Como plantar as sementes de buriti?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

O processo é simples, mas exige paciência, já que a semente pode levar de três a cinco meses para brotar. Basta plantá-la em um vaso com duas partes de areia para uma de terra e uma de composto orgânico, cobri-la com uma fina camada de terra e mantê-la à sombra.

Portanto, a dormência de sementes de buriti pode ser quebrada quando as sementes são expostas por determinado período, à temperaturas de 30 a 40ºC.

O buritizeiro é típico de regiões úmidas e está presente na Amazônia, no Nordeste, no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil.

A sua germinação leva cerca de três anos e a frutificação demora dez anos.

Normalmente, as folhas do buriti têm formato de leque e as suas frutas são parecidas com um coco com escamas de cor castanho-avermelhada, medindo aproximadamente 4 cm a 7 centímetros de comprimento. A expectativa de vida de uma árvore de buriti é de impressionantes 400 anos.

O caroço de Bacuri é um produto orgânico obtido de plantios selecionados e oriundos do nosso sistema agroflorestal, implantado desde a década de 70. As sementes são ricas no ácido palmítico, oleico e esteárico. Podem ser usado no formato de manteiga, com finalidade de farmácos e cosméticos.

Para obtenção do óleo da polpa, mistura-se em uma panela de boca larga, a polpa com água e leva-se ao fogo. Depois de ferver, retirar do fogo. Com uma concha coletar o óleo da superfície e colocar em outra panela para apurar (ou seja, retirar toda a água). Desse modo, obtém-se um óleo de coloração amarelo-alaranjada.

Os brinquedos de miriti são feitos com uma fibra leve, retirada dos talos das folhas da palmeira conhecida como miriti, miritizeiro ou buriti.

A quebra de dormência pode ocorrer de diversas formas, e vai depender do tipo de dormência de cada planta. Se ela está relacionada à presença de inibidores de germinação, o armazenamento das sementes pode ajudar a aumentar a presença de hormônios necessários para que a germinação possa ser promovida.

Processos para quebra de dormência das sementes: Escarificação química: é um método químico, feito geralmente com ácidos (sulfúrico, clorídrico etc.), que possibilita os sementes executar trocas com o meio, água e/ou gases.

índice

  • 5.1 ESCARIFICAÇÃO QUÍMICA.
  • 5.2 ESCARIFICAÇÃO MECÂNICA.
  • 5.3 ESTRATIFICAÇÃO FRIO E QUENTE.
  • 5.4 CHOQUE DE TEMPERATURA.
  • 5.5 ÁGUA QUENTE OU FRIA.

O Buriti é a palmeira símbolo das verdejantes veredas que embelezam o Cerrado e sinalizam a existência de água. Nasce sempre à beira de córregos, rios e nascentes, o que explica o ditado popular “onde tem buriti, tem água”. A espécie tem ampla distribuição em toda a América do Sul e Central.

Conta-se que, quando é safra de buriti, certos animais comem tanto e com tanta voracidade que se tornam pesados e fáceis de alcançar. É o caso do porco-montado de Roraima, espécie de porco doméstico que vive no mato, que nessa época fica com as gorduras tingidas pela cor amarelo forte do buriti.

O buriti tem um alto teor de vitamina C, muito importante para fortalecer nosso sistema imunológico. Também possui propriedades anti-inflamatórias. “O óleo extraído do buriti também tem muitos benefícios e é aliado da beleza.

Diante dos resultados expostos neste trabalho os melhores tratamentos para superação de dormência no bacuri são os T1 e T3, levando em consideração o custo e o risco no manuseio referente ao T3 recomenda-se preliminarmente a utilização de sementes recém colhidas com polpa para a produção de mudas.

Além da qualidade e da procedência, existem outros fatores que são determinantes para que a germinação ocorra da maneira correta, como luz, pH e temperatura da água. A planta germina melhor em ambientes com temperatura entre 22°C e 25°C e muita umidade – já que ficam submersas em água e no escuro.

Época de flor e fruto
3 No Pará, o bacurizeiro floresce de junho a agosto e o seu fruto aparece nos mercados de Belém entre janeiro e abril.

A floração ocorre de abril a agosto, frutificando após 9 meses. : As folhas são usadas como cobertura para casas, fornecendo ainda fibras para artesanato, empregadas na confecção de esteiras, redes, cordas, chapéus, etc. O buriti também fornece palmito comestível.

A árvore ocorre em matas de galeria e ciliares, podendo formar densos buritizais. Além do Cerrado, também ocorre em toda a Amazônia e Pantanal, sobre solos mal drenados. Multiplica-se através das águas: ao caírem nos riachos, os frutos do buriti são transportados, ajudando a dispersar a espécie em toda a região.