Como saber se a cirurgia da cesárea está inflamada?

Perguntado por: earruda . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Sintomas dos Pontos da Cesárea Inflamada

  1. Vermelhidão no local.
  2. Cicatriz quente e endurecida.
  3. Dor ou ardência na região.
  4. Pequena secreção aquosa ou purulenta em um dos lados dos pontos ou em ambos.
  5. Alta sensibilidade ao se levantar, movimentar ou sentar.

Segundo o cirurgião, os sinais de infecção são: vermelhidão, pontos abertos e pus. Nesses casos, é importante pedir que seu médico avalie. “Depois de uns três meses, mais ou menos, outro ponto que pode indicar que algo não vai bem é quando a cicatriz começa ficar mais alta, com um aspecto grosseiro.

Qualquer cicatriz pode inflamar, inclusive de cesárea. Os fatores que podem levar a uma inflamação na cicatriz são "encravamento" de pêlos na cicatriz em formação (principalmente os pubianos no caso de cesáreas), reação inflamatória ao fio de sutura e esforços físicos precoces.

Higienização dos pontos da cesárea
A região onde estão os pontos da cesárea precisa de muita higiene. Tome banho normalmente, mas sempre com o curativo. Depois, refaça o curativo com cuidado, retirando as gazes molhadas, higienizando bem o local com álcool 70% e/ou o antisséptico receitado pelo médico.

Dormir de lado ou de barriga para cima
A posição mais indicada no pós parto é de barriga para cima, com um travesseiro embaixo dos joelhos para acomodar melhor as costas e evitar dor. Porém, se a mulher preferir dormir de lado deve colocar um travesseiro entre as pernas.

Mesmo assim, durante um mês, é normal sentir fisgadas ou dores no local da cirurgia de vez em quando. Lembre-se de que você acabou de passar por uma cirurgia, então é preciso tomar cuidado com movimentos bruscos. Não há problema em fazer caminhadas e atividades normais da casa, mas nem pense em abaixar e pegar peso.

Durante os primeiros 15 dias após a realização da cesariana é fundamental que a mulher evite carregar peso e também não realize qualquer movimento brusco. O esforço pode prejudicar a cicatrização, bem como desencadear dor.

Sendo assim, para identificar um ponto inflamado é importante ficar atento aos sintomas dessa condição, que são:

  1. Vermelhidão;
  2. Inchaço;
  3. Região dolorida;
  4. Sensação de calor na região.

O inchaço é muito comum devido ao rompimento de vasos linfáticos durante a cesariana. Você deve observar se o lado esquerdo da cicatriz está mais profundo. Não utilize aparelhos e nem massagens fortes e/ou doloridas, pois poderá agravar o caso.

A cesariana é uma cirurgia de grande porte. É preciso levar isso em conta para entender (e esperar) que ela cause tanto desconforto quanto dor. Normalmente, contamos com esse quadro nos primeiros quarenta dias após o procedimento; em seguida, esses sintomas tendem a ficar mais amenos.

Pode ficar mais endurecido devido a reação do seu próprio organismo ao fio de sutura e a cirurgia, no processo de cicatrização... convém retorno ao médico que fez a cirurgia para melhor avaliação.

Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.

Depois de retirar o curativo e os pontos, o médico pode indicar o uso de um creme, gel ou pomada cicatrizante para ajudar a descolar a cicatriz da cesárea, deixando ela menor e mais discreta.

Demora como qualquer outra cirurgia. Em torno de 30 dias está cicatrizado perfeitamente, podendo voltar às atividades normais, vida sexual, academia, ginástica, entre outros.

Conforme o efeito da anestesia vai passando, você poderá sentir dor para tossir, espirrar e dar risada. Nessa hora, colocar um travesseiro sobre o corte pode ajudar.

Porém, ao chegar em casa é importante que você mantenha um repouso leve por cerca de 15 dias. Isso quer dizer que você não deve subir ou descer escadas, abaixar, carregar peso e ficar muito tempo de pé.

A ferida operatória pós-cesariana deve ser limpa apenas com gaze e solução salina fisiológica, após as primeiras 48 horas, para evitar a formação ou manutenção de crostas hemáticas (restos de sangue), facilitando o momento da retirada dos pontos e a qualidade final da cicatriz (1,2).

As repercussões da cesárea a longo prazo incluíram aderências pélvicas, obstrução de intestino delgado, dismenorreia, dor crônica, disfunção sexual, subfertilidade, incontinência fecal e urinária e prolapso de órgãos pélvicos.

Entre 10 e 12 dias o útero volta à posição intrapélvica. Durante os 25 dias posteriores ao parto, o endométrio (mucosa que cobre o interior do útero) vai cicatrizando de forma natural e, com o passar das semanas, vai recobrando a espessura. Entre os 30 e 45 dias pode reaparecer a ovulação.

O acúmulo de gases e a distensão abdominal que ocorre após uma cesariana também ocorre em outras cirurgias abdominais onde se entra na cavidade peritoneal/abdominal e se manipulam as alças intestinais causando o chamado íleo paralítico pós-operatório onde o trânsito e funcionamento intestinal ficarão paralisado por ...

A cirurgia da cesárea corta pele, músculos e a parede do útero, não tem corte na região do períneo por exemplo, mas pode haver lesões de nervos que levam a essa dor em ardência.