Como pessoas tímidas se sentem?

Perguntado por: apacheco . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

As pessoas tímidas sentem uma relutância geral (em encarar situações sociais que as intimidam), de modo que há um instinto natural de olhar para longe das pessoas. Por exemplo, quando você conhece uma pessoa, talvez aperte a mão dela, mas olhe na outra direção.”

São mais relaxados, amáveis, bem como amigáveis e isso atrai as atenções para eles e tornam-os mais atraentes. Conscientes - Por vezes existem pessoas que por falarem de mais e dizerem coisas inapropriadas, acabam por parecer estúpidas e é por estas razões que as mais tímidas somam pontos.

Ser tímido também ajuda a agir e pensar com mais sensibilidade e consideração com toda a equipe e projetos. As pessoas que têm timidez levam muito em conta o que os outros pensam sobre ela, essa é uma das causas da timidez inclusive.

As literatura científica aponta que a origem da timidez é a interação entre predisposições genéticas e experiências de vida.

A timidez é tão forte que as impede de interagir, participar em situações sociais e interagir com os outros. Em vez de irem ficando mais à vontade progressivamente, vão ficando cada vez com mais medo, impedindo-as de fazer novos amigos ou experimentar coisas novas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a fobia social (também conhecida como transtorno de ansiedade social e timidez patológica, entre outros termos) como um "medo de ser observado por outros, levando (a pessoa) a evitar situações sociais.

As pessoas tímidas muitas vezes prestam atenção a elementos nas conversas ou no ambiente em torno que podem passar despercebidas dos outros – e depois podem fazer uso disso para criar laços sociais, diz Taylor. “O fato de você ser tímido não quer dizer que se mantenha alheio de situações sociais.

A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.

1 encabulado, acanhado, bisonho, canhestro, constrangido, embaraçado, encafifado, encalistrado, encolhido, envergonhado, escabreado, inibido, introvertido, pejoso, retraído, vexado, zopeiro.

Por isso, é interessante fazer uma avaliação minuciosa das atitudes da pessoa para detectar a intensidade desse transtorno.

  1. Crônica. A timidez crônica é mais abrangente. ...
  2. Proposital. O grau dessa timidez chega a ser transformado em “sociopatismo enrustido”. ...
  3. Situacional.

Pesquisadores da Universidade de Vanderbilt, nos EUA, descobriram que tímidos como Maron têm alterações em duas regiões do cérebro: a amígdala, parte cerebral primitiva de onde surgem emoções como o medo e a ansiedade, e o hipocampo, ligado à memória.

A timidez tem tratamento, apesar de não ser exatamente uma "doença". A terapia pode ajudar na conscientização da sua questão e ao longo do tempo entender a importância da socialização. Fazer atividades em grupo e trabalhos de oratória pode ajudar com o auxílio da terapia.

Preocupação intensa dias, semanas até meses antes de qualquer situação social; Medo extremo de ser julgado e criticado por outras pessoas, principalmente desconhecidas; Medo de que você vai fazer alguma coisa errada em público, causando humilhação; Receio de que as pessoas irão perceber que você está nervoso.

Existem pessoas que são tímidas e se sentem envergonhadas quando se expõem aos outros, e isso pode não ser uma coisa anormal, pode ser uma característica da personalidade. Na adolescência também é normal alguns jovens serem muito tímidos, mas depois, com o tempo, isso muda, passa.

A vergonha é um sentimento muito comum e experimentado pela grande maioria das pessoas. Afinal, é normal sentir vergonha em situações embaraçosas, como tropeçar na rua, ou em situações novas, como realizar uma apresentação em público.