Como resistir mais no futebol?

Perguntado por: anogueira3 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Inicie com treinos leves e vá aumentando aos poucos. Uma outra dica é fazer treinos sequenciais, em que estejam em diferentes intensidades. Assim, você consegue fazer algo complementar e que agregue à sua preparação física. Por fim, a tecnologia para a melhora no desempenho tem sido cada vez mais importante.

O futebol é um esporte intermitente, ou seja, possui períodos de baixa e alta intensidade nas ações específicas. Por não ser um esporte contínuo, treinar corridas continuas de longas distâncias não vai te preparar para jogar, e sim tornará você menos resistente nas contrações rápidas durante os jogos.

A creatina é um suplemento que visa prioritariamente aumentar a sua força e resistência física durante os treinos. Isso faz com que você consiga sair da estagnação, atingindo melhores resultados em performance e em desenvolvimento físico, em menos tempo.

7 dicas para um treino de força efetivo

  1. Intercale movimentos rápidos e lentos. ...
  2. Experimente diferentes combinações de exercícios. ...
  3. Melhore sua amplitude do movimento. ...
  4. Tente exercícios unilaterais. ...
  5. Foque em super-sets. ...
  6. Inclua novos exercícios no treino. ...
  7. Aumente as repetições para obter mais ganhos.

Desta forma, há indicação de suplementação durante o treino de carboidratos. Por exemplo: gel, jujuba, fruta e bebida esportiva. Treinos de tiros, intermitentes, rápidos e de alta intensidade: utilizam o sistema ATP-CP ou glicolítico anaeróbico.

A postura melhora e o tônus muscular fica mais perceptível. Ganhos em desempenho, envolvendo massa magra e maior resistência cardiovascular, começam a aparecer após cerca de três meses de exercícios praticados com frequência.

Aposte em treinos ritmados
Fartleks, treinamento intervalado e treinos ritmados são exercícios para melhorar a resistência na corrida. As corridas ritmadas são um método particularmente eficaz para aumentar a resistência da corrida.

Aposte no preparo físico
Por isso, é muito importante que o atleta se prepare apostando em atividades que melhorem o seu condicionamento físico. O ideal é que o jogador fique apto a correr longas distâncias, sem ficar ofegante e desanimado.

Diversos fatores podem causar a fadiga muscular, como alimentação inadequada, desidratação e o próprio condicionamento físico do corpo. Condições de saúde também podem estar associadas, como a anemia e situações que prejudicam as capacidades musculares e a imunidade, como a fibromialgia.

A hidratação é fundamental na hora de jogar futebol. Muitos jogadores bebem energéticos e bebidas isotônicas, mas a boa e velha água mineral é a melhor opção, não tem segredos.

Uma pesquisa das Universidades de Wolverhampton e de Birmingham, na Grã-Bretanha, afirma que jogadores de futebol mais altos são os mais bem sucedidos.

Boa respiração: uma respiração correta feita pelo abdômen reduz os efeitos do estresse no cérebro e auxilia no bom funcionamento das funções cognitivas. Além disso, diminui os efeitos da fadiga e do cansaço e facilita a prática da corrida.

Respirar pelo nariz e pela boca pode ajudar no desempenho, uma vez que respirar só pelo nariz pode ser muito cansativo. Principalmente em corridas ou sprints de alta intensidade, expirar pela boca, ou até mesmo inspirar e expirar pela boca, pode ajudar a manter o ritmo.

Atividades cardiorrespiratórios paralelas, como natação, exercícios funcionais, pilates e yoga, também podem contribuir para melhorar a respiração na corrida.

Para ganhar condicionamento físico no futebol, é interessante fazer treinamentos mais direcionados e incluir exercícios mais específicos na sua rotina para trabalhar capacidades motoras como força, resistência, velocidade, agilidade, coordenação e flexibilidade.

Exercícios para melhorar a força das mãos

  1. Aperte uma bola macia na palma da mão com a maior força possível por alguns segundos. Repita dez vezes.
  2. Faça um punho gentil e passe o polegar entre os dedos. ...
  3. Aqueça antes do exercício. ...
  4. Coloque a mão sobre uma mesa. ...
  5. Estique os pulsos por 15 a 30 segundos.

Os treinos aeróbicos, por exemplo, são aliados importantes para quem deseja definir o corpo. A intensidade dos exercícios físicos também deve ser considerada, pois estimula o organismo a queimar a gordura e a aumentar a taxa metabólica.

As recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmam que, para manter a saúde, um adulto deve praticar 150 a 300 minutos de atividade física moderada ou 75 a 150 minutos de exercício vigoroso por semana. Mas estes são apenas parâmetros. O objetivo é fazer com que as pessoas se movimentem mais a cada dia.

4 dicas para deixar os músculos durinhos

  1. Faça exercícios com peso. Esse tipo de atividade física, que os professores de ginástica gostam de chamar de exercícios de resistência, é a melhor forma de endurecer o corpo. ...
  2. Dê um tempo para o seu corpo. ...
  3. Inclua a atividade física no seu dia a dia. ...
  4. Coma bem. ...
  5. Tenha paciência.

Pré-treino
A banana, a aveia, os cereais integrais, o pão integral e as raízes, como a batata doce ou aipim, são boas opções para serem ingeridas antes de encarar uma corrida.