Como podem ser os homônimos?

Perguntado por: iaraujo . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Homônimos são palavras que possuem a mesma pronúncia, e em alguns casos a mesma escrita, mas que apresentam significados diferentes. Eles podem ser divididos em: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos.

O termo “homônimo” vem do grego e possui dois morfemas, sendo “HOMOS”, que significa igual, e o “ONYMA” que significa nome. Portanto, é possível dizer que as palavras homônimas são as que possuem sentido diferente, porém com mesma pronúncia ou grafia. Sendo que elas apresentam diferentes tipos de classificação.

Homônimas (Brasil)/ Homónimas (Portugal) são palavras que possuem a mesma grafia e a mesma pronúncia, mas significados diferentes. Exemplos: O canto do pássaro é maravilhoso. O canto da casa está pintado de novo.

Assim, de maneira simplificada, pessoas homônimas são aquelas que têm exatamente o mesmo nome, considerando o prenome e sobrenome. No Brasil, essa é uma situação bastante corriqueira, pois existem nomes extremamente comuns, como João e Maria, que se repetem em todas as localidades do país.

De 217 milhões de pessoas cadastradas na base da proScore, 116 milhões são homônimos. Segundo a empresa, pode-se afirmar que 1 em cada 2 brasileiros tem um homônimo. Leia mais no Metrópoles, parceiro do NSC Total.

Homônimos Perfeitos
Exemplos: Arma (instrumento de luta ou defesa) e arma (verbo armar); Caminho (itinerário) e caminho (verbo caminhar); Cedo (com antecedência) e cedo (verbo ceder);

A homonímia diz respeito às palavras que são iguais em sua forma (escrita ou sonora), mas que apresentam significados diferentes. Homônimos perfeitos têm grafia e som iguais, mas significados diferentes.

Por isso, ao nos referirmos a pessoas que têm o mesmo nome próprio, dizemos que elas são xarás e, ainda, que uma é xará da outra.

Logo, podemos compreender que palavras homônimas são aquelas cuja grafia e/ou grafia é a mesma, mas o significado diferente. Consideramos parônimos palavras que possuem grafia ou pronúncia parecidas (não iguais) mas significado diferente.

Pessoa que tem o mesmo nome que outra; xará. adjetivo Que tem o mesmo nome que outro.

Aqueles que tem o mesmo nome, ou; palavras que se pronunciam e se escrevem da mesma forma, porém com significados diferenciados.

Exemplos de homônimos perfeitos:
morro (monte) e morro (verbo morrer); rio (curso de água) e rio (verbo rir); são (saudável) e são (verbo ser); verão (estação do ano) e verão (verbo ver);

Homônimos imperfeitos, que se dividem em : Homônimos homógrafos, quando têm a mesma escrita e a mesma pronúncia, exceto a abertura da vogal tônica. Homônimos homófonos, quando têm a mesma pronúncia mas escrita diferente.

A palavra “homógrafa” tem origem grega (homographos) e significa “igual escrito”, isto é, são aquelas palavras que possuem a mesma grafia/escrita, mas têm significados e pronúncias diferentes.

Significado de Homônima
Homônima é o feminino de homônimo.

Assim, os homônimos são palavras que possuem a mesma pronúncia (às vezes, a mesma escrita) e significados distintos.

Na língua portuguesa existem palavras homófonas, que são aquelas que apresentam a mesma fonética, mas com escritas e significados diferentes, e palavras homógrafas, que são aquelas escritas de forma igual, mas com significados e pronúncias diferentes.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?