Como saber se a laje aguenta mais um andar?

Perguntado por: enobrega8 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Procure documentos como projetos de sondagem, estrutural se a casa foi construída de forma legalizada. Caso contrário, terá que fazer varias investigações e terá que procurar um profissional habilitado e com experiencia, muito cuidado, pois nem sempre o habilitado é experiente.

Rachaduras transversais e transpassantes, aquelas que eu vejo o outro lado da parede, e estalos são sinais bem importantes de que a ruína pode ocorrer”, acrescenta o coronel Rossano. Os estalos podem, inclusive, mudar a frequência de acordo com a gravidade da situação.

Não é possível. Uma vez que a estrutura do pavimento térreo foi projetada para apenas um andar. Mas você pode contratar um engenheiro para fazer uma pericia e ver a possibilidade de reforca a estrutura para receber o segundo pavimento.

150 kg

Quem mora em apartamento precisa descobrir quanto peso a laje agüenta por metro quadrado. "Por norma, esse valor é de, no mínimo, 150 kg/m2.

até 200 kg

uma laje h8 ela suporta de sobrecarga até 200 kg inicialmente pela Norma o mínimo São 150. Kg por metro quadrado uma laje h8 convencional concretada aí da forma convencional. aquela laje h8 que você compra.

Lajes pré-fabricadas com lajotas de isopor ou poliestireno (EPS) Conhecida como o tipo de laje mais leve e mais segura, as lajes pré-fabricadas com isopor são também bem rápidas de serem instaladas.

Suporta peso? A resposta é sim! A placa de isopor para laje é um material extremamente resistente, tanto que leva centenas de anos para se decompor no meio ambiente. Além disso, como explicamos no começo do texto, a laje de isopor é colocada em uma estrutura de concreto e ferragem.

Treliçadas

Vão livre máximo8,40 m
Sobrecarga acidental máxima¹600 kgf/m²
Altura da laje (sem capa de concreto)0,16 m
Peso próprio da laje com preenchimento em lajota cerâmica (sem capa de concreto)²81 kg/m²
Peso próprio da laje com preenchimento em EPS (sem capa de concreto)22,5 kg/m²

Este tipo de acidente pode ser causado por subdimensionamento do cimbramento/escoramento; fôrma sem a resistência necessária; descimbramento antes da cura do concreto; ou subdimensionamento da própria laje.

Não se pode andar em cima da laje - por ela ficar exposta, você não pode trafegar em cima dessa laje. Então, não é recomendado que você aplique a manta líquida em uma laje onde você tem um varal ou uma churrasqueira, por exemplo, porque você não poderá andar por ali.

Veja abaixo os sinais que devem ser observados:

  1. Trinca nas paredes.
  2. Água empoçando no quintal.
  3. Portas e janelas emperrando.
  4. Rachaduras no solo.
  5. Água minando da base do barranco.
  6. Inclinação de poste ou árvores.
  7. Muros e paredes estufados.
  8. Estalos.

O coeficiente de aproveitamento é um número que multiplicado pela área do terreno indica a quantidade máxima de metros quadrados que podem ser construídos, somadas as áreas de todos os pavimentos. Basta dividir a área total edificada (contando com todos os pavimentos) pela área do terreno ou lote.

Construção de segundo andar: saiba como fazer corretamente

  1. Consulte um engenheiro ou arquiteto. ...
  2. Defina as características do projeto. ...
  3. Contrate um empreiteiro especializado. ...
  4. Crie um cronograma de obras. ...
  5. Escolha materiais de qualidade. ...
  6. Planeje a rotina da família.

Vai construir uma casa de até dois andares? A ferragem 5/16 é a mais usada.

Isso porque o impacto de carga sobre uma laje provoca vibrações e descolamentos excessivos. Em estruturas de concreto armado, o fenômeno de vibração deve ser verificado conforme prescrito na NBR 6118 (ABNT, 2014).

O ideal e 4 dias, mas depende de qual o concreto utilizado, mpa, slump.