Como saber se a câmera está ligada?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Um truque muito fácil para verificar se uma câmera de vigilância está ligada é a mudança de cor. Como assim? Quando está funcionando com total normalidade, a luz fica vermelha, mas se estiver apagada ou com falhas no sistema, a cor ficará branca.

As câmeras são instaladas em pontos estratégicos da casa, privilegiando entradas, áreas comuns e corredores. As câmeras tradicionais são ligadas a um circuito fechado de TV (CFTV). Esse circuito é composto, além das câmeras, de um equipamento que armazena as imagens.

Esse problema pode estar relacionado ao software ou hardware. Antes de entrar em contato com o fabricante do dispositivo, você pode tentar várias soluções possíveis para esse erro: Reinicie o telefone - desligue o telefone, aguarde cerca de 10 segundos e ligue-o novamente.

Os sistemas de câmeras de segurança mais modernos possuem baterias que asseguram o funcionamento mesmo após apagões ou falhas no abastecimento de energia.

Pressione o botão Power no painel frontal/controle remoto durante, pelo menos, 3 segundos e o sistema interromperá todas as operações. Em seguida, pressione o botão On/Off no painel posterior para desligar o equipamento.

Outra maneira de saber se câmeras escondidas estão ligadas no ambiente é desligando as luzes e acendendo a lanterna do celular. Então, tudo que você tem que fazer é passar o feixe de luz devagar por todo o local. Se uma câmera estiver escondida ali, as lentes vão refletir a luz, facilitando a descoberta.

a luz vermelha (tally light) que se acende na frente da câmera orienta atores profissionais sobre quando a câmera está ou não gravando determinada cena. No entanto, pessoas comuns na maioria das vezes sentem-se intimidadas ao serem enquadradas por uma câmera de vídeo, e essa luz acentua esta sensação.

Em suma, não existe um prazo definido. Contudo, para garantir ações policiais e jurídicas no pior dos cenários, deve-se possuir todas as imagens captadas por todas as câmeras por cerca de pelo menos um mês.

Aponte um laser infravermelho diretamente na lente da câmera. Isso é mais discreto do que usar luzes LED chamativas na roupa, mas você deverá ser ainda mais preciso; se o feixe se deslocar 1 mm, seu rosto aparecerá.

COMO FUNCIONAM AS CÂMERAS DE SEGURANÇA
Na verdade é muito simples: as imagens são captadas pelo equipamento e então, o sistema envia as informações para um dispositivo e então tudo é gravado no HD.

Em geral, apenas o síndico, os porteiros e zeladores possuem esse acesso, para fins de monitoramento no cotidiano. Em casos excepcionais, como por exemplo algum dano ao patrimônio de algum vizinho ou suspeita de crimes as imagens podem ser solicitadas ao síndico para averiguação.

A câmara escura é um dispositivo óptico que passou a ser usado no Renascimento. Consiste em uma caixa ou uma sala escura com uma abertura em um dos lados que permite a passagem da luz de uma fonte externa para o espaço escuro, projetando uma imagem invertida da cena externa no lado oposto.

A fim de comprovar que é válido o princípio da propagação retilínea da luz temos a câmara escura de orifício, que é basicamente constituída de uma caixa de paredes opacas e pretas internamente, totalmente fechada, com exceção de um pequeno orifício feito em uma das paredes, por onde penetra a luz.

Durante a noite os infravermelhos são ativados e elas funcionam perfeitamente, mas quando amanhece, de forma aleatória, alguma estão ficando com tela azul, e isso acontece de forma esporádica.

Essas câmeras utilizam um sistema de monitoramento que também é composto por LEDs, mas com uma característica adicional: são infravermelhos. Assim, a principal diferença entre esse tipo e o anterior diz respeito ao alcance: a câmera infravermelho captura imagens no escuro a uma distância de té 30 metros!

As câmeras de segurança usam luzes infravermelhas para permitir que as câmeras capturem imagens em condições de pouca luz. Se suas câmeras estiverem com a bateria fraca, as luzes infravermelhas podem não estar recebendo energia suficiente para funcionar corretamente.

Câmeras de segurança conectadas à Internet podem virar alvo de hackers. É possível que alguém mal intencionado consiga gravar ou até acompanhar ao vivo o que acontece na casa ou trabalho dos usuários, trazendo riscos à privacidade e à segurança.

Se a câmera estiver desligada o DVR não fará a gravação pois não está recebendo a imagem da câmera.