Como saber o GTIN de um produto?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 20 de maio de 2023
/ 5 16 votos

Um Número global de item comercial (GTIN) é um identificador único e reconhecido internacionalmente de um produto. Quando um GTIN está disponível, ele aparecerá ao lado do código de barras na embalagem do seu produto ou na capa do livro.

GTIN é o número que aparece abaixo do código de barras, amplamente utilizado no varejo para identificação de produtos. Sua estrutura mais comum é de 13 dígitos, podendo também ser formado por 8 ou 14 dígitos.

Para produtos que não possuem código de barras com GTIN, deve ser informado o literal “SEM GTIN” (conforme Nota Técnica 2017.001 versão 1.30). Ou seja, onde é exigido o código de barras, deve-se preencher com a frase “SEM GTIN”, e não com números fictícios de códigos de barras.

GTIN é uma sigla que significa Número Global do Item Comercial ou Global Trade Item Number. Esse é o número que é observado logo abaixo das barras no código (os números do código de barras).

Se o produto comercializado na NF-e/NFC-e possuir código de barras com GTIN, ele deve ser destacado no documento, seja a NF-e/NFC-e gerada pelo fabricante, distribuidor, revenda, varejo, etc. Quando o produto comercializado for o mesmo que o produto tributável o código enviado no cEAN e no cEANTrib será o mesmo.

O Número Global de Item Comercial (GTIN) é um código único que permite a todos os parceiros comerciais de uma empresa identificar facilmente os seus produtos e as comunicações sobre os itens. Um código GTIN pode ir acompanhado por uma representação gráfica: um código de barras.

Para saber o código EAN de um produto, basta localizar seu código de barras. Lembre-se que ele fica logo abaixo da imagem de barras. Essa sequência é formada por 13 números e é composta da seguinte maneira: Os primeiros três números indicam a origem do produto (o código EAN do Brasil é 789, por exemplo).

GTIN (Global Trade Item Number, ou Número Global do Item Comercial) é um padrão mundial utilizado para identificar qualquer item (produto ou serviço) que possa ser pedido, precificado ou faturado dentro de uma cadeia de suprimentos.

Quem fornece o GTIN? O código GTIN não pode ser criado de forma manual, como SKU, se você for fabricante sua empresa precisa se filiar a GS1 Brasil. Se você adquire seus produtos de um fornecedor basta requisitar o código de barras, EAN ou GTIN, nomes popularmente conhecidos para identificar o código.

Saiba como funciona o GEPIR
Para utilizar o GEPIR, basta digitar o número do código de barras de qualquer item para obter informações do fabricante, como nome, endereço e CNPJ. Por ser uma ferramenta global, é possível obter dados de produtos dos associados GS1 de vários países.

Validação no CCG
Dessa maneira, a mesma regra vale para distribuidores ou revendedores, que devem informar a identificação GTIN informado pelo fornecedor da mercadoria, e para os produtos que não tenham o código preencher a informação “SEM GTIN”.

Para isso, acesse Estoque > Produtos em Estoque, em seta ao lado de visualizar do produto que deseja inserir o código, clique em "Alterar", agora na aba lateral clique em "Mais Informações", nessa aba tem um campo próprio chamado Código de Barras GTIN, pode preencher com o código do produto, caso já tenha.

O preenchimento do GTIN deve ser realizado dentro do cadastro de cada produto, acessando através de Estoque > Cadastros > Produtos > Adicionar novo ou clicar no produto já existente > Informações do produto > Campo Código de barras (EAN).

GTINs, anteriormente chamado códigos EAN, são atribuidos para qualquer item (produto ou serviço) que pode ser precificado, pedido ou faturado em qualquer ponto da cadeia de suprimentos. O GTIN é utilizado para recuperar informação pré-definida e abrange desde as matérias primas até produtos acabados.

Criado na Europa pelo Sistema GS1, o EAN é um código de barras composto por 13 dígitos para identificar individualmente um objeto ou produto. Ele contém todas as informações relevantes, como fabricante, país de origem, modelo do produto e dígito verificador.

Como cadastrar o GTIN/EAN em um anúncio na Shopee? Para facilitar as buscas de produtos vendidos na sua loja que já possuem um código de barras, preencha o campo GTIN/EAN na área Informações de Vendas ao cadastrar seus produtos.

GTIN significa Número Global do Item Comercial. Se trata de um padrão criado e administrado pela GS1. É ele que aparece abaixo dos códigos de barras, amplamente utilizados no varejo físico para identificação de produtos. Sua forma mais comum é de 13 dígitos, podendo também ser formado por 8, 12 ou 14 dígitos.

O último dígito de um número de código de barras de varejo EAN-13 ou UPC-A é chamado de dígito verificador. O dígito verificador é calculado a partir de todos os outros números no código de barras e ajuda a verificar se o número do código de barras está correto.

Aplicação do GTIN na NFe e NFCe
O GTIN será informado no campo cEAN e sua informação tributária no cEANTrib, que já existe na NFe, atualmente utilizados para informação do EAN (código de barras).

Para resolver, é necessário acessar o cadastro do produto indicado na rejeição em Menu >> Gerenciar Produtos >> abri-lo para alteração e indicar o mesmo código que está cadastrado no campo Cod.

Cada país tem seu conjunto de algarismos próprios. O do Brasil, por exemplo, é 789. Logo, pegou um produto na mão, olhou o código de barras, começa por 789 = Brasil. Código do Fabricante: em seguida, aparece a sequência de números que identificam a empresa que produz o produto.