Como saber se é palavra da salvação?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
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O mesmo acontece depois da leitura do Evangelho, embora noutros termos: "Palavra da salvação" _ "Glória a Vós, Senhor". Notemos que este "Senhor" é Jesus Cristo, e que a palavra da salvação é a passagem evangélica acabada de proclamar pelo diácono ou pelo sacerdote (presbítero ou bispo).

Proclamar a Palavra é um gesto sacramental. Coloco-me à serviço de Jesus Cristo que, através da minha leitura, da minha voz, da minha comunicação… quer falar pessoalmente com seu povo reunido. Cristo “presente está pela sua Palavra, pois é ele mesmo que fala quando se lêem as Sagradas Escrituras na Igreja” (SC, 7).

“Portanto, é direito do sacerdote ou do diácono proclamar o Evangelho dentro da Santa Missa. Vale lembrar que o leigo também tem um papel fundamental na proclamação da Palavra de Deus.

O mesmo acontece depois da leitura do Evangelho, embora noutros termos: "Palavra da salvação" _ "Glória a Vós, Senhor". Notemos que este "Senhor" é Jesus Cristo, e que a palavra da salvação é a passagem evangélica acabada de proclamar pelo diácono ou pelo sacerdote (presbítero ou bispo).

No Evangelho, quando ouvimos “Palavra da Salvação”, respondemos: “Glória a vós, Senhor”, glorificando o Cristo que falou.

O Salmo 91 é utilizado para atrair a proteção divina e fortalecer a fé cristã e está entre os mais famosos das escrituras sagradas. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

O Salmo 91 é uma oração diária para fazer limpeza espiritual e abrir espaço para graças e bênçãos. Não se sabe ao certo quem o escreveu, mas os estudiosos de textos antigos acreditam que seja uma composição de Moisés, cantada em meio ao deserto. É uma declaração de que Deus é o refúgio, fortaleza e porto seguro.

Salmo 7. "Senhor meu Deus, em ti confio; salva-me de todos os que me perseguem, e livra-me; * 2 Para que ele não arrebate a minha alma, como leão, despedaçando-a, sem que haja quem a livre.

Não é só pelo conteúdo da leitura, que o leitor proclama a Palavra, mas por todo o seu modo de ser e de falar, de olhar e de se movimentar. Além disto, ele é também um ouvinte. Enquanto proclama a Palavra, deve prestar atenção, com toda a comunidade, para tentar perceber o que o Espírito está querendo dizer à Igreja.

É o momento em que a Palavra de Deus se torna viva, eficaz, presente. Portanto, o Leitor deve estar preparado para emprestar sua voz para Deus, ou seja, fazer chegar a Palavra de Deus ao seu povo ouvinte. Assim sendo, estas pessoas precisam de formação bíblico-litúrgica, espiritual e adequada preparação técnica.

Não existe nenhuma regra na Bíblia sobre quem pode ou não pode dar a bênção apostólica. Muitas vezes na Bíblia alguém com autoridade abençoava quem estava debaixo dele (Hebreus 7:6-7).

A prova da fé é um recurso que Deus utiliza para fortalecer e purificar a convicção dos seus filhos.

BÊNÇÃO FINAL: aquele que preside a celebração convida os fiéis com a invocação “O Senhor esteja convosco”, à qual os fiéis respondem “Ele está no meio de nós”. Essa invocação novamente lembra aos fiéis que a bênção vem por intermédio de Deus.

Só é salvo que tem fé em Jesus
A fé em Jesus é a primeira base para a certeza da salvação. Aliás, todas as demais provas são evidências consequentes dessa fé. Para uma pessoa ser salva, de acordo com a Bíblia, ela tem que crer em Cristo. Sem a fé em Jesus, uma pessoa nunca estará salva.

Estar "sã e salva" significa que a pessoa está bem e segura, ou seja à salvo, em lugar protegido e com boa saúde.

Salvador Jesus, tem piedade de mim, pela intercessão daquela que te trouxe ao mundo, e de todos, ó Jesus, os teus santos, e de todos os profetas; meu Salvador Jesus, torna-me também digno das delícias do paraíso, ó Jesus amigo dos homens.

Apresentação do pão (hóstias): “Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos, e para nós se vai tornar pão da vida”.

“À primeira leitura segue-se o Salmo Responsorial, que é a parte integrante da liturgia da Palavra, constituindo-se em grande importância litúrgica e pastoral, por favorecer a meditação da Palavra de Deus (IGMR 61).”

Deve levar em consideração que, se estiver de pé, precisa fazer um sinal de reverência antes de receber a Hóstia. Naquele momento, o sacerdote levanta a hóstia e diz "O corpo de Cristo", e o comungante deve responder "Amém".