Como saber se estou com infecção no dente?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Sinais e sintomas

  1. Dor latejante no dente, maxilares ou pescoço.
  2. Inchaço na bochecha.
  3. Sensibilidade ao contato com frio ou calor.
  4. Sensibilidade causada por pressão.
  5. Febre.
  6. Inchaço dos linfonodos no pescoço.

As infecções faciais que surgem a partir de uma inflamação de dente não cuidada começa a ganhar volume entre os pacientes que chegam à Rede Hospitalar de Saúde. E pode levar a óbito.

Qualquer pessoa que tenha uma infecção dentária deve procurar imediatamente um dentista para evitar que a infecção se espalhe. Uma das primeiras coisas que um dentista provavelmente recomendará é um antibiótico para debelar a infecção dentária. Alguns antibióticos funcionam melhor que outros para infecções dentárias.

Quando devo me preocupar com a dor de dente? Ao primeiro sinal de dor de dente o dentista deve ser procurado. Isso porque a dor representa um quadro de alerta, mesmo que não seja intensa. Além disso, quando a enfermidade é tratada de forma inicial, evita-se a perda do dente.

O sal funciona como agente para eliminar a infecção e o calor da água morna irá drenar os fluídos desta infecção, além de acalmar o tecido inflamado. Chupar uma pedra de gelo ou fazer uma compressa de bolsa fria na bochecha também pode aliviar a dor. O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região e ajuda no desinchar.

Tanto a azitromicina quanto a amoxicilina são antibióticos eficazes para tratar infecções dentárias, mas cada um tem suas próprias indicações e posologia. A amoxicilina é geralmente a primeira escolha para desinflamar o dente, pois é eficaz no tratamento de infecções causadas por bactérias comuns da cavidade oral.

Pulpite aguda
A dor que provoca é normalmente contínua, forte e difusa e agrava quando a pessoa se deita devido à maior irrigação cefálica. A duração da pulpite aguda pode variar em média entre 2 a 14 dias, reagindo fortemente aos estímulos externos, principalmente às alterações de temperatura.

Os sintomas do abscesso dentário são vários. Os pacientes geralmente se queixam de dor aguda e latejante na região da gengiva e do dente. Eventualmente, gosto desagradável na boca e mau hálito persistente são relatados. Isto se deve, sobretudo, a grande quantidade de bactérias acumulada na região.

Nunca desconsidere um dente inflamado. Apesar de às vezes poder parecer algo mais tranquilo, na verdade pode ser uma situação perigosa em alguns casos. As bactérias que estão ali no dente podem migrar, pela corrente sanguínea, para outras partes do organismo e acarretarem outros danos.

Dor de dente: ibuprofeno e paracetamol são os mais eficazes O ibuprofeno e outros anti-inflamatórios não-esteroides sozinhos ou em combinação com paracetamol são melhores para aliviar a dor de dente, de acordo com uma nova pesquisa realizada pela Faculdade de Odontologia da Universidade Case Western Reserve, nos ...

Sintomas da dor no nervo do dente

  1. Dor aguda e penetrante no dente;
  2. Dificuldade ao se alimentar e beber;
  3. Pulsação dentária, podendo causar dor de cabeça;
  4. Sensibilidade ao ingerir alimentos quentes ou frios;
  5. Dor ao consumir doces e frutas cítricas.

Bochechos com sal e água morna
Este costuma ser um bom remédio caseiro indicado pelos dentistas por atuar como um antisséptico, limpando inflamações e prevenindo infecções.

Pode sim. A extração do dente é indicada mesmo quando existe inflamação ou infecção, pois somente com sua remoção iremos eliminar a causa. Para esses casos, o uso de antibióticos ou anti-inflamatórios prévios à cirurgia são indicados.

Dipirona e Paracetamol: Esses analgésicos podem ser úteis em casos de dor de dente causada por sensibilidade dentária, como exposição da raiz ou retração gengival. Toragesic (Trometamol cetorolaco): Pode ser indicado em casos de dor intensa após cirurgias orais, como extrações de dentes do siso ou implantes dentários.

Como tratar dente inflamado corretamente
Vale destacar, ainda, que não é indicado se automedicar ou realizar a higienização do dente por conta própria. Em casos de inflamação, é imprescindível que o dentista investigue o quadro e supervisione todas as fases do tratamento.

Segundo Mayr, a falta de tratamento pode causar um abscesso dentário. “A polpa sofre um processo de necrose devido aos ataques bacterianos e, como resultado desse processo, há formação de pus dentro dos canais radiculares, e seu acúmulo se dá no ápice da raiz do dente atingido”, esclarece o especialista.

Pessoas que têm sinais de alerta e aqueles com inchaço ao redor dos olhos devem ir ao hospital imediatamente. Pessoas que não têm sinais de alerta, mas que tenham inchaço sobre a mandíbula, dor muito forte ou drenagem de pus da base de um dente devem ir ao dentista o quanto antes.