Como saber se a comida foi para o pulmão?

Perguntado por: ndiniz . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Habitualmente, os sintomas de aspiração e consequente inflamação pulmonar surgem muito rápido, cerca de 1-2 horas após a aspiração.
...
Os sintomas da pneumonia por aspiração

  1. Dor no peito.
  2. Tosse com expetoração purulenta (com pus)
  3. Tosse com sangue ou pus.
  4. Falta de ar.
  5. Respiração ofegante.
  6. Febre.
  7. Fadiga.
  8. Confusão mental.

Todo mundo já teve a sensação de o alimento “entrar pelo lugar errado”. Quando a comida/bebida entra na traqueia ao invés do esôfago, acontece a broncoaspiração.

Os sintomas típicos incluem respiração ofegante, asfixia, dificuldade em respirar, coloração azulada da face e uma tosse persistente. Se o objeto estiver causando um bloqueio importante nas vias aéreas, estes sintomas ocorrem de repente e requerem tratamento imediato em um departamento de emergência.

para os pulmões e segue seu trajeto normalmente), quando a comida chega ao esôfago, a epiglote levanta, possibilitando a respiração pulmonar.

A aspiração silenciosa de saliva e/ou do bolo alimentar corresponde à passagem dos mesmos abaixo das pregas vocais sem provocar tosse ou outro sinal externo, ou ainda dificuldade respiratória inicial naquele instante, por deficiência de fechamento glótico protetor1-2.

A broncoscopia é o método de escolha para a remoção de corpos estranhos alojados nas vias aéreas. Pode ser realizada com broncoscópio rígido ou flexível. Apesar de a broncoscopia rígida ser preferível, a broncoscopia flexível está se tornando cada vez mais importante no tratamento de pacientes adultos.

Quando líquidos e alimentos descem pelo sistema respiratório, motivados pelo fechamento de uma válvula chamada epiglote, e impedem a passagem do ar, ocorre o engasgo. Em último caso, esse problema pode causar sufocamento, pneumonia e até a morte.

O principal sintoma de DRGE no sistema respiratório é a tosse ou pigarro persistente. Também podem ocorrer falta de ar, chiado no peito e expectoração de acordo com o tipo de complicação pulmonar que a DRGE provocar. Sintoma relativamente comum é o despertar durante o noite como se estivesse sufocado ou asfixiado.

Deitar a pessoa engasgada. A primeira ação deve ser chamar ajuda! Não coloque a mão ou o dedo em forma de pinça na boca do engasgado, na tentativa de retirar o alimento, pois há risco de obstruir ainda mais a via aérea. Não provoque o vômito, pois a obstrução é da via aérea , não da via digestiva.

Ao abraçar a pessoa engasgada pelo abdômen, posicione uma das mãos sobre o epigástrico e com a outra mão pressione a primeira mão, ao mesmo tempo que realiza um movimento de gancho, como se fosse levantar a pessoa. Continue o movimento até que a pessoa desobstrua as vias.

O esôfago é o local mais comum de impactação por corpos estranhos ingeridos. O principal sintoma é a disfagia aguda; os pacientes com obstrução completa do esôfago hipersalivam e são incapazes de engolir secreções orais.

Exame chamado videodeglutograma: através de uma endoscopia, o médico faz o paciente tomar um copo de líquido radiopaco para ver o o mecanismo de deglutição. O exame é feito com acompanhamento de radiologista e fonoaudióloga. O teste é realizada com líquidos quentes, mornos e frios, além de sólidos.

Experimente uma xícara de chá verde. Em um estudo coreano, o consumo de chá verde apenas duas vezes ao dia reduziu o risco de DPOC em pessoas com 40 anos ou mais.

Os principais riscos de aspiração aos quais os pacientes estão expostos são: hipóxia, arritmias, laringoespasmos, traumatismo da mucosa traqueal, riscos de infecção, troca de gases prejudicada e desobstrução ineficaz das vias aéreas, comprometendo seriamente o débito cardíaco e o fornecimento de sangue aos tecidos.

A aspiração também deve ser considerada quando ocorre o primeiro quadro súbito de chiado no peito em crianças sem casos de alergia na família. Tosse persistente, chiado no peito, falta de ar súbita, rouquidão e lábios e unhas arroxeadas, são sinais sugestivos de que pode ter ocorrido a ACE.