Como saber se a premissa é verdadeira?

Perguntado por: rmorais . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Toda premissa, pode ser verdadeira ou falsa, bem como a conclusão, não aceitando jamais a ambiguidade. As frases que apresentam uma premissa são referidas como verdadeiras ou falsas (válidas ou inválidas), portanto, devem ser portadoras da verdade.

Um argumento só será considerado válido se todas as premissas tiverem o valor lógico V, o mesmo da conclusão. Portanto, podemos afirmar que um argumento será válido se todas as premissas forem verdadeiras e levarem a uma conclusão também verdadeira.

Um argumento é um conjunto de proposições que utilizamos para justificar (provar, dar razão, suportar) algo. A proposição que queremos justificar tem o nome de conclusão; as proposições que pretendem apoiar a conclusão ou a justificam têm o nome de premissas.

Desse modo, para que o silogismo seja válido, o termo médio deve ocupar pelo menos uma das posições em que seja tomado universalmente, deixando para os outros dois (maior e menor) a maior parte das posições em que são tomados particularmente.

Se conseguirmos ter premissas verdadeiras ao mesmo tempo que a conclusão é falsa, temos um argumento inválido. Caso contrário, se ao forçar a conclusão a ser falsa alguma premissa assume também valor falso, estamos diante de um argumento válido.

Silogismo

  • Primeira premissa: chamada de premissa maior, funciona como uma afirmação geral. É constituída pelo termo maior e o termo médio.
  • Segunda premissa: definida como premissa menor, é uma afirmação específica. ...
  • Conclusão: determina a relação lógica entre as duas premissas anteriores, pois elas servem de evidência.

A falácia é considerada um “falso silogismo” uma vez que ela é inválida na construção de silogismo categóricos. Sendo assim, a falácia trata-se de um argumento enganoso, uma ideia equivocada ou uma crença falsa. Exemplo: Todos os cisnes não são negros.

Premissa pode ser um conceito, conhecimento ou experiência prévia que ajuda a chegar a uma conclusão. Por exemplo, uma premissa pode ser "todos os seres humanos são mortais", que é uma afirmação amplamente aceita e que pode ser usada para concluir que "João é mortal", se João é um ser humano.

PREMISSA: Uma afirmação usada num argumento para sustentar uma conclusão. Por exemplo, a premissa do argumento "O aborto não é permissível porque a vida é sagrada" é a afirmação "A vida é sagrada".

Premissa significa a proposição, o conteúdo, as informações essenciais que servem de base para um raciocínio, para um estudo que levará a uma conclusão. Para a lógica, a premissa significa cada uma das proposições de um silogismo.

A falácia é um tipo de argumento utilizado com a intenção de parecer correto, porém quem opta por esse recurso geralmente omite algumas informações por trás do discurso. Por definição, a falácia se refere a qualquer ideia equivocada ou falsa crença em algo. Como, por exemplo, na frase “nenhum homem presta”.

As premissas são sentenças consideradas como verdades que não podemos necessariamente comprovar, pois elas dependem de fatores externos. Podemos, por exemplo, considerar como premissa do projeto Construção de um prédio a seguinte frase: “Não irá faltar operário durante a obra”.

A Análise de Premissas
Identifica riscos ao projeto oriundos imprecisão, inconsistência ou incompletude de premissas”. É importante observar que premissas, especialmente as mais simples, fazem parte da conduta de uma equipe dentro de um projeto, mesmo que isso não ocorra conscientemente.

A premissa de um texto como um livro, filme ou roteiro é entendida como a motivação inicial de uma história.

A primeira premissa, chamada de premissa maior, deve conter o termo maior e o termo médio; A segunda premissa, chamada de premissa menor, deve conter o termo médio e o termo menor; A conclusão deve conter os termos maior e menor.