Como saber a ordem cronológica do precatório?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

O tempo de requisição de um precatório depende da sua expedição. Uma solicitação só entra na fila para pagamento do ano subsequente se expedido até o dia 2 de abril do ano corrente. Após esse prazo, ela entrará apenas na ordem de pagamento do outro ano.

Na noite dessa quinta-feira (17/08), o Tribunal Regional da 5ª Região publicou a informação de que os precatórios serão depositados até o final do corrente mês e estarão disponíveis para saque a partir do dia 12/09/2022.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) informa que o pagamento de parte dos precatórios de natureza alimentar inicialmente previstos para 2022, devidos pela União Federal, suas autarquias e fundações públicas, estará disponível para saque pelos beneficiários a partir do dia 31 de agosto de 2022.

Calendário de desembolso – A Diretoria de Precatórios informa que os precatórios não pagos em 2022 terão o indicativo de que, em 2023, será divulgada uma data de pagamento, tão logo seja definido o calendário de desembolso. A segunda e a terceira parcelas do FUNDEF serão depositadas em 2023 e 2024, respectivamente.

Os precatórios do Fundef serão pagos sempre em três parcelas anuais a partir da expedição: 40% no primeiro ano, 30% no segundo ano e 30% no terceiro ano. Dessa forma, as dívidas que venceriam em 2022 serão pagas em 2022, 2023 e 2024.

A fila de pagamento de precatórios existe para que os entes públicos possam se organizar e quitá-las em ordem. Ainda que as filas não garantam o pagamento nos prazos estipulados, elas funcionam como referência para o credor em relação à expectativa de recebimento do crédito.

Assim, podemos verificar que, por lei, os precatórios podem demorar de 6 meses a até dois anos e meio para serem quitados, tudo a depender da data de inscrição do precatório (que definirá o ano de pagamento), bem como o mês de pagamento que o devedor definir (pois este pode escolher pagar logo no começo do ano, ou ...

Como posso consultar a posição em que ele se encontra na lista? Na página www.tjsp.jus.br/precatorios, no item Credores do menu lateral, acesse Lista de Precatórios Disponibilizados e Pendentes de Pagamentos, que direciona para sistema eletrônico de consulta.

Portal Unificado da Justiça Federal da 4ª Região TRF4 | JFRS | JFSC | JFPR

  1. Preenchimento obrigatório: CPF ou CNPJ do Beneficiário:
  2. Preencher somente um dos campos abaixo: Número: Número de registro de precatório ou RPV (10, 15. ou 20 dígitos) ...
  3. Repita as letras no campo ao lado da imagem e clique no botão "Consultar"

A Depre recebe os ofícios encaminhados pelas varas de origem do processo, expedidos quando há uma decisão judicial definitiva condenando o ente público a pagar uma indenização (desde que o valor supere o estabelecido para ordens de pequeno valor – OPVs).

Quando o cliente percebe que seu processo está “aguardando pagamento de precatório”, acreditam que o pagamento já ocorrerá em seguida.

Acesse o Portal do TJSP pelo endereço eletrônico www.tjsp.jus.br e clique no link “Precatórios”, localizado na aba “Cidadão”.

Como consultar precatório federal pelo CPF

  1. Acesse o site do Tribunal de Justiça do seu Estado. Juntamente com o seu documento, navegue pelo menu;
  2. Localize a aba que dá acesso à página dos precatórios;
  3. Preencha as informações exigidas pelo Tribunal. ...
  4. Verifique a situação do seu precatório.

Porém, apenas no caso de precatórios não alimentares. Em suma, a proposta aprovada pelo Senado Federal mantém a data final de pagamento das dívidas com credores alimentares, como é o caso dos servidores públicos e seus herdeiros, em 2024.

O precatório é pago se o valor atrasado for acima de 60 salários mínimos e pode demorar de 1 ano e meio até 2 anos para ser pago. Essa demora acontece por se tratar de uma condenação maior. Os precatórios são liberados somente uma vez a cada ano. Em 2021, os valores saíram no mês de julho.

Os precatórios previdenciários de 2022 não serão pagos integralmente. Os valores superiores a 60 salários mínimos serão parcelados em até 10 anos. O credor irá receber 15% do valor do título e o restante em 9 parcelas nos anos subsequentes. O Governo Federal possui um teto máximo para pagar as dívidas em 2022.

A ordem cronológica de pagamento (ordem geral) corresponde a listagem única que agrupa todos os precatórios, isto é, todas as ordens cronológicas por ente devedor de uma mesma origem afim, como por exemplo, todos os precatórios que deverão ser pagos pelo Estado do Rio de Janeiro.

Para consultar os precatórios a serem pagos em 2022 é só você acessar a página da LOA – Lei Orçamentária Anual 2022 no site da CMO e realizar a sua busca.

Porém, todos eles obedecem à Emenda Constitucional 99/2017, que estendeu para 2024 a quitação de todos os precatórios municipais. Além disso, em outubro de 2021, a Procuradoria-Geral da República considerou que os precatórios municipais que vencem a partir de 2022 podem ser pagos até o último dia de 2029.