos anticon cepcionais que ajudam a evitar uma gravidez indesejada, como a pílula anticoncepcional ou o implante no braço, porém apenas a camisinha evita a gravidez e protege contra doenças sexualmente transmissíveis ao mesmo tempo e, por isso, deve ser usado em todas as relações, especialmente ...

Na grande parte das vezes não se consegue identificar a causa específica. A maioria dos casos de aborto espontâneo acontece antes da 12a semana de gravidez e o principal sintoma é o sangramento vaginal.

Cólicas ou dor abdominal
Além de um sangramento leve, a gravidez inicial também pode causar algum desconforto na parte inferior do abdômen (pé da barriga) ou uma sensação de inchaço abdominal, parecendo-se muito com os sintomas pré-menstruais.

Pílula anticoncepcional de emergência (pílula do dia seguinte) – Deve ser usada somente em casos de emergência, até 72 horas após a relação sexual desprotegida. Ela evita a gravidez não desejada, impedindo ou retardando a ovulação e diminuindo a capacidade dos espermatozoides de fecundarem o óvulo.

Penetração com o pênis sujo de esperma, mesmo se lavar por fora e urinar, toda vez que se iniciar uma nova relação e não se usar preservativo ou outro método anticoncepcional, pode levar à gestação. Tecnicamente, para isso, são necessários o óvulo e o espermatozoide.

As pílulas com levonorgestrel devem ser tomadas em dose única logo que possível após uma relação sexual desprotegida. Embora a embalagem dessas pílulas possa indicar que devem ser tomadas dentro de 3 dias (72 horas), a sua eficácia pode durar por 4 dias (96 horas), diminuindo significativamente em seguida (8, 11-13).

Teste do sal: ao diluir sal na urina, a formação de uma “nata” sugere resultado positivo. Para os especialistas, testes de gravidez caseiros, como esse, não têm comprovação alguma de que funcionam, pois não há relação entre uma coisa e outra.

Dessa forma, a especialista confirma que, logo no início da gravidez, a mulher pode se sentir mais inchada e mais 'barriguda' na região abaixo do umbigo, devido à retenção de líquido e gases. Além disso, as gestantes se preocupam com a textura da barriga no início da gravidez, se fica mole ou dura durante a gestação.

O teste do cloro consiste em misturar dentro de um recipiente a urina da mulher com cloro. Se a solução borbulhar ou mudar de cor, o teste é positivo e indica que você está grávida.