Como saber se a válvula da panela de pressão está entupida?

Perguntado por: ureal . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Se a espuma estiver saindo pela válvula de segurança, que é geralmente um pino vermelho emborrachado, na lateral da tampa, isso significa que a válvula de escape – ou pino – está entupido ou não está funcionando corretamente.

Já a válvula de segurança é feita de borracha ou plástico e possui cor vermelha. Ela deve estar sempre posicionada para baixo, e saltar quando a pressão da panela está saindo. Além disso, antes de usar sua panela de pressão, veja se está tudo no lugar.

Não! Se a panela de pressão estiver no fogo e você perceber que o pino não está girando, pode ser um sinal grave de entupimento da válvula. Neste caso, a melhor solução é desligar sua panela imediatamente e esperar o vapor sair naturalmente para analisar o que pode estar acontecendo.

Na grande maioria dos casos, a panela de pressão elétrica não consegue pegar pressão porque está usando a cuba interna de uma panela de arroz, o que impede o funcionamento correto. Verifique também todas as borrachas de vedação da tampa e se a tampa está encaixando corretamente na panela.

Existem alguns sinais de alerta que podem indicar o risco de uma explosão. Desconfie caso a panela não esteja fazendo nenhum barulho ou o ruído seja muito baixo mesmo depois de alguns minutos no fogo. Cuidado também caso saia espuma da válvula ou vapor pelas laterais.

O órgão institui uma série de indicações que os fabricantes devem informar aos consumidores, como a vida útil das peças. Na portaria Nº 499, divulgada no ano passado, o Inmetro aponta que as válvulas reguladoras de pressão da panela devem estar sempre limpas e que, a cada cinco anos, a peça deve ser substituída.

O funcionamento da panela de pressão está relacionado com o fato de ela conseguir (dentro dela, é claro) elevar a pressão atmosférica. Esse aumento ocorre porque, quando a água está sendo aquecida no interior da panela, ela passa para o estado de vapor.

6- Se por algum motivo começar a sair vapor pelos lados da tampa ou pela válvula de segurança, desligue o fogo, espere sair a pressão, abra a panela, observe se a válvula do pino não está presa ou obstruída, se a borracha da tampa está bem colocada. Tampe a panela e comece de novo.

Vale destacar que grande parte dos acidentes com panelas de pressão têm relação com entupimento das válvulas, que necessitam de substituição. “A válvula tem a validade de cinco anos e, após o período, é importante que o consumidor faça a substituição”, afirma o técnico Bruno Santana, da área de qualidade da AEM.

Dalete Fernandes alerta que se a panela fizer barulhos estranhos, soltar água ou espuma, é hora de desligar e deixar o recipiente perder a pressão e esfriar sozinho. Quando o alimento estiver cozido, ela aponta que é preciso deixar a pressão sair da panela naturalmente.

video_content

O posicionamento do cabo da panela também é um item de segurança que pode prevenir muitos acidentes. Ele deve estar sempre voltado para o interior do fogão, e nunca para fora. Isso evita que a panela seja derrubada por um esbarrão. Vale lembrar que antes de abrir a panela é fundamental verificar se ainda há pressão.

Por que uma panela de pressão apita? A panela de pressão emite esse barulho, parecido com um assobio, quando o excesso de pressão que está dentro dela começa a ser liberado pelo pino para controlar e manter um nível seguro de pressão interna, evitando que ela exploda.

A quantidade de água: tem que olhar a marcação da quantidade de água do lado de dentro. Não pode colocar nem muita nem pouca água. A chef de cozinha explica que alguns usuários colocam pouca água, e ela pode secar e explodir. "A maioria das explosões é causada quando a água seca na panela", destaca Cecília.