Como provar que está trabalhando?

Perguntado por: lrezende5 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

A propósito, a prova destes requisitos se faz, normalmente, por meio de testemunhas, mas também podem ser feitas por meio de provas documentais, como por exemplo: recibos de pagamento, contrato de trabalho, fotos do empregado no local de trabalho, crachás com dados da empresa e do empregado entre outros.

No caso de trabalhadores registrados em regime CLT a comprovação de renda pode ser feita por meio do holerite ou até mesmo da carteira de trabalho, mas para os profissionais autônomos, que não possuem esses documentos, existem outras maneiras de fazer essa comprovação.

carteira de trabalho assinada

Em primeiro lugar, é importante saber que o documento principal para comprovação de vínculo empregatício, é a carteira de trabalho assinada. No entanto, sabemos que em casos específicos, isso não acontece. Por isso, outros documentos e provas de vínculo empregatício podem ser utilizados.

Primeiro, baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital na Play Store (Android) ou na App Store (iOS) e clique em Entrar. Depois, entre no aplicativo com seu CPF e sua senha do site gov.br. Na página de Ínicio, você pode ter acesso as últimas anotações no documento.

VÍNCULO DE EMPREGO – ÔNUS DA PROVA – O ônus da prova da existência da relação empregatícia compete ao autor, invertendo esta incumbência, entretanto, quando a reclamada admite a prestação de serviços embora não reconheça liame empregatício.

Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
A CTPS é considerada um dos principais meios para comprovar a renda, já que indica o valor do salário bruto recebido pelo trabalhador que está sob regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

Para obter o Comprovante de Rendimentos pelo SOUGOV.BR – seja pelo aplicativo ou pelo computador (web) – o usuário deve acessar a função “Rendimentos IRPF”, que está entre os serviços de “Autoatendimento” na tela principal, e baixar o comprovante referente ao ano 2022.

No caso do vínculo empregatício, para que ele seja comprovado, é necessário que o empregado preste serviços por mais de 02 (dois) dias na semana; Subordinação: relação estabelecida entre pessoas, em que há dependência e obediência.

Para descobrir se há, ou não, vínculo empregatício, sugiro que o seu constituído solicite ao Juízo para que o alimentante acoste a cópia da sua CTPS. E mais, caso o alimentante esteja trabalhando sem carteira assinada, é possível ter acesso sim aos seus rendimentos.

Isso é feito através do site ou aplicativo do MEU INSS, sendo que você só precisa ter em mãos o número de CPF e a senha do gov.br da pessoa que deseja emitir o CNIS. 5. Automaticamente, o Extrato de Contribuições (CNIS) aparecerá para você consultar.

O acesso à CTPS Digital será realizado por meio do Acesso.gov.br, forma de acesso único a serviços, informações e sistemas do governo brasileiro. Após a autenticação o cidadão terá acessos às seguintes informações: CPF, Nome completo, Data de nascimento, Nome da Mãe e Nacionalidade.

Quem tem carteira de trabalho assinada também pode ir pessoalmente em uma das agências da Previdência Social para fazer a consulta. É só verificar as agências disponíveis em sua região, ver a necessidade de agendar um atendimento e levar o número do PIS/PASEP.

Podem ser usados como comprovante de renda holerites, carteira de trabalho, extratos bancários, Recibo de Pagamento Autônomo (RPA), Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional para MEIs, Declaração de Imposto sobre a Renda de Pessoa Física, entre outros.

Confira o passo a passo:

  1. Abra o seu app do Nubank;
  2. Clique na foto do seu perfil, selecione “Documentos” e, depois, “Informe de rendimentos”;
  3. Confira as informações da próxima tela e clique em “Solicitar informe 2022”;
  4. Em seguida, verifique se o e-mail cadastrado está correto e clique em “Enviar e-mail”;
  5. Prontinho!

Para emitir a Decore, o profissional pode acessar a página do Conselho Regional da sua jurisdição e acessar a aba de fiscalização ou DECORE na qual apresentará o link específico do sistema. Neste espaço, o acesso será permitido com certificação digital e-CPF, do CPF ou por meio de CPF e senha do profissional.

Eu,________________________________________, CPF nº__________________ residente e domiciliado na rua _______________________________, nº_____, bairro ____________________________, na cidade de ________________________, estado de ________________________________, declaro que sou trabalhador (a) autônomo (a), ...

Você precisa entregar seu contracheque, holerite ou documento similar. Se for MEI, pode mostrar as Declarações de Pagamento do DARF. Se for autônomo, entregue o comprovante do Imposto de Renda.