Como passar massa corrida para alisar parede?

Perguntado por: epereira3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Você pode fazer a aplicação pegando a massa corrida com a espátula e espalhando pela parede com a desempenadeira ou então usando o rolo de pintura. Muitas pessoas não sabem como aplicar massa corrida com rolo, mas o processo é simples.

  1. Qual é a melhor lixa? Existem quatro tipos de lixas que você pode utilizar para aprender como deixar a parede lisa. ...
  2. Limpe a parede. O primeiro passo é limpar a parede. ...
  3. Remova a pintura antiga. Caso esteja repintando a superfície, é preciso remover a pintura antiga. ...
  4. Procure imperfeições. ...
  5. Lixe a parede. ...
  6. Selador.

Passo 1: reúna todos os materiais necessários para passar massa corrida. Passo 2: limpe a superfície da parede antes de passar massa corrida. Passo 3: lixe a parede com uma lixa grossa número 180. Passo 4: aplique o selador antes de passar massa corrida na parede.

Na hora de avaliar como passar massa acrílica ou massa corrida, a dica é verificar as orientações do fabricante. Ambas podem ser aplicadas em paredes que já receberam massa corrida ou acrílica anteriormente. Antes de aplicar qualquer uma das massas, você terá que preparar a sua parede.

Passo 4: preparo da massa corrida
Nessa etapa, é importante lembrar que não é necessário fazer a diluição da massa corrida, porque ela já vem pronta para o uso. Caso o produto esteja duro ou ressecado, é possível adicionar 1,5L de água por lata de 28 kg e misturar bem até ficar cremoso.

Aplique duas demão de massa corrida, caso seja necessário. O ideal é aguardar 24 horas após aplicar a primeira demão; Espere secar por 3 horas e, para garantir um resultado mais uniforme, lixe novamente com uma lixa fina.

Nada impede que você aplique um selador ou um fundo preparador, mas geralmente não há esta necessidade e a aplicação da tinta pode ser feita diretamente sobre a massa corrida que já deve ter sido devidamente lixada e está pronta para acabamento final.

A lixa massa é a melhor opção para uma parede que precisa ser lixada. Ela é recomendada no lixamento da massa corrida ou acrílica, gesso, reboco ou pinturas antigas, ou seja, materiais de baixa dureza e fáceis de serem removidos.

Com isso em mente, a massa corrida de PVA e a massa acrílica podem ser aplicadas em: – paredes novas, sem pintura, apenas rebocadas; – paredes já pintadas. Nos dois casos, a massa cumpre a mesma função, deixando a parede pronta para qualquer trabalho posterior, garantindo durabilidade.

A alternativa mais tradicional é usar uma espátula para retirar a textura. Essa técnica funciona bem quando a textura apresenta pontinhas sobressalentes. Depois do nivelamento feito com a espátula, é necessário lixar a parede até que ela fique bem lisinha.

Em suma, o papel do selador é impermeabilizar e vedar os poros da parede para que você possa: ter um melhor rendimento da massa corrida; economizar com os custos totais da obra; melhorar o resultado da aplicação da tinta para acabamento.

A massa corrida deve secar e depois o pintor deve aplicar um fundo selador. Nas paredes de gesso, use um fundo reparador antes da pintura, pois isso melhora a cobertura, acabamento e fixação da tinta. Se a parede tem problemas como infiltrações e rachaduras, uma simples pintura não resolve.

Além de provocar, também, o descascamento precoce da tinta e outros danos à superfície.

Para substituir o gesso e massa corrida, a Votorantim Cimentos oferece o Decoratta, massa usada no acabamento de paredes e tetos. O produto pode ser aplicado sobre reboco, massa fina ou gesso acartonado, e sua principal vantagem é dispensar o lixamento.

- O tempo de secagem da massa corrida varia de 1 a 2 horas. Esse tempo deve ser obedecido à risca antes de cada demão. Não tente acelerar o processo, caso contrário a qualidade do acabamento será prejudicada.

O rendimento de cada Kg é de 1,8m2. No geral, indica-se a aplicação de duas demãos para se obter o melhor efeito visual e revestimento completo.