Como saber o estágio do câncer colorretal?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Os quatro estágios do câncer colorretal são:

  1. Estágio 1: o tumor atingiu a mucosa e submucosa;
  2. Estágio 2: o tumor atingiu a serosa que recobre o intestino;
  3. Estágio 3: o tumor acometeu os linfonodos ao redor do intestino;
  4. Estágio 4: as células tumorais migraram para outros órgãos.

Os exames de imagem como raios-x, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassom e PET também podem fornecer informações sobre a quantidade e a localização do câncer no corpo. Frequentemente, é necessária uma biópsia para confirmar o diagnóstico de câncer.

Estágio 3: O tumor já se espalhou para os linfonodos próximos ao cólon, mas ainda não chegou aos outros órgãos. Estágio 4: No último estágio do câncer colorretal, o tumor já se espalhou para outros órgãos e tecidos do corpo.

Estádio 4: esse é o estágio mais avançado do câncer de intestino. Nessa fase, a doença está em metástase pelos órgãos distantes, como pulmão, fígado ou ossos. São indicadas cirurgias das metástases e quimioterapia. Nessa fase, 20-30% dos pacientes se curam.

O problema ocorre quando o câncer já está em estágio avançado, comprometendo fígado, estômago, pulmão e outros órgãos. Dessa forma, as chances de cura são quase nulas. Após a cura, é essencial que o paciente faça acompanhamento médico para monitorar possíveis recidivas ou aparição de novos tumores.

  • Dor nas costas, peito, cabeça, ossos ou articulações;
  • Dificuldade em urinar;
  • Dormência ou fraqueza em qualquer parte corpo;
  • Tosse seca;
  • Falta de ar ou dificuldade em respirar;
  • Perda de apetite;
  • Náuseas, vômitos ou perda de peso;
  • Convulsões.

A metástase geralmente é diagnosticada por meio dos exames de acompanhamento do paciente, que são feitos depois do fim do tratamento do câncer. Esses testes também ajudam na escolha do tratamento, que leva em conta a origem, o tamanho e a extensão da metástase.

Para se ter uma ideia, a probabilidade de o indivíduo com diagnóstico de câncer estar sofrendo é de 100%. Tem a dor física, que pode resultar em falta de ar, fadiga, náuseas, falta de apetite, além de outras dores muito fortes no corpo.

Dependendo do tipo de linfoma de estágio 4 que você tem, é possível curar o câncer. Mesmo que você não possa curá-lo, os tratamentos podem ajudar a prolongar sua vida e melhorar sua qualidade.

Atualmente recomenda-se a ultrassonografia (US) como exame de imagem de escolha para avaliação de acometimento regional em tumores tireoidianos primários, ficando o uso de tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética reservado para exceções.

Ele é atualizado a cada 6 a 8 anos para incluir os avanços na compreensão de uma doença como o câncer. No sistema TNM, a cada tipo de câncer é atribuída uma letra ou número para descrever o tumor, linfonodos e metástases. T para o tumor primário. N para linfonodos.

Quando ocorrem metástases em órgãos distantes, o tratamento indicado é a quimioterapia, podendo ser associada a drogas de alvo molecular, seguida de radioterapia externa e cirurgia para remoção do tumor de reto. Em algumas situações também é indicada a cirurgia para remoção das metástases.

Câncer colorretal afeta homens e mulheres e chances de cura chegam a 90% Ter um estilo de vida saudável e bons hábitos são alguns dos pré-requisitos para evitar a ocorrência de uma série de doenças, independentemente de sua gravidade.

Sintomas. A maioria dos pacientes é assintomática, mas pode apresentar perda de peso, perda do apetite, fraqueza, dor na região do fígado. Podem ter sintomas do tumor primário, ou seja, do tumor do intestino, causando constipação, diarreia, sangramento anal.

De maneira geral, a taxa de sobrevida nos pacientes, até cinco anos, é de 65%, no entanto, esse número pode aumentar para até 95% de sobrevida em cinco anos, se o tumor for encontrado ainda no estado precoce.

Taxa de sobrevida para Câncer Colorretal

Estágio SEERTaxa de Sobrevida em 5 anos
Localizado90%
Regional71%
À distância14%
Todos os estágios SEER combinados63%

O estado irreversível significa que ainda há vida, mas o paciente se encontra em estado terminal, ou seja, no qual nenhum tratamento é capaz de melhorar o estado de saúde, explica a oncologista Rachel Riechelmann, head de Oncologia do Hospital A.C. Camargo.

Estágio 1: o tumor atingiu a mucosa e submucosa; Estágio 2: o tumor atingiu a serosa que recobre o intestino; Estágio 3: o tumor acometeu os linfonodos ao redor do intestino; Estágio 4: as células tumorais migraram para outros órgãos.

A sobrevida média livre de doença foi de 16,6 meses. Ocorreram 4 óbitos e houve perda de seguimento de um paciente. Pacientes com câncer colorretal (CACR) abaixo dos 30 anos são usualmente bastante sintomáticos, sendo portadores de doença avançada ao diagnóstico com tendência a apresentar pior prognóstico.