Como saber se a frase está no passado simples?

Perguntado por: lrezende . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

O auxiliar did not ou didn't já indica que a frase está no Simple Past. Veja alguns exemplos: You did not play(ed) basketball last week. (Ele não jogou basquetebol semana passada).

A formação básica do Simple Past é feita com o uso do auxiliar did nas formas negativa e interrogativa, e com o acréscimo de –ed, –ied ou –d ao final do verbo principal no infinitivo, sem o to, na forma afirmativa. Observe as tabelas abaixo e confira exemplos de conjugação do Simple Past. Did I dance? Did you dance?

Assim, o simple past é caracterizado pelo past participle, no caso dos verbos regulares. Esse tempo verbal possui três formas: afirmativa, negativa e interrogativa.

Past Simple é o tempo verbal usado para falar de ações que já aconteceram (ações e eventos que ficaram no passado). Past Participle forma do verbo usada em construções gramaticais específicas (tempos compostos, voz passiva, etc).

Os verbos regulares são aqueles que seguem um padrão na conjugação. Nesse caso, recebem o sufixo “ed” ou “d” em seus modos simple past ou past participle, como em work e worked, ou “ied” nos casos de alguns verbos terminados em y, como study e studied. Já os verbos irregulares não seguem esse padrão.

Was e were são as flexões do verbo to be no passado. A flexão was é usada com os pronomes I (eu), he (ele), she (ela), it (utilizado para fazer referência a pessoas, animais, lugares e/ou objetos). Já a flexão were é usada com os pronomes you (você), we (nós), you (vocês) e they (eles/elas).

Existe uma maneira mais curta de responder perguntas no passado simples?

  • Yes, he was tall = Yes, he was. Sim, ele era alto = Sim, era.
  • Yes they were very hungry = Yes, they were. Sim, eles estavam com muita fome = Sim, estavam.
  • Yes, I was in France last week =Yes, I was.

Como regra geral, pode-se dizer que para conjugar um verbo no Simple Present, basta usá-lo no infinitivo sem o to no caso dos pronomes I, you, we e they, e acrescentar -s, -es ou -ies no caso dos pronomes he, she e it.

Did é geralmente usada em inglês para indicar que a sentença ou está na forma interrogativa (é uma pergunta) ou é uma sentença negativa (tem um “não” nela). Na negativa esse “não” pode ser escrito ou como did not ou como didn't (a forma abreviada de did not).

Para ser passado, é preciso acrescentar “ed” ao verbo: “You worked”. O mesmo serve para qualquer pessoa, inclusive “he, she, it”. Formando as frases: “I worked yesterday.”, “She worked yesterday.” e “He went to the cinema last week.”.

Os verbos regulares no passado em inglês são aqueles terminados com o sufixo “ed” (ou "ied" e até mesmo "d" em alguns casos específicos), usados para indicar que a ação da palavra ou da frase falada já aconteceu. Bem simples, né? Mas podemos ter algumas variações baseadas em quais são as últimas letras de cada verbo.

Todos os verbos ancorados no corpo são verbos simples. Há também alguns que são feitos no espaço neutro. Exemplos dessa categoria são CONHECER, AMAR, APRENDER, SABER, INVENTAR, GOSTAR.

Diferente dos verbos regulares, os verbos irregulares em inglês não seguem um padrão quando conjugados no passado. Neste caso, os verbos são escritos de modo diferente, como se fossem outra palavras, e não apresentam a terminação –ed. Com isso, as formas do passado e do particípio passado podem variar.

Negativa: ao formar frases negativas no “simple past” é necessário acrescentar o verbo did + not (forma contrata: didn't).

Aula de ingles voce aprende agora questions no simple past usando o DID. As perguntas sao Did you watch a video yesterday? (voce assistiu um video ontem?). Did you watch a film yesterday? (voce assistiu um filme ontem?). Did you write a text yesterday? (voce escreveu um texto ontem?).

O presente contínuo deve ser usado para expressar uma situação que está em progresso, ou seja, uma ação que ainda está acontecendo. Todo nosso “ando”, “endo” e “indo” dos verbos em português devem ser trocados em inglês por “ing”. She is studying English now. (Ela está estudando inglês agora).

Utilizado para descrever as coisas, o Simple Present é formado pelo verbo principal na forma-base, em frases afirmativas, e pelo uso do verbo auxiliar do, em frases negativas e interrogativas.

Enquanto o Past Continuous indica ações contínuas no passado, o Simple Past se refere a ações pontuais que iniciaram e terminaram também no passado. Outra diferença é que o Passado Simples exige a existência de um tempo passado específico na frase (yesterday, last week, last month e etc).

Com o simple present, usamos expressões de tempo como now (agora), today (hoje), daily (diariamente). Já com o simple past, como vimos no exemplo, usamos last week/month/year (semana/mês/ ano passado), yesterday (ontem), last night (noite passada).

Você sempre deve utilizar o "present perfect" quando o período de uma ação for irrelevante ou não estiver especificado. Alternativamente, utilize sempre o "simple past" quando forem fornecidos ou solicitados os detalhes sobre o período ou lugar de uma ação.