Como repreender um Border Collie?

Perguntado por: imedeiros8 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Um “não” dito de forma firme já é o suficiente para repreender o cão. Os cães identificam muito bem nosso tom de voz. Portanto, quando usar um tom de voz mais feliz, o border collie vai associar a algo positivo, e quando usar um tom de voz mais firme, o cão também vai compreender. Não grite!

Afinal, o que fazer quando o cachorro não obedece? Saiba ser firme com seu cachorro desobediente e imponha limites, diga “não” com firmeza e interrompa o comportamento errado. Por exemplo: se ele estiver roendo um móvel, diga “não” e o retire da situação.

Bater não é seguro para o cão
É relativamente fácil machucar um cão quando se bate nele. Raramente conseguimos controlar nossos movimentos com precisão tal que provoquem apenas desconforto.

E embora adorem ficar do lado externo da casa, o Border Collie não é um cão que deve dormir do lado de fora. Ele foi criado para trabalhar em parceria com pessoas, e mesmo sendo um animal de estimação, deve dormir junto da família, dentro de casa, ou pode se tornar solitário, entediado e destrutivo.

Ao errar, não devemos punir o cachorro. Porém, algumas repreensões podem acontecer. Por exemplo, uma palma bem alta no cômodo, para dar um barulho estridente, pode gerar uma quebra de padrão. O que ajuda muito na hora de fazer o animal tirar o foco daquele comportamento ruim.

3 truques para fazer seu cão te obedecer

  1. Não entregue nada sem que ele se comporte. Na hora das refeições, antes de dar o alimento, peça ao pet que sente ou deite. ...
  2. Seja firme, principalmente se o cão não obedecer ou demonstrar teimosia. ...
  3. Corrija o animal logo que ele fizer algo considerado incorreto.

A forma correta de dar bronca é exatamente na hora que o cão faz algo indesejado. Se seu cachorro costuma mastigar as coisas, a bronca deve ser dada quando o cão pega algo que ele não pode mastigar. O ideal na hora de dar bronca é sempre dizer “não” firme, mas sem gritar. E retirar do cão aquilo que ele não deve fazer.

Você deve ser claro quando mostrar quem é que manda no território. Seja firme com suas decisões. Se você nunca o deixa brincar em determinados cômodos, é necessário oferecer alternativas de lugares onde ele possa brincar e ficar de olho para que ele não entre nos locais proibidos.

Como educar cachorro teimoso?

  1. Recompense atitudes positivas com carinho, petiscos e brinquedos;
  2. Não repreenda o cachorro. Apenas ignore para ele não entender como atenção;
  3. A repetição é fundamental para a aprendizagem do cachorro;
  4. Se divirtam muito! Esse é um momento de carinho entre tutor e pet.

Não incentive as mordidas
Pois bem, evite ao máximo fazer isso. Não contribua para o cão rosnar, mostrar os dentes e não elogie durante essas ações. Se você permitir tal comportamento, cria um hábito dele morder, ele pode achar legal e ficar bravo a ponto de querer atacar o tutor ou outros objetos.

Quando fazem algo de errado e recebem uma bronca, a linguagem corporal canina costuma ser bem parecida: orelhas e olhar para baixo, se encolhem e alguns até resmungam baixinho. Além do famoso olhar de cachorro arrependido, é claro. Esse comportamento, muitas vezes, é considerado como arrependimento.

Use sempre as mesmas palavras e o “não” sozinho, sem dizer o nome do pet ou qualquer outra coisa. Mantenha também a postura firme para que ele entenda que você não está contente com aquele tipo de comportamento. Isso o deixará envergonhado, não com medo, e ele aprenderá, aos poucos, que aquilo não é certo.

Um animal adulto e saudável dorme em média 14 horas por dia. Por outro lado, é normal cachorro filhote dormir muito mais, podendo chegar a 16 ou até a 18 horas, sem que isso signifique que há um problema de saúde. Mas isso não é um padrão para todos os animais.

Uma forma de estimular a inteligência do seu cachorro Border Collie é treiná-lo com um frisbee. Para ele é pura diversão, mas a brincadeira com frisbee estimula a atenção e ajuda a exercitá-lo. Além de divertido, lançar o frisbee ajuda a treinar saltos e promove a saúde física e emocional do cão.

Os Border Collies não devem viver em apartamentos ou lugares com pouco espaço, afinal estão sempre se movimentando. Além disso, a raça é bastante apegada à família e não pode ser deixada sozinha por períodos muito longos.

De acordo com a Dra. Renata Alves, médica-veterinária da Petz, muitas vezes, a causa do filhote de cachorro chorando é a adaptação ao novo lar. “Devemos pensar que, antes de chegar em nossa casa, o pet vivia num ambiente com outros cachorros. O ato de chorar é uma forma de ele expressar o que está sentindo”, explica.

3 vezes

Quantas vezes um Border Collie pode comer por dia? Você pode alimentar o cachorro cerca de 3 vezes ao dia, mas é preciso ter atenção à quantidade de alimento, que deve corresponder a 5% do seu peso. Para não errar, conte sempre com a indicação profissional sobre as melhores práticas para as refeições do seu pet.

A verdade é que para nós o abraço significa um gesto de afeto, um carinho, ou às vezes um simples cumprimento. Enquanto para os cães abraços significam a invasão do espaço pessoal dele, e um gesto de dominação. Isso pode incomodar muitos cães, principalmente se o cão em questão for um cão mais difícil e pouco submisso.

Para o castigo produzir efeito, é preciso que seja consistente e que ocorra no momento exato do mau comportamento. Caso o cão reincida, repete-se o “não!” em conjunto com a punição. De maneira geral, até o cão abandonar um mau comportamento, será preciso puni-lo por três a dez reincidências.

Substitutos para o castigo
Antes de tudo, a repreensão deve ser instantânea. De preferência, no mesmo momento em que o comportamento errado acontece. Melhor ainda se for no início do comportamento, como quando o cão começa a abrir a boca para latir. Centésimos de segundo fazem toda a diferença!