Como saber a hora da floração?

Perguntado por: egil . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Como explicamos ali em cima, a floração ocorre até a décima segunda semana de vida da planta. Depois dessa etapa, ocorre a frutificação, período marcado pelas inflorescências femininas, plantas que não foram fertilizadas.

Para que as plantas tenham uma floração bem feita e desenvolvam flores, assim como frutos, o cuidado com a fertilização é fundamental. Isso porque as plantas precisam de uma fonte equilibrada de cerca de 20 nutrientes, incluindo entre os principais o Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Magnésio e Zinco.

Por conveniência, subdivide-se o processo de floração em três fases: in- dução, evocação e desenvolvimento floral.

Fatores de indução da floração
Entre os fatores endógenos pode-se citar o estado nutricional, teores hormonais e ciclos circadianos e entre os fatores exógenos, ou seja, externos, pode-se destacar o fotoperíodo, a irradiância, a temperatura e a disponibilidade de água.

Resposta: Floração ou época de floração é a designação dada ao período do ano, ou à estação do ano, que é geralmente a primavera, em que desabrocham as flores de determinada espécie ou grupo de espécies de plantas, estando então a planta em flor.

Se você quer buds grandes, você deve fornecer muita luz! Quando você monta um grow, utilizando uma boa genética – de boas sementes ou clones – sua planta tem potencial para um alto nível de qualidade (rendimento e potência).

O NPK 10x10x10 é um fertilizante padrão e, por isso, uma excelente opção para equilibrar os nutrientes de uma plantação durante sua manutenção. Além disso, ele é indicado para plantas já desenvolvidas, inclusive para flores frutíferas.

Antes da floração
“Finalize as podas antes que as espécies floresçam para que seu desenvolvimento aconteça de forma saudável”, ensina a engenheira agrônoma Fabiana Fróes. Mas atenção: não pode arbustos e árvores durante a floração, porque isso significa que elas estão em atividade e a poda será prejudicial à planta.

formulações ricas em fósforo (NPK 4-14-8 e NPK 10-14-10) são as mais indicadas para plantas floríferas, pois este elemento favorece a floração e a frutificação. O nitrogênio, por sua vez, estimula o crescimento dos brotos e das folhas, e o potássio fortalece os tecidos vegetais.

A maneira de fazer esse adubo caseiro é muito simples. Basta misturar três colheres de sopa de borra de café em um litro d'água e deixar essa mistura descansar por uma semana. Após isso, coloque a solução em um borrifador e aplique sobre as folhas e na terra.

Através de experiência, confirmou-se que o fator que provoca a floração é a duração da noite; o importante é o número de horas que a planta passa sem luz. As plantas de dia longo florescem quando a duração da noite é inferior a um certo valor, o fotoperíodo crítico.

1. Primavera. A primavera é conhecida por ser a estação das flores! Isso acontece porque as condições climáticas do período são bastante favoráveis ao florescimento de centenas de espécies.

FLORAÇÃO. A FLORAÇÃO pode ocorrer em poucas semanas após germinação, nas plantas não perenes (monocárpicas). Pode ocorrer anos após a fase juvenil, nas plantas perenes. Pode ser induzida por pelo mecanismo autônomo, quando for controlada por condições endógenas .

De modo geral, a adubação com NPK 04-14-08 para frutíferas é a melhor opção quando se fala em melhorar a nutrição dessas plantas.