Como saber se a dor de garganta e Vírus ou bactéria?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.

“Geralmente, as infecções bacterianas apresentam sintomas mais graves. A pessoa fica bastante prostrada, abatida, e há maiores chances de complicações. Na infecção viral, os sintomas costumam vir mais leves”, afirma a pediatra Flávia Bello.

No caso da infecção bacteriana, se indica ministrar antibióticos para amigdalite com derivação de penicilina. Por mais que a doença tenha duração média de 3 dias na grande maioria dos casos, esse medicamento se recomenda durante 5 a 7 dias. Assim, pode-se confirmar que a bactéria já não está no organismo.

Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.

Os sintomas típicos de uma infecção bacteriana incluem:

  • Febre;
  • Tosse e espirro;
  • Dor no corpo;
  • Cansaço;
  • Náusea e vômito;
  • Edema local.

Com a Ômicron, a gente vê uma diminuição dos eventos de perda de olfato e paladar e um aumento de dor de garganta e sintomas respiratórios, como obstrução nasal e coriza”, afirma o presidente da SBI.

Quando a dor de garganta é preocupante? Se a sua dor de garganta durar mais de 7 dias, sem se curar espontaneamente, busque atendimento médico. Não tratá-la pode levar a complicações, como o já citado câncer de garganta. Estando continuamente expostos aos ambientes, sempre haverá riscos de adquirir uma dor de garganta.

Os principais antibióticos que podem ser recomendados para o tratamento da garganta inflamada são:

  1. Amoxicilina. A amoxicilina é um antibiótico geralmente indicado para tratar infecções que são causadas pela bactéria Streptococcus A., como a faringite e a amigdalite. ...
  2. Azitromicina. ...
  3. Eritromicina. ...
  4. Clindamicina. ...
  5. Cefalexina.

Qual a diferença de uma infecção viral e bacteriana? Como se poderia pensar, as infecções bacterianas são causadas por bactérias, e infecções virais são causadas por vírus. Por outro lado, as duas possuem sintomas muito parecidos. Assim, a realização de exames é a única maneira de diferenciá-las totalmente.

A amigdalite bacteriana é causada, na maioria dos casos, por bactérias do gênero Streptococcus, que estão naturalmente presentes na boca sem causar qualquer sintoma. No entanto, devido a situações que diminuem a ação do sistema imune, é possível que proliferem e causem a inflamação das amígdalas.

Infecção viral é um termo utilizado para caracterizar doenças provocadas por vírus patogênicos. No geral, ela ocorre principalmente por meio do contato com secreções ou pela água, alimentos e objetos contaminados. As principais infecções transmitidas por vírus são gripe, herpes, catapora, sarampo e hepatite.

Dentre todos os anti-inflamatórios, o mais estudado para a dor de garganta é o Ibuprofeno.

Inflamação e infecção na garganta
Uma inflamação traumática, por gritar muito no futebol, é um exemplo. Já a infecção é algum microrganismo que está 'agredindo' a mucosa e/ou as estruturas da garganta”, explica o otorrinolaringologista Rodrigo Pozzi.

Problema mal curado pode evoluir para febre reumática. Uma dor de garganta pode parecer algo simples de tratar. Muita gente, aliás, nem dá muita atenção ao problema. Mas essa infecção, se não for adequadamente curada, pode evoluir para uma febre reumática, uma doença que pode deixar sequelas graves no organismo.