Como saber o tamanho do bebê pelo tamanho do fêmur?

Perguntado por: opilar2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Então para calcular o comprimento do bebê utilizamos uma fórmula que foi publicada na literatura. A fórmula para o cálculo do comprimento do bebê é: Comprimento Fetal = 6,18 + 0,59 x Comprimento do Fêmur em Milímetros.

Uma pessoa de 1,80 m tem um fêmur de aproximadamente 50 cm. Geralmente, o fêmur direito é ligeiramente menor do que o esquerdo. O fêmur divide-se basicamente em cabeça do fêmur, colo do fêmur, trocanter maior e trocanter menor, linha áspera e côndilos femorais.

A altura uterina é a medição do crescimento do bebê por meio de uma fita métrica para verificar se o crescimento está adequado à idade gestacional. Esse exame costuma ser feito pelo obstetra a partir da metade da gravidez e tem como objetivo principal identificar o tamanho do bebê, o ritmo do crescimento e a posição.

Os seguintes parâmetros foram analisados: diâmetro biparietal (DBP), circunferência cefálica (CC) e abdominal (CA), assim como comprimento do fêmur (CF) e diâmetro transverso do cerebelo (DTC).

3,5 kg

O peso ideal de uma criança nascida no tempo normal de gestação, ou seja, entre 37 e 41 semanas, está em torno de 3 kg a 3,5 kg.

Durante os primeiros 3 meses ela é mapeada pelo comprimento cabeça-nádega (CCN), já nos meses seguintes a idade gestacional é calculada via 3 medidas importantes: a circunferência cefálica (CC), o comprimento do fêmur (CF) e o diâmetro biparietal (DBP).

Em torno da 20ª semana de gestação, no ápice do crescimento intrauterino, o feto chega a crescer 10 cm a cada 4 semanas. O pico da velocidade de ganho ponderal é atingido por volta da 30ª a 32ª semana de gestação, quando o feto pode ganhar até 1 kg a cada 4 semanas.

O médico irá medir a cabeça do bebê, o abdômen e o comprimento do fêmur. Com essas medidas o aparelho traz uma série de fórmulas para calcular o peso do bebê. Desde o advento do ultrassom diversas fórmulas foram desenvolvidas, entretanto a mais usada é a fórmula de Hadlock.

Não existe um percentil normal e outro “anormal”. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que seja considerada como referência de peso esperado os percentis 10 e 90. Ou seja, quando o peso do bebê está entre o percentil 10 e 90 ele é considerado adequado.

No período de maior crescimento fetal, os bebês ganham, em média, entre 150g e 200g de peso a cada semana. É importante ter em mente que, desde a concepção, o ritmo de crescimento depende de vários fatores.

Uma ultrassonografia. leia mais pode ser utilizada para determinar o tamanho do feto e calcular o peso fetal para confirmar o diagnóstico de bebê grande para a idade gestacional (GIG). Após o nascimento, o diagnóstico de GIG é feito por meio da avaliação da idade gestacional e do peso do bebê.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatra, a previsão da altura da crianças pode ser feita seguindo a seguinte fórmula: Para meninas: (altura da mãe em centímetros) + (altura do pai em centímetros - 13) /2. Para meninos: (altura da mãe em centímetros) + (altura do pai em centímetros + 13) /2.

Em relação ao tamanho do bebê, no oitavo mês de gestação ele mede aproximadamente entre 40 e 45 cm e pesa por volta de 2,8 kg.

DBP:90,0 MM.

Isso pode acontecer por questões genéticas ou da característica da própria criança, ou então por alguma ineficiência na gravidez. Mas, estando acima de 2,5 kg, o peso é considerado normal. O bom é que dá para usar por mais tempo as roupas tamanho RN.

Segundo a enfermeira obstetra, Natália Cunha, bebês com mais de 50 cm ou pesando acima de 3,5kg são atípicos. “Normalmente, recém-nascidos nascem com peso entre 2,8kg e 3,5kg, em parto normal ou cesárea”, explica.