Como saber como vai ser o cabelo do meu filho?

Perguntado por: iamorim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

Quando a mãe tem cabelo liso e o pai cabelo cacheado, o bebê tem 50% de chances de nascer tanto com o cabelo liso quanto cacheado. O que determinará o tipo de cabelo da criança é o gene dominante, ou seja, qual dos dois genes, da mãe ou do pai, prevalecerá.

Geralmente, o cabelo do bebê começa a se definir entre os 3 e 6 meses de idade. No entanto, alguns bebês podem nascer com fios de cabelo mais grossos e definidos, enquanto outros podem demorar um pouco mais para amadurecer seus folículos capilares.

Os cabelos também sofrem com o avanço da idade. Por volta dos 45 anos, os fios começam apresentar alguns sinais de envelhecimento como, por exemplo, aspereza, ressecamento e quebra, fios ralos, frágeis e indisciplinados, cabelos sem brilho e com perda da cor.

É uma questão genética relacionada à constituição de cada um e como todo fator genético, varia de pessoa para pessoa, mesmo dentro da mesma família. Não é nenhum 'problema' nem alteração específica dele”, afirma o médico.

Claro que não é um fator único, e genes herdados do pai e fatores ambientais também fazem parte do conjunto total. Contudo, é este gene que indica a predisposição para ir perdendo o cabelo. Mas já agora, o formato e textura dos cabelos são uma herança do pai.

O teste de compatibilidade genética é um importante exame que pode detectar o risco de transmissão de doenças genéticas recessivas e monogênicas hereditárias dos futuros pais para o bebê. Nesse sentido, ele acontece antes da concepção e tem a função estimar a combinação de genes do filho a partir dos genes do casal.

Vale ressaltar, que apenas o tempo não é capaz de mudar a estrutura genética do cabelo, que é o principal fator responsável pela construção dos fios e suas características. Se isso estiver acontecendo, fique atenta se não está abusando de aparelhos de calor ou usando algum produto que cause essa reação.

Níveis hormonais desiquilibrados são uma das principais causas de variação de textura dos cabelos. As variações a nível hormonal que acontecem no corpo da mulher são um dos principais motivos pelos quais os seus fios apresentam diversas texturas, sendo a gravidez um excelente exemplo disso.

E para que os fios dos pequenos de cabelo liso não fiquem rebeldes, a dica é usar o JOHNSON'S® baby Shampoo Cuidado anti-frizz. Com mel e germe de trigo, ele combina a suavidade dos dois ingredientes, nutrindo e fortalecendo os cabelos lisos e os deixando mais brilhantes e fáceis de pentear.

Ao nascimento, os fios da criança costumam ser finos e claros. Depois, até os seis meses de idade, eles começam a cair e ser substituídos por cabelos mais grossos. Algumas crianças passam por esse processo mais cedo do que outras e por isso a preocupação dos pais em relação a velocidade do crescimento.

É verdade que o cabelo muda a cada 7 anos? Pode mudar, mas isso depende de alguns fatores. “Pode existir uma fase anágena, ou seja, de crescimento do fio, mais longa, que dure sete anos, com fios que podem chegar abaixo da cintura.

Os cabelos crespos possuem os cachos mais fechadinhos e, dependendo do seu tipo, eles nem aparecem direito. Por isso, os fios acabam ficando mais armados e causam a impressão de que estão crescendo para cima, ao invés de ter o caimento dos ombros para baixo, mais comum em cabelos cacheados. Isso não é um problema!

É a fase de "desabrochar" para a vida e os hormônios sexuais aumentam — explica a dermatologista Fabiana Corio. A invasão de estrogênio e testosterona altera a fibra capilar e faz os cabelos ondularem, principalmente no caso dos meninos.

Desta forma, à medida que os primeiros fios caem, as mamães podem saber como será o cabelo das crianças a partir da aparência dos novos fios que surgem. Somente a partir dos seis meses de idade é que se torna possível ter certeza do cabelo liso.

Se os pais tiverem um dos avós com olhos azuis, as chances de terem um bebê de olhos azuis sobem um pouco; 4. Se um dos pais tem olhos castanhos e o outro tem olhos azuis, as probabilidades são maiores da criança ter olhos claros, dependendo da cor dos olhos dos avós; 5.

A condição ocorre por conta de uma mutação genética que causa mudanças estruturais nos fios, de modo que ele não pode ser escovado ou alisado, independentemente das tentativas.

É possível ver pelo o ultrassom os fiozinhos formados “mergulhando” entre o líquido e a cabecinha. A maior parte dos bebês tem pouco cabelo, então vemos apenas vislumbres durante o exame. De qualquer forma, os bebês podem sofrer quedas de cabelos por volta de 3 meses, é normal e bem comum.

Eles são finos, suaves e abundantes e caem nas primeiras semanas de vida. Os que estão na cabeça dão lugar aos primeiros fios de cabelo, que já dão uma ideia de como as mechas serão. No entanto, até os dois anos de vida, aproximadamente, ainda podem haver alterações na forma e cor dos fios.