Como saber se estou perdendo gordura ou água?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

Alguns dos sinais que indicam que você está na verdade perdendo líquido ao invés de gordura corporal são: apesar do peso na balança ter mudado, suas roupas continuam apertadas; o seu corpo parece menos inchado; e seu peso varia de um dia para o outro.

Quando você come menos calorias do que queima, você perde primeiro a gordura visceral. Mas, a razão pela qual é mais fácil perder essa gordura primeiro é porque, quando o corpo está com um déficit calórico, ele mobiliza o excesso de gordura para obter energia.

Geralmente, a barriga flácida depois de emagrecer é decorrente da diminuição da tonicidade da pele. A intensidade (muito ou pouco flácida) pode depender de diversos fatores, tais como: a quantidade de peso perdida, idade, tabagismo, fatores genéticos, entre outros.

A bioimpedância é um exame que analisa a composição corporal, indicando a quantidade de água, massa muscular, massa gorda e gordura visceral, além da densidade óssea e taxa de metabolismo basal.

Para que o seu médico possa avaliar a causa da perda de peso rápida, pode ser necessário a solicitação de exames, como o exame de sangue, urina, fezes, ressonância magnética ou radio X do tórax, entre outros, variando com as descobertas feitas nos exames finais.

Olá, o que ocorre é que muitas vezes você perdeu gordura e ganhou massa muscular ou está mais hidratado. Por isso, o peso permanece igual ou as vezes até aumenta. A gordura apresenta mais volume, assim, visualmente, quando perde ela aparenta mais magro. Continue firme que logo atingirá o resultado que espera.

Emagrecer significa reduzir a quantidade de gordura no corpo, enquanto a perda de peso está relacionada à redução do montante do valor numérico da massa corporal. Se a balança continua marcando o mesmo peso desde que você começou a praticar exercícios físicos com frequência e a se alimentar melhor, não entre em pânico.

A presença de gordura na urina é mais rara, mas se ocorrer, pode deixar a urina turva, oleosa ou com pequenas partículas de gordura, indicando síndromes nefróticas. Ao identificar qualquer uma dessas alterações, os médicos recomendam procurar ajuda profissional para exames específicos e diagnosticar a causa.

A subcutânea é a camada mais profunda da pele e seu principal efeito é inestético, como os culotes. Apesar de não causar tantos prejuízos à saúde, esse é o tipo de gordura localizada mais difícil de perder devido ao metabolismo que demora a responder aos estímulos do organismo.

Conforme emagrecemos, nossa pele também perde colágeno. Isso acontece pois com o estiramento ocorre também o rompimento das fibras de colágeno e elastina, que são responsáveis pela firmeza e sustentação.

Barriga dura, com gordura mais interna, é a mais fácil de perder.

Não. Definitivamente isso não vai acontecer. O processo de perda de gordura depende do emagrecimento e não tem como fazer o seu corpo queimar a gordura de uma região apenas.

Dicas de como eliminar a gordura localizada

  1. Aumente o consumo de fibras.
  2. Evite o consumo de bebidas alcóolicas.
  3. Coloque mais proteína no seu prato.
  4. Reduza o consumo de açúcar.
  5. Faça atividades físicas.
  6. Reduza a ingestão de carboidratos.

O próximo local de eliminação de gordura é na região de membros inferiores (pernas e glúteo). E por último perdemos gordura na região do tronco (onde estão as células de gordura da barriga). Por isso, É IMPOSSÍVEL você perder gordura APENAS NA BARRIGA (a não ser que você faça uma cirurgia plástica).