Como reclamar da conta de luz CPFL?

Perguntado por: smatias5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
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CPFL Paulista: 0800 010 10 10.

- Central de Atendimento - 0800 010 1010; - Agências de Atendimento - atendimento pessoal. Sua avaliação é muito importante para melhoria contínua de nossos processos.

  1. WhatsApp:
  2. (19) 99908-8888 (clientes CPFL)
  3. (51) 99955-0002 (clientes RGE).

Quando se trata de conta de luz, por exemplo, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) determina que o consumidor pode fazer sua reclamação até 30 dias após o recebimento da fatura. A partir daí, a distribuidora terá 15 dias para comunicar ao cliente o resultado da reclamação.

Para confirmar se o valor da sua fatura está correto, faça uma leitura da medição no mesmo dia que o leiturista, assim você poderá comparar os números com mais precisão. Analisando o medidor de energia você também poderá saber se há fuga de energia na sua residência. Apague as luzes e retire os aparelhos da tomada.

Portanto, de modo geral, considera-se que o valor da indenização moral deve ser entre 1 e 50 salários mínimos. O tema ainda é discutido, principalmente quando se trata de grandes empresas envolvidas e prejuízos de grande montante.

Uma das explicações para a conta de luz muito alta pode estar na composição do valor da despesa, que é formada por alguns custos diferentes. Entre eles estão: distribuição e compra de energia, transmissão de energia, tributos e encargos setoriais.

A Ouvidoria é um canal de relacionamento para você registrar suas sugestões, denúncias, elogios, reclamações, informações e solicitações de clientes que não foram solucionadas pelos canais de atendimento da CPFL.

As queixas contra serviços de energia podem ser feitas à Aneel por meio das seguintes formas: Atendimento presencial na sede da Aneel (veja endereço); Telefone (167 ou 0800-727-0167);

ANEEL — Agência Nacional de Energia Elétrica.

O processo é bem simples e pode ser realizado aqui no site ou no App CPFL Energia. Basta você selecionar o tipo de documento que precisa enviar e vincular seu código ou protocolo de atendimento. Feito isso, você precisa escanear ou tirar uma foto dos documentos.

A ligação é gratuita e o atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, através do E-mail: ouvidoria@cpfl.com.br ou ainda pelo Fax: (19) 3756-8333.

Como ter a segunda via da conta de luz pelo CPF?

  1. Acesse o site oficial da Enel;
  2. Em seguida, selecione o seu estado entre os disponíveis;
  3. Na opção “Minha conta”, clique em 2ª via de conta;
  4. Então, faça login com seu CPF para ter acesso à segunda via da Enel pelo CPF.

Onde reclamar:

  • Procon-SP: Formulário cobrança indevida na fatura de energia elétrica.
  • Aneel: http://www.aneel.gov.br/ Tribula de Justiça de São Paulo: http://www.tjsp.jus.br/
  • AES-Eletropaulo: https://www.aeseletropaulo.com.br/ MetLife: telefone 0800 746 3420.

Existem muitos fatores que podem influenciar no preço final da conta de luz, desde o ajuste de taxas de manutenção, mudança na bandeira, acúmulo de contas e mais. Por isso, mesmo com as medidas para proteger-se de cobranças indevidas, o cliente pode se deparar com uma conta mais alta e estar sem recursos.