Como saber se a batata doce roxa está estragada?

Perguntado por: iornelas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Uma outra forma de verificar se a sua batata doce está estragada é através do contato com a pele da mesma. Para isso percorra a superfície da batata doce com os dedos, e se constatar que a casca da mesma está engelhada e seca, pode ser um sinal de que o vegetal está ficando estragado.

Essa cor arroxeada se deve à grande quantidade de um pigmento vegetal chamado antocianina, e seu maior benefício é ser um poderoso antioxidante. Isso significa que combate os tão temidos radicais livres, que nada mais são do que moléculas produzidas pelo nosso próprio corpo.

Sobtemperatura baixa, as raízes ficam escurecidas, com cheiro e sabor alterados, e permanecem duras após o cozimento. Por isso, a batata-doce só deve ser mantida em geladeira por curtos períodos de tempo, sempre na parte mais baixa e em sacosde plástico para evitar ressecamento.

Se a batata-doce depois de cozida estiver escura por dentro, pode ser que já esteja velha. Se não houver alteração de sabor ou aroma, pode ser consumida sem problema.

Pode comer batata verde e com brotos? O ideal é não consumir a batata verde, e sim descartá-la. Isso porque o tubérculo, quando exposto à luz e ao calor por muito tempo, pode ficar esverdeado e gerar pequenos brotos (justamente nos pontinhos mais escuros que ficam na casca).

Por conter substâncias goitrogênicas, que atrapalham a absorção de iodo, a batata-doce na dieta está associada à incidência de disturbios da tireóide, como o hipotireoidismo, gipertireoidismo, tireoidite de Hashimoto, doença de Graves e câncer de tireoide.

Elas podem ser mantidas nesse estado por até 14 dias. O processo de cura cria uma segunda casca que se forma sobre os arranhões e feridas, permitindo que as batatas-doce durem mais tempo no armazenamento.

A batata-doce, especialmente a roxa, é rica em antocianinas, um tipo de antioxidante que melhora as funções das veias e diminui a formação de placas de gordura nas artérias, além de diminuir os níveis de colesterol “ruim” no sangue, prevenindo doenças como derrame, infarto e aterosclerose.

Usar uma ou duas colheres de vinagre na mistura também é indicado! Se não for uma opção, o limão pode substituir o vinagre. Dica útil: Se as batatas estiverem escuras, cozinhe-as no leite e em fogo baixo — isso pode fazer com que elas voltem ao tom natural.

Isso se deve ao processo de oxidação que esses alimentos sofrem quando são expostos ao ar e à luz. Para prevenir esse processo oxidação, é melhor utilizar as batatas descascadas na hora.

O que leva a batata escurecer é um processo de oxidação , que ocorre quando as batatas descascadas são expostas ao ar e á luz. Ainda que seja seguro comer batatas escurecidas, elas não ficam muito atraentes em um prato.

As lesões são recobertas por numerosos e pequenos pontos pretos, correspondentes às estruturas de reprodução do patógeno, os picnídios, os quais podem ser observados sobre hastes e raízes de batata-doce (Figura 3).

A batata-doce alaranjada tem coloração forte porque possui uma grande quantidade de betacaroteno, que dá origem a vitamina A.

A cultivar de batata-doce BRS Anembé possui raízes com formato ovalado, com pele de cor vermelha-arroxeada, polpa de coloração roxa e profundidade dos olhos rasa.

Os danos por inseto ou broca podem ser superficiais. Nesse caso, a qualidade do produto não é alterada e a parte atacada é eliminada no descascamento. Quando os danos são internos, a broca causa sabor amargo característico, cheiro alterado e polpa escura.

Suas raízes possuem casca roxa e formato alongado. Possui polpa creme e quando cozida apresenta polpa amarela, doce, macia e seca (rica em amido).

Quanto mais líquido branco aparecer, mais amido ela tem. Quanto mais amido tiver, quer dizer que ela é uma tipo C = Mehlig kochende Kartoffelsorten. Se quase não sair líquido branco quer dizer que a batata tem pouco amido, então é uma batata do tipo A = Festkochende Kartoffelsorten.

Manchas verdes e brotos contêm mais toxinas do que a batata em si, de acordo com Kim. “Essas toxinas não são destruídas pelo cozimento, mas você pode eliminá-las cortando as partes verdes ou germinadas antes de cozinhar”, diz Kim.

A intoxicação por solanina provoca principalmente desordens do foro gastro-intestinal e neurológico, os sintomas incluem náuseas, diarreia, vómitos, cólicas, fadiga, ardor na garganta, dor de cabeça e vertigens, em alguns casos ocorre alucinações, perda de sensibilidade, paralisia, febre, icterícia, pupilas dilatadas e ...