Como relaxar a mente em 1 minuto?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

Veja algumas dicas para tirar uma pausa e relaxar em poucos minutos:

  1. 1 - Faça um lanche. ...
  2. 2 - Tome uma bebida refrescante ou que aqueça o corpo. ...
  3. 3 - Medite. ...
  4. 4 - Faça exercícios de respiração. ...
  5. 5 - Massageie suas mãos. ...
  6. 6 - Alongue-se. ...
  7. 7 - Coloque as pernas para cima. ...
  8. 8 - Dê uma voltinha.

O ideal é fazer com os olhos fechados, respirando profundamente e levando a atenção a cada ponto quando estimulado”, explica. O primeiro ponto situa-se no meio do crânio, no topo da cabeça. Ativá-lo ajuda a beneficiar o cérebro e os sentidos, elevar a mente e acalmar as emoções.

Realizar pausas mais frequentes na rotina, como tirar momentos para ler ou aproveitar o sol sem pensar em outras atividades. Atividades físicas também se mostram muito efetivas no tratamento da Síndrome do Pensamento Acelerado, pois servem como um momento de relaxamento, para desacelerar a mente.

Quando esses sentimentos tomam dimensões desproporcionais e a mente não se desliga ao dormir, apresenta-se o quadro de ansiedade noturna. O estresse acumulado durante o dia, assim como as preocupações constantes, são fatores que interferem diretamente na qualidade do sono, causando esse transtorno.

Depressão, estresse, síndrome do pânico e nomofobia (medo de ficar sem celular) são outros exemplos de situações que ocorrem com muito mais frequência nas últimas décadas. Especialistas dizem que a síndrome do pensamento acelerado não é uma doença, mas sim um sintoma vinculado a um quadro de transtorno de ansiedade.

Sentar em uma cadeira com o corpo relaxado, manter a concentração na respiração por 10 ou 15 minutos e fazer dessa prática um hábito pode ajudar muito no descanso do cérebro.

Um ponto muito importante chamado "San Yin Jiao" ou "Point Rate", que está localizado na intersecção dos meridianos do fígado, baço e rins. Está localizado no lado interior da perna. Para o encontrar, coloque quatro dedos da mão no interior do maléolo. O ponto está debaixo do último dedo a partir do fundo.

Essa automassagem pode ser feita em qualquer momento, principalmente quando a mente está inquieta. Localizado entre as sobrancelhas, o ponto Yintang, quando estimulado, ajuda a tranquilizar e aliviar a ansiedade. Feche os olhos e pressione por alguns segundos, respirando profundamente.

Eficiente para suavizar os efeitos da ansiedades, stress e insônia possui uma substância chamada apigenina, que tem justamente propriedades ansiolíticas e sedativas. Para preparar o chá de camomila, basta juntar 2 colheres de chá de camomila para cada 250 ml de água quente.

Substitua os pensamentos ruins
Pense: “nada de ruim vai me acontecer; eu sou capaz; eu consigo; eu mereço; eu tenho coragem”. Essas afirmações podem empoderá-lo e fazer com que a sua mente se torne mais forte do que essas ideias limitantes, que tentam boicotar você.

6 maneiras de treinar seu cérebro para lidar com a ansiedade

  1. Monitore os seus pensamentos. ...
  2. Faça atividades físicas e pratique meditação. ...
  3. Encontre um propósito - nem que seja cuidar de seu animal de estimação. ...
  4. Veja o lado bom da vida (por mais que isso seja desafiador) ...
  5. Viva no presente. ...
  6. Busque terapia. ...
  7. Fonte: BBC.

7 dicas para superar os seus medos

  1. Aceite os seus medos. Uma das piores coisas que você pode fazer é negar que tem determinado medo. ...
  2. Escreva sobre os seus medos. ...
  3. Cultive pensamentos positivos. ...
  4. Ressalte as suas vitórias. ...
  5. Converse sobre os seus medos com amigos e familiares. ...
  6. Foque na sua respiração. ...
  7. Faça terapia.

Cérebro. Reação exagerada da amígdala cerebral, que provoca o desequilíbrio de serotonina e libera no organismo um alto nível de adrenalina, responsável por desencadear os demais sintomas físicos.

Fluoxetina. É um dos medicamentos mais utilizados para o tratamento da depressão, ansiedade, síndrome do pânico, bulimia, disforia e outros. Ele aumenta os níveis de serotonina, o neurotransmissor responsável pela regulagem do humor, bem-estar, sono, apetite, entre outras funções.

Causas de pensamentos intrusivos
De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental, pensamentos intrusivos são mais comuns entre os sintomas do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), sendo também uma característica da ansiedade, depressão e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) .

A origem da clinomania, vem na maior parte das vezes, como efeito de algum cansaço psicológico, causado por: pessoas que tem depressão; as que tomam medicamentos fortes de uso continuado; ou as que estão fazendo algum tratamento para combater doenças mais graves.

É muito comum os pensamentos negativos surgirem em um momento de estagnação da vida. Outro fator que também pode ser um facilitador de pensamentos negativos é a nossa tolerância às frustrações. Decepções com as pessoas, com o trabalho e outros fatores da vida acontecem mas cada tem o seu jeito de lidar com isso.

Além de interferir na rotina diária, pensar em excesso pode acabar elevando os níveis de ansiedade e estresse, desencadeando outros problemas mais sérios e mais difíceis de serem resolvidos.

Um estudo publicado na revista Current Biology indica que “pensar demais” pode provocar o acúmulo de glutamato no cérebro, devido ao exercício do controle cognitivo. Ainda assim, os pesquisadores afirmam que é cedo para dizer que muitas horas de trabalho mental cause um acúmulo tóxico da substância no organismo.

Falando especificamente em alimentação, é bom evitar alimentos ultraprocessados, como salgadinhos ou biscoitos recheados. Isso porque eles costumam ser ricos em sal, açúcar e gorduras trans — substâncias que prejudicam o funcionamento do cérebro.