Como saber se a pancada no rosto foi grave?

Perguntado por: opaiva . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Inchaço; Sangramento; Manchas e hematomas sobre a região afetada; Dificuldade para movimentar a mandíbula (abrir e fechar a boca);

As fraturas da parte média da face podem causar inchaço, visão dupla, dormência facial, afundamento do globo ocular, alteração do modo como os dentes se encaixam entre si e/ou incapacidade de abrir a boca totalmente.

Os sinais e sintomas mais comuns dessas lesões incluem dor, dificuldade de abrir a boca, edema, hematoma, salivação excessiva, entre outros.

Se a pessoa que bateu a cabeça tem problemas para manter o equilíbrio, perda de memória, dor que não desaparece e piora, vômitos e alterações de humor, pode ser um sintoma de um problema maior, por isso será necessário ir ao hospital para realização de exames.

Utilize pomadas que levem arnica, vitamina K e bromelina na fórmula – eles ajudam, e muito, a reduzir a aparência dos roxos. Isso porque esses ativos possuem propriedades anti-inflamatórias, auxiliando na absorção do sangue acumulado.

Uma luxação é uma separação completa dos ossos que formam uma articulação. Na subluxação, os ossos na articulação ficam parcialmente fora de posição. Muitas vezes, uma articulação permanece deslocada até que seja colocada de volta no lugar (reduzida) por um médico, mas às vezes ela volta ao lugar sozinha.

Essa é a primeira fase após a ruptura dos vasos e quanto mais sangue passa na área atingida mais escura será a coloração do hematoma. Esse estágio dura de 4 a 7 dias.

Pegue uma bolsa de gelo e coloque sobre o inchaço ou contusão por 15 minutos até oito vezes por dia durante dois dias para ajudar a controlar o inchaço.

O trauma de face, também conhecido como traumatismo bucomaxilofacial, é decorrente de qualquer ferimento físico com impacto ocasionado na região do rosto, como: osso nasal (nariz), osso zigomático (maçã do rosto), osso frontal (testa), ossos das órbitas oculares (olhos), osso maxilar (queixo e mandíbula) e dentes.

Normalmente o tratamento é feito com anestesia geral e com o uso de placas e parafusos para fixação das fraturas. Quando existe a suspeita de fraturas em osso da face o paciente deve procurar o mais rápido possível um pronto socorro que tenha o serviço de Cirurgia Buco Maxilo Facial.

O que é um trauma facial? O trauma facial é, de forma simples, um ferimento físico localizado na face. Sendo assim, pode envolver pele, gordura, músculos, nervos e ossos.

O diagnóstico da fratura é realizado através de exames de imagem, como a radiografia panorâmica e presença de sinais e sintomas como dor à movimentação, crepitação óssea, edema e equimose8, alteração oclusal, mobilidade da mandíbula e sangramento local12.

A maxila possui seios que podem se inflamar com certa frequência. Essas inflamações são responsáveis por provocar sintomas como dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso no rosto na região da testa e das maçãs do rosto.

O que devo observar após a queda? O mais importante após a queda é observar a criança. Examine-a com cuidado, veja se não tem nenhum sinal de fratura ou algum lugar na cabeça que está mais inchado.

Após duas semanas, no máximo, a pele deve voltar à cor normal, o que indica que o hematoma foi totalmente curado.