Como recuperar a flora intestinal de forma natural?

Perguntado por: rjesus . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Por isso, para restaurar a flora intestinal, é muito importante incluir alimentos ricos em fibras, assim como alimentos naturais, como os legumes e vegetais, para promover o bom funcionamento do sistema gastro-intestinal.

Em alguns casos, a alteração da flora intestinal pode causar sintomas passageiros como náuseas, gases, vômitos, azia, diarreia ou prisão de ventre e, quando ocorre por muito tempo e não é tratada, tem piora e aumento do risco de desenvolvimento de intolerância à lactose, doença celíaca ou síndrome do intestino ...

Quanto tempo leva para recuperar o equilíbrio da flora intestinal? Depende de pessoa para pessoa, mas é importante procurar ajuda nos casos prolongados. Uma estratégia de cuidado direcionada pode ajudar a aliviar os sintomas em apenas alguns dias.

A nutricionista Bruna Xavier, formada em Nutrição Esportiva, separou 3 dicas de chás que vão te ajudar a regular alguns sintomas incômodos no intestino.

  • Chá de hortelã ...
  • Chá de camomila. ...
  • Chá de funcho.

Os benefícios de se consumir a biomassa de banana verde são enormes, uma vez que melhora a microbiota intestinal, proporcionando uma melhor absorção de nutrientes, melhorando a sensação de saciedade e ajudando a regular a glicemia e o colesterol.

Quais os alimentos que prejudicam a flora intestinal?

  • Alimentos fritos. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Alimentos processados. ...
  • Carne vermelha. ...
  • Refrigerantes. ...
  • Alimentos com alto teor de fibras. ...
  • Alimentos probióticos.

A ingestão excessiva de proteína animal e dietas com muita gordura e compostas por alimentos ricos em gordura saturada, contribui para a diminuição das bactérias boas e aumento das bactérias ruins, causando um desequilíbrio na flora intestinal.

Frutas cítricas, cereja, uva, ameixa, pêra, maçã, mamão, pimenta verde, brócolis, repolho roxo, cebola, alho e tomate: são fontes de compostos fenólicos e polifenóis que ajudam a modular a microbiota intestinal e contribuem para o crescimento de bactérias benéficas a saúde.

Sintomas da candidíase intestinal

  1. Arrotos;
  2. Inchaço na barriga;
  3. Indigestão;
  4. Náuseas;
  5. Diarreia e gases.

Maçã As maçãs são ricas em uma fibra chamada pectina, que corresponde a aproximadamente 50% do total de fibras dessa fruta. A pectina também é um excelente alimento para os micro-organismos probióticos, além de ajudar nosso organismo a combater as bactérias maléficas e a diminuir a taxa de colesterol no sangue.

A patente descreve o néctar probiótico – que tem potencial para ser usado pela indústria de alimentos no ramo de bebidas – e o seu processo de produção. O néctar pode ser obtido de frutas como cupuaçu, açaí, cacau, ciriguela, caju, goiaba, acerola, manga, murici, abacaxi, uva, tangerina, maracujá, cajá e carambola.

As opções de probióticos naturais podem não ser tão conhecidas, mas os benefícios das chamadas "bactérias do bem" para a microbiota são característicos.
...
Veja lista de alimentos probióticos para incluir no cardápio

  1. Iogurte natural. ...
  2. Kombucha. ...
  3. Vinagre balsâmico. ...
  4. Kefir. ...
  5. Picles.

Comidas gordurosas. As comidas ricas em gorduras saturadas — popularmente conhecidas como “gorduras ruins” — são de difícil digestão. Elas sobrecarregam o intestino, causando gases, inchaço na barriga, prisão de ventre ou diarreia.

Chá de funcho
A planta medicinal Foeniculum vulgare, tem substancias anti-inflamatórias que podem ajudar em funções digestivas. Ela diminui o excesso de gases, a cólica intestinal e a diarreia.

CHÁ DE LOURO: PARA QUE SERVE? O chá de louro é conhecido pela sua ação anti-inflamatória, diurética, antioxidante, digestiva e anti-reumática. Geralmente, a parte utilizada do louro são suas folhas, que são ricas em potássio, magnésio e vitaminas B6, B9 e C, além de possuir ação diurética.

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.

Procure consumir uma a três bananas por dia para melhorar sua saúde digestiva. As bananas contêm probióticos que fornecem nutrientes para as bactérias boas presentes no trato digestivo, o que, com o consumo regular, deixa o seu microbioma mais saudável.

Coma alimentos fermentados: Os alimentos fermentados, como iogurte natural, chucrute, kefir e kombucha, contêm probióticos que podem melhorar a saúde intestinal. Consuma alimentos ricos em fibras: As fibras solúveis, encontradas em frutas, legumes e legumes, por exemplo, alimentam as bactérias benéficas do intestino.