Como saber se alguém está lendo meu WhatsApp?

Perguntado por: ealmeida . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Como descobrir se alguém está espionando meu WhatsApp?

  1. Verificar Mensagens e Mídias. Uma das primeiras coisas a fazer é olhar o histórico de mensagens e mídias. ...
  2. WhatsApp Web Ativo. ...
  3. Tentativa de Registro em Outro Aparelho. ...
  4. Notificação de Tentativa de Acesso. ...
  5. Aparelho Grampeado.

Observe se o seu celular está se comportando de maneira estranha, como desligando ou reiniciando sozinho ou mostrando lentidão excessiva. Se do nada o celular começa a apresentar problemas, pode ser indício de que esteja monitorado. Uma tela azul ou vermelha piscando também pode sinalizar rastreamento.

Você pode descobrir se seu celular foi grampeado usando o envio incondicional de dados com a ajuda dos códigos IHM. Em redes GSM, disque *#21# para listar, e ##21# para limpar suas configurações de encaminhamento incondicional de dados.

Abra o WhatsApp e toque no nome do contato ou de um grupo; Depois, toque em "proteger conversa" (Chat lock); Ative a forma de bloqueio do chat: "bloquear este chat com impressão digital/senha"; Em seguida, confirme a proteção colocando a senha do celular ou a biometria (impressão digital ou facial);

Um WhatsApp é clonado quando um cibercriminoso toma posse da conta da vítima sem ela ter conhecimento. Os golpistas ganham acesso à conta real do usuário no mensageiro em outro celular, e conseguem receber e enviar mensagens aos contatos pelo WhatsApp da vítima.

Faça login com seu número de telefone para recuperar seu WhatsApp clonado. Segundo o WhatsApp, a primeira tentativa para recuperar a conta é reinstalar o aplicativo (desinstalar e depois baixar novamente), fazer o login com seu número de telefone e inserir o código de confirmação enviado por SMS.

Na clonagem de conta, outra pessoa tem acesso à foto de perfil e aos contatos de um usuário sem autorização.

Abra aplicativo e veja se as suas conversas aparecem normalmente. Caso o telefone exiba uma mensagem de que não foi possível verificar o seu telefone, é sinal de alerta de que sua conta foi roubada.

Para que servem os códigos *#21# e ##002#
Esses números são usados para verificar algumas informações da operadora, contratar serviços ou checar dados do dispositivo (como saber o número IMEI).

*#62# Já esse é um código para descobrir o destino das informações quando alguém não consegue entrar em contato com você.

Para ativar, tecle * 21 * + o número do telefone de destino + # + Ligar; Aguarde a mensagem Serviço programado. Para desativar, tecle: # 21 # e aguarde a mensagem “Serviço desprogramado”.

Para fazer isso, acesse as Configurações do WhatsApp. Selecione a opção Privacidade e, em “Foto do perfil”, altere a opção de “Todos” para “Meus Contatos”. Pelo menu, também é possível ocultar o avatar de todos os usuários ou bloquear pessoas específicas, que não poderão ver a imagem.

Para utilizar o 'Conversas protegidas', basta abrir o WhatsApp, tocar no nome de um contato ou grupo e selecionar a opção de bloqueio para proteger as conversas. Para visualizar os chats ocultos, é preciso arrastar lentamente a caixa de entrada para baixo e inserir a senha ou a biometria.

Você ainda pode acessar as conversas arquivadas clicando na guia "Arquivadas" na barra lateral esquerda. Se você quiser desarquivar uma conversa, basta entrar na pasta "Arquivadas", encontrar o chat, clicar na setinha para baixo e, por fim, tocar em "Desarquivar conversa".

Isso significa que suas mensagens são protegidas e só podem ser lidas pelo destinatário pretendido. Mesmo que alguém clone sua conta, não poderá acessar as conversas antigas, a menos que você ou o destinatário sejam desavisados o suficiente para fornecer informações sensíveis.

2. Atividades suspeitas

  1. Abra o WhatsApp em seu celular e toque sobre o ícone de três pontinhos, no Android, ou em Configurações, no iPhone;
  2. No menu que abrir, vá em Aparelhos conectados;
  3. Na tela que surgir, é possível conferir os aparelhos onde tem conexão ativa no WhatsApp Web.

Quando um celular tem o IMEI clonado, passam a existir dois aparelhos sob o mesmo registro. Assim, os criminosos trocam o IMEI de um celular que é fruto de roubo, para que ele continue funcionando, mesmo que o dono tenha bloqueado o seu IMEI original.

O que a maioria dos usuários não sabe é que existe a possibilidade de identificar de quem é o número do contato inesperado por meio de ferramentas como o Truecaller ou Whoscall, que fornecem dados atualizados sobre o número.

Os códigos MMI e USSD são protocolos usados desde os celulares GSM, para se comunicar com os servidores (computadores) das operadoras de telefonia. Os códigos USSD podem ter uma extensão até 182 caracteres alfanuméricos e são, quase sempre, definidos pelo seu provedor de serviços.