Como passar de ano mesmo com notas baixas?

Perguntado por: acardoso9 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Outra forma de lidar com notas baixas em sala de aula é por meio da realização de aulas de reforço extraclasse. Assim, você não atrasa o ritmo de aprendizado da maioria da turma.

Para passar de ano letivo em uma escola pública, você precisará do total de 24 pontos na média. Dependendo de suas médias, ainda dá tempo de recuperar. Ou seja, você deverá somar todas as médias obtidas, e perceber quanto falta para chegar a 24 pontos no total.

Confira, a seguir, 5 dicas que valem ouro sobre como passar de ano na escola (é verdade esse “bilete”).

  1. Anotar todas as tarefas. ...
  2. Entregar as atividades no prazo. ...
  3. Conversar com o professor. ...
  4. Criar um ambiente de estudo em casa. ...
  5. Evitar o que for desnecessário.

Com a alteração, mesmo se o estudante tiver reprovado em até três disciplinas, a aprovação será permitida. Porém, é obrigatória frequência igual ou superior a 75% do total de horas letivas para a aprovação. Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, os alunos também não reprovam.

A nota baixa na escola pode ser reflexo de um período de adaptação, como nos casos em que o estudante muda de colégio. Nesse contexto de mudança é comum que o estudante precise destinar energias e empenho para se adequar às novas dinâmicas sociais e à metodologia dos novos professores.

1 (Não Satisfaz ou Fraco) é a nota mais baixa (0-19%).

Nota 4,7 é baixa, mas não a ponto de oferecer risco ao motorista. Nota 4,6 é uma nota baixíssima e arriscada.

A reprovação é um evento que acontece por diferentes causas, que vão desde dificuldades de ensino, aprendizagem ou mesmo causas de características pessoais, ligadas à família e cotidiano do aluno.

A Lei 9.394 Proíbe A Reprovação.

O aluno pode usufruir de até 16 faltas (8 dias) sem incorrer em reprovação (75% de presença).

Uma reprovação escolar é sempre difícil para todos, principalmente para o aluno. Nesse momento tão delicado, é importante que o estudante não seja desestimulado para que o aprendizado não se torne ainda mais complicado no ano letivo seguinte.

Reprovação por falta ou por nota? A reprovação por falta tem impacto negativo maior no IRA do que reprovação por nota.

Ou seja, alunos nos primeiros anos do Ensino Fundamental não podem ser reprovados, uma vez que a alfabetização não tem um caráter avaliativo. Por isso, mesmo que os educadores não considerem que a criança está alfabetizada durante os três primeiros anos escolares, ela não pode ser retida em sala de aula.

Desde 2010, resolução do CNE (Conselho Nacional de Educação), que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais, recomenda que não deva haver reprovação nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. Segundo o documento, as três séries iniciais constituem o ciclo da alfabetização e letramento.