Como responder um policial?

Perguntado por: ibarreto . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

O que você deve fazer quando for abordado pela Polícia Militar?

  1. Fique calmo, não tente fugir e colabore com o Policial Militar;
  2. Atenda às ordens do Policial Militar;
  3. Deixe suas mãos visíveis e não faça nenhum movimento brusco;
  4. Não discuta com o Policial Militar nem toque nele;

Fique calmo, não tente fugir e colabore com o Policial Militar; Atenda às ordens do Policial Militar; Deixe suas mãos visíveis e não faça nenhum movimento brusco; Não discuta com o Policial Militar nem toque nele.

O cidadão pode gravar toda a ação policial. O ato de filmar pode servir como impedimento de ocorrência de abuso de autoridade, o que é benéfico ao cidadão.

Os principais sinônimos de abordagem são: aproximação, chegada, interpelação, questionamento, comportamento e tratamento.

Qual o carro que a polícia mais gosta? Resposta: Ronda.

GRAÇAS AO COMPROMETIMENTO DE CADA UM DOS SENHORES E SENHORAS EM BEM SERVIR AOS CIDADÃOS, NÃO TIVEMOS QUALQUER INCIDENTE OU OCORRÊNCIA DE NATUREZA GRAVE. AO CONTRÁRIO, RECEBEMOS DE TODA A POPULAÇÃO QUE ALI COMPARECEU, O CARINHO, O RESPEITO E ADMIRAÇÃO PELO NOSSO TRABALHO.

  1. POLÍCIA MILITAR. 190.
  2. BOMBEIROS. 193.
  3. POLÍCIA CIVIL. 197.
  4. DISQUE DENÚCIA. 181.

Se algum policial desrespeitar os seus direitos, tente se lembrar e anotar o nome, a identificação e a aparência dele, o número da viatura em que ele estava e o nome das testemunhas que presenciaram o fato.

O policial não pode te ameaçar, ser agressivo, gritar ou xingar. Ameaça para que alguém confesse algo tem nome: tortura. Sejam travestis, trans ou cis, a revista em mulheres só pode ser feita por outra mulher.

O policial não pode gritar ou xingar a pessoa que está sendo revistada. Também deve tratar respeitosamente familiares que se aproximam para pedir informação sobre o ocorrido. Caso contrário, o agente pode incorrer em injúria ou abuso de autoridade. 9.

É lícito ao cidadão exercer seu direito de controle social da função do estado e registrar em foto e vídeo a abordagem policial.

No contexto das Polícia Civil e Federal, em regra, a posse do celular decorre de cumprimento de uma busca e apreensão autorizada judicialmente ou após a apreensão dos bens do preso em flagrante já em sede de delegacia.

Com o rastreamento, os policiais militares conseguem localizar o aparelho roubado ou furtado, e com o bloqueio, o proprietário inutiliza o celular, que não poderá ser usado por um usuário que não possua os códigos corretos para acessar e desbloquear o aparelho.

Art 8º Para falar a um superior, o militar emprega sempre o tratamento “Senhor” ou “Senhora”. § 1º Para falar, formalmente, a um oficial-general, o tratamento é “Vossa Excelência”, “Senhor Almirante”, “Senhor General” ou “Senhor Brigadeiro”, conforme o caso.

A base legal para os enquadros da polícia está no Código de Processo Penal: o artigo 244 afirma que a busca pessoal pode ser feita sem necessidade de autorização da justiça apenas se o policial tiver “fundada suspeita” de que a pessoa carregue uma arma ou outro objeto ligado a um crime.

O POP prevê que a abordagem pode se desenvolver de três diferentes maneiras: (1) abordagem a pessoa sob fiscalização de polícia; (2) abordagem a pessoa em atitude sob fundada suspeita; e (3) abordagem de pessoa infratora da lei.

A polícia mais violenta do país, de acordo com os pesquisadores, é a do Estado do Amapá, onde a taxa de pessoas mortas pela polícia chegou a 17,1 por grupo de 100 mil habitantes, quase seis vezes a média nacional de 2,9 por 100 mil. Quase 32% das mortes violentas intencionais no Amapá foram por ação policial.

Nos estados brasileiros que utilizam artes marciais no treinamento de agentes, as técnicas mais utilizadas são o Jiu-Jitsu e o Karatê.