Como saber se estou com diabetes no exame de sangue?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Para detectar o diabetes, deve-se realizar o exame chamado glicemia de jejum. Um resultado normal para a glicemia deve estar entre 60 e 99 mg/dl. Caso o resultado fique entre 100 e 125 mg/dl, pede-se o teste oral de tolerância à glicose.

O estado de normalidade da glicemia em jejum é de 70 mg/dl a 100 mg/ld. Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos.

O exame de hemoglobina glicada, também conhecido como HbA1C ou A1C, é o principal exame indicado na hora de investigar o diabetes, por não necessitar de jejum.

Quando suspeitar se um indivíduo tem diabetes mellitus? Os sintomas clássicos do diabetes são muita sede, vontade de urinar e fome, cansaço, turvação da visão e emagrecimento. Tais sintomas, entretanto, podem estar ausentes.

Ter sede em excesso pode ser um indicativo de diabetes. Isso acontece porque, com o aumento de açúcar no sangue, a pessoa passa a urinar mais, o que gera desidratação e, consequentemente, sede. Pessoas com diabetes costumam sentir que estão urinando mais - levantam mais à noite para ir ao banheiro, por exemplo.

HCM ou HGM: a hemoglobina corpuscular média, também conhecida como hemoglobina globular média, é responsável por analisar o peso da hemoglobina presente nas hemácias.

Quando a glicose em jejum for maior ou igual a 126 mg/dL ou o exame de hemoglobina glicada (HbA1c) for maior ou igual a 6,5%, há suspeita de diabetes. Quando a glicose está menor ou igual a 99 mg/dL ou a hemoglobina glicada (HbA1c) menor ou igual a 5,6%, os exames estão normais.

Quais os sintomas do diabetes?

  • Fome frequente;
  • Sede constante;
  • Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
  • Perda de peso;
  • Fraqueza;
  • Fadiga;
  • Mudanças de humor;
  • Náusea e vômito.

Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao atingir entre 100 e 125 mg/dl de glicemia ou valores de 5,7% a 6,4% na dosagem da hemoglobina glicada. A partir de 126 mg/dl ou superior a 6,4% de hemoglobina glicada são considerados quadros de diabetes.

Glicemia Colesterol Total
O exame de glicemia mede a quantidade de glicose no sangue, detectando a hipo e a hiperglicemia, ou seja, se há pouco ou muito açúcar no sangue. Esse exame é muito utilizado no diagnóstico do diabetes.

Nos quadros de diabetes descontrolada, isso também pode ocorrer. É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado. Essa tonalidade, ainda considerada normal, indica diminuição da água no organismo. Além da desidratação em níveis mais altos, pode ser indício de problema no fígado.

Os critérios diagnósticos para pré- diabetes são os seguintes – sendo que a presença de um ou mais destes fatores confirma o diagnóstico: glicemia de jejum de 100 a 125mg/dl; • glicemia em teste oral de tolerância à glicose (2 horas após 75g) de 140 a 199mg/dl; • hemoglobina A1C de 5,7% a 6,4%.

O nível de glicose é considerado normal quando está inferior a 100 mg/dL. A glicemia de jejum deverá ser feita com o mínimo de 8 horas e o máximo de 14 horas de jejum.

O hemograma completo é o exame de sangue mais realizado. Ele inclui a avaliação dos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos), brancos (leucócitos) e plaquetas (trombócitos). Para isso, uma amostra de sangue é coletada com uma agulha inserida na veia. Apesar da sensação de picada, o restante do processo é indolor.

A glicose de jejum entre 100 e 125 mg/ dL é chamada de glicemia de jejum alterada. A partir de 126 mg/dL já temos o diagnóstico de diabetes. Na glicose sem jejum, valores acima de 140 mg/dL remetem ao diagnóstico de Intolerância à Glicose e acima de 200mg/dL, também temos o diagnóstico de diabetes.

Necessidade de urinar com frequência
Ir ao banheiro várias vezes ao dia e/ou à noite, estar acima do peso e ter vida sedentária são indícios para investigar a presença da diabetes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Normalmente o paciente sente uma tontura do tipo sensação de cabeça leve, e sensação de flutuação. o quadro também pode vir acompanhado de zumbido, diminuição da audição, pressão nos ouvidos, irritabilidade e falta de concentração.

A poliúria, que é a urina em excesso ou em maiores frequências, é mais um dos sintomas da diabetes. Isso ocorre porque os rins não conseguem reabsorver toda a glicose filtrada, que é eliminada junto a uma grande quantidade de água.

O diabetes é provocado por diversos fatores como idade (predisposição àqueles com mais de 45 anos), excesso de peso, sedentarismo, hipertensão arterial, histórico familiar e alterações nas taxas de colesterol e triglicérides sanguineos. Homens e mulheres são propensos a diabetes.

A diabetes é normalmente causada pela produção deficiente ou não produção de insulina pelo organismo, ou porque este não a consegue utilizar devidamente. A isto se chama resistência à insulina. Em casos raros, a diabetes pode ser causada por uma doença do pâncreas chamada pancreatite.