Como relaxar a mente estressada?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.3 / 5 16 votos

Como acabar com o estresse mental?

  1. praticar exercícios físicos;
  2. consumir certos suplementos;
  3. utilizar óleos essenciais;
  4. aprender a dizer não;
  5. parar de procrastinar;
  6. utilizar táticas de respiração;
  7. manter contato físico positivo;
  8. ouvir música relaxante;

Faça contagem regressiva olhando para cima
Ela é capaz de tirar a atenção daquilo que está gerando ansiedade e aumentar a concentração. Fixe seu olhar em algum ponto do teto e comece a contar lentamente 60, 59, 58… Olhar para cima estimula o sistema nervoso, diminui o ritmo da respiração e reduz a pressão arterial.

7 dicas infalíveis para esvaziar a mente

  1. Pratique a meditação. Encontre um lugar tranquilo e confortável. ...
  2. Faça uma pausa para respirar. Reserve alguns minutos para respirar profundamente. ...
  3. Pratique atividades relaxantes. ...
  4. Desconecte-se da tecnologia. ...
  5. Escreva suas preocupações. ...
  6. Pratique gratidão. ...
  7. Cultive momentos de silêncio.

Em teoria, como as vitaminas do complexo B, vitamina E e vitamina D têm ações indiretas no sistema nervoso, consequentemente estariam envolvidas na regulação do estresse.

Camomila: é um dos ingredientes mais famosos nas receitas de chá para insônia e ansiedade. Ela combate nervosismo, estresse, hiperatividade e dificuldade para dormir.

O chá de camomila combinada à hortelã serve de fonte de vitaminas A, do complexo B, e, além de aliviar o estresse e a ansiedade, atua como antioxidante. O mentol da hortelã também ajuda a relaxar os músculos; já a camomila, fonte de glicenia, tranquiliza e auxilia no combate à insônia e à ansiedade.

Como frear os pensamentos
Quadros menos graves podem se resolver com adesão de novos hábitos e exercícios. Nesse processo, vale separar poucos minutos por dia para meditar, fazer o que gosta, prestar atenção em cada tarefa que realiza, mesmo as que parecem não ter grande importância, como mastigar, respirar, caminhar.

Cada pessoa vivência a reação fisiológica do estado ansioso de um modo particular, variando em tipo de reação fisiológica e intensidade. A incapacidade de relaxar também pode estar ligada ao quadro de ansiedade. Antes de tirar qualquer conclusão sobre sua condição, procure um especialista para avaliação.

Não conseguir relaxar, ainda que haja oportunidade para isso, pode ser um sintoma de estresse ou ansiedade, que pode requerer atenção e mesmo auxílio profissional.

Por O GLOBO

  1. Reaprenda a associar a cama com o sono. A cama é para dormir, quando outras atividades são feitas nela, o cérebro deixa de relacioná-la ao sono. ...
  2. Distraia-se com pensamentos afetuosos. ...
  3. Preocupe-se no início do dia. ...
  4. Relaxe no sono. ...
  5. Acordar durante a noite é normal. ...
  6. E se nenhum dos passos funcionar?

Sintomas: Estresse pode tomar diferentes formas e contribuir para sintomas de doenças. Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade.

Dicas de como controlar a ansiedade

  • Invista na qualidade do seu sono. ...
  • Tire um momento para meditar. ...
  • Faça exercícios físicos regularmente. ...
  • Nas horas de ansiedade, tome um chá de camomila. ...
  • Ansiedade e alimentação: o que tem a ver?

passiflora incarnata

Um excelente calmante natural é a passiflora incarnata também conhecida como flor do maracujá pois esta planta, além de ser fácil de encontrar, possui fortes propriedades sedativas que ajudam a acalmar a ansiedade e favorecer o sono, deixando a pessoa mais calma, serena e tranquila.

Alguns chás populares para esse fim incluem camomila, lavanda, valeriana e erva-cidreira. Essas ervas contêm compostos naturais que têm propriedades relaxantes e sedativas que podem ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade. Além disso, a preparação de um chá calmante pode ser uma experiência relaxante em si mesma.