Como saber se estou com algum problema na bexiga?

Perguntado por: oaragao . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Os sintomas desse problema na bexiga são vontade de urinar frequente, dor na bexiga, ardência ao urinar, pouca quantidade de urina, dor na parte inferior da barriga, urina escura ou com sangue e cheiro forte, além de febre baixa.

A cistoscopia (ou uretrocistoscopia) é o exame endoscópico do interior da uretra e da bexiga. Possivelmente, é o procedimento diagnóstico mais realizado por Urologistas na prática diária. Está indicada para investigar sintomas e confirmar o diagnóstico de diversas doenças do trato urinário inferior.

Enquanto a cistite é uma inflamação da bexiga que pode se tornar uma infecção, a infecção urinária abrange todo o trato urinário, dos rins à uretra. Em ambos os casos, porém, dor ao urinar e uma constante vontade de ir ao banheiro são os sinais mais comuns, podendo existir também presença de sangue na urina.

A bexiga hiperativa é uma condição urológica caracterizada pela sensação súbita e urgente de urinar ou incontinência urinária, podendo ser causada por diversos fatores, como aumento da atividade do músculo detrusor que controla a bexiga, ou alterações nos sinais nervosos entre o cérebro e a bexiga, levando à vontade ...

Uma bexiga saudável expele urina cerca de 8 vezes por dia. Quando este número é excedido, pode estar-se perante um caso de bexiga hiperativa. A perda involuntária de urina, imediatamente após a uma necessidade urgente em urinar, por vezes sem ter tempo de chegar à casa de banho.

Pode ocorrer perda involuntária de urina; Dificuldade na passagem da urina, durante os primeiros segundos de micção; Urgência e aumento da frequência urinária; Dor e irritação na vagina durante o contato sexual.

Infecção urinária
Essa é a causa mais comum de dor na bexiga. Trata-se da disseminação de bactérias e microrganismos no trato urinário. Em geral, inicia-se na uretra (uretrite), mas pode “subir” e acometer outros órgãos, como bexiga (cistite) e rins (pielonefrite).

  • Cistite intersticial.
  • Estenose de uretra.
  • Incontinência urinária feminina.
  • Incontinência urinária masculina.
  • Distúrbios da micção em mulheres.
  • Divertículos uretrais.
  • Fístulas urinárias.
  • Tratamentos cirúrgicos de incontinência urinária.

Sintomas de bexiga inflamada: veja quais são eles e como tratar a doença da melhor forma

  • Urgência e aumento da frequência miccional;
  • Baixo volume de urina em cada micção;
  • Ardência ao urinar;
  • Dores na bexiga, nas costas e na região da bexiga;
  • Em casos mais graves pode causar febre e sangue na urina.

Em casos avançados do câncer na bexiga, pacientes podem manifestar sintomas como a impossibilidade de urinar, dor lombar, perda de apetite e consequentemente perda de peso, fraqueza, inchaço nos pés e dor óssea.

O ultrassom das vias urinárias, também conhecido como ultrassonografia do aparelho urinário, é um exame de imagem não invasivo utilizado na avaliação dos órgãos dessa região do corpo, como os rins, os ureteres, a uretra, a bexiga e a próstata, no caso dos homens.

A infusão de artemísia é um ótimo remédio caseiro para combater a bexiga inflamada, cientificamente chamada de cistite, pois ela possui propriedades diuréticas que aumenta a frequência urinária, diminuindo o tempo de permanência da urina na bexiga, diminuindo assim a proliferação de micro-organismos causadores da ...

Quando vazia, a bexiga está localizada inferiormente ao peritônio e posteriormente à sínfise púbica: quando cheia, ela se eleva para a cavidade abdominal. É um órgão muscular oco, elástico, que nos homens situa-se diretamente anterior ao reto e, nas mulheres está à frente da vagina e abaixo do útero.

A Síndrome da Bexiga Dolorosa (SBD)/Cistite Intersticial (CI) é uma condição inflamatória crônica da parede vesical que leva a dor pélvica, urgência miccional, aumento da frequência urinária e noctúria, na ausência de outras causas identificáveis.

Um adulto costuma urinar de 4 a 6 vezes em um período de 24 horas, sendo considerado normal acordar no máximo uma vez durante o sono para ir ao banheiro. Se sua frequência urinária for muito maior que isso, talvez seja hora de investigar o que pode estar acontecendo.